quarta-feira, 28 de março de 2012

Aula de Campo 8ª 1,2 e 3 - Praça da Ciência

A Praça da Ciência foi especialmente projetada para os alunos aprenderem os princípios básicos da Física, Astronomia, Ciências e Educação Ambiental.

A aula será realizada dia 26/04 (quinta-feira), com as professoras:  Edilene (Ciências) e Elciene (Matemática).

É importante salientar que, os intrumentos utilizados para interação dos alunos estão dispostos ao ar livre, sendo assim, caso esteja chovendo no dia, a aula de campo estará automaticamente cancelada.

Atenciosamente,

Edilene T. Bastos - Profª de Ciências/Biologia

Formas de Avaliação de Ciências - 8ª 1,2 e 3 - 1º Trimestre

Distribuição de nota :

10,0 - Participação em sala, comportamento e atividades no caderno (durante o trimestre - 06/02 a 18/05)
2,0 - Experimento I (13/02)
3,0 - Exercício Avaliativo (27/02)
5,0 - Avaliação I (29/03)
5,0 - Confecção de foguetes- Exemplificação da 3ª Lei de Newton
5,0- Avaliação II (03/05)

Atenciosamente,

Edilene T. Bastos - Profª de Ciências/Biologia

Avaliação de Ciências - 8ª 1,2 e 3

Queridos e Queridas:

Não esqueçam que nossa avaliação será realizada amanhã (29/03/20012), impreterivelmente.

Conteúdo:
Densidade
Velocidade média
Aceleração média
Movimento Retilíneo Uniforme
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

Atenciosamente,

Edilene T. Bastos - Prof.ª de Ciências/Biologia

sexta-feira, 23 de março de 2012

FIQUEM DE OLHO NAS DATAS

DATAS DE TRABALHOS E AVALIAÇÃO 1º TRIMESTRES
PARA AS 7ª SÉRIES:
Dia 28/ 03 - Trabalho - valor 10 pontos - Tiradentes e Bolqueio Continental
Dia 11/ 03 - Estudo Dirigido - valor 5 pontos
Dia 02/05 - Avaliação Trimestral - valor 10 pontos
PARA AS 8ª SÉRIES:
8ª 1 - Dia 28/03 - Trabalho - valor 10 pontos
8ª 2 e 3 Dia 29/03 - Trabalho - valor 10 pontos
8ª 1 - Dia 11/04- Estudo Dirigido - valor 5 pontos
8ª 2 e 3 - Dia 12/04 - EStudo Dirigido - valor 5 pontos
8ª 1 - Dia 02/05 - Avaliação - 10 pontos
8ª 2 e 3 Dia 03/05 - Avaliação - 10 pontos
 
 
 
PROFESSORA PATRICIA HISTÓRIA

MULTICURSO DE MATEMÁTICA

PROFESSORES DE MATEMÁTICA ELCIENE, ALINE E MAURA, O MULTICURSO, PARA OS QUAL VOCÊS SE INSCREVERAM,DE  SERÁ NO DIA  O4 DE ABRIL DAS 08 ÀS 12 HORAS E DE 13 ÀS 17 HORAS,  NO AUDITÓRIO DA SUPERINTENDENCIA DE CARAPINA NA PRAIA DO CANTO. SEGUNDO E-MAIL RECEBIDO.

ATENCIOSAMENTE, ROSEMARY

LIVROS DIDÁTICOS


SEGUNDO A DIRETORA, ONTEM, DIA 22/03/2012, NA SUPERINTENDENCIA, FOI AVISADO DE QUE OS LIVROS CHEGARÃO ATÉ A PRÓXIMA QUINTA FEIRA DIA 29/03/2012.

ATENCIOSAMENTE, ROSEMARY

quinta-feira, 22 de março de 2012

REUNIÃO DE PAIS URGENTE

PAUTA

 Desenvolvimento da aprendizagem dos alunos,cadernos de aula e de casa, trabalhos, uso do uniforme completo, critérios de avaliações, comportamento e faltas.

É direito do pai/mãe frequentar reuniões de pais desde que entreguem no trabalho a declaração de comparecimento que está disponível na secretaria da escola.

27/03 13 horas - só os pais das oitavas séries sem os alunos. Os alunos das oitavas séries e das sétimas séries, entrarão 15:20. Os outros, horário normal.

28/03 13 horas - só os pais das sétimas séries sem os alunos. Os alunos das sétimas séries e das oitavas entrarão as 15:20. Os outros, horário normal.

29/03  13 horas pais dos alunos das sextas séries sem os filhos. Os alunos das sextas séries e das quintas séries entrarão as 15:20. Os outros alunos entrarão no horário normal.

30/03 - 13 horas -só os pais das quintas séries sem os alunos. Os alunos das quintas séries e os alunos das sextas séries entrarão as 15:20. Os outros alunos entrarão em horário normal.

Não podemos fazer a reunião dos pais junto com os alunos porque não temos espaço na escola para comportá-los e nem dispomos de carteiras para todos.

Atenciosamente, Equipe Pedagógica.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Comunicado de História Prof. Patricia Sanches

Caros alunos agora durante suas correções ouçam música.... Se quiserem sugerir músicas para que eu poste façam seus comentários, deixem o nome das músicas, que irei analisar. Mas alunos estou dizendo música, música boa...
Façam de seu momento de correção, uma hora mais agradável, ouvindo música boa...
Bjusss, nos falamos em uma próxima correção.
E não se esqueçam de seus compromissos com a História, temos data de entrega de trabalho próxima.
Até Prof. Patricia Sanches

terça-feira, 20 de março de 2012

AGENDA SEMANAL DA PEDAGOGA DE 19 A 23 DE MARÇO DE 2012

ESTA SEMANA OS PLANEJAMENTO ENFOCARÃO OS CBC S E RESULTADO DAS AVALIAÇÕES. É IMPORTANTE RESSALTAR AS PRECÁRIAS DE TRABALHO. ALGUNS PROFESSORES ESTÃO PAGANDO AS XÉROX PARA NÃO ATRAPALHAR OS SEUS PLANEJAMENTOS, ALGUNS ESTÃO PEGANDO PAPEL PARA IMPRIMIR AVALIAÇÕES EM SUAS IMPRESSORES, OUTROS E A PEDAGOGA TRAZEM SEU COMPUTADOR PESSOAL E SUA INTERNET PARA NÃO PARAR OS TRABALHOS

CONTINUAMOS SEM LIVROS, CARTEIRAS, INTERNET E XÉROX.A DIREÇÃO TEM FEITO O POSSÍVEL, MAS NÃO DEPENDE DELA.

SEGUNDA FEIRA -
1- REUNIÃO COM LÍDERES PARA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS, DA ESCOLA, DO CORPO TÉCNICO E DE CADA TURMA.
2-ATENDIMENTO A DOIS PAIS

TERÇA FEIRA
 1-REUNIÃO COM TODOS OS ALUNOS COM PROBLEMAS DISCIPLINARES PARA UMA CONVERSA EDUCATIVA E COMUNICAÇÃO DO CURSO DE MEDIADORES DE CONFLITOS QUE FARÃO COM A PEDAGOGA
2- PLANEJAMENTO COM A ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E RESULTADO DAS AVALIAÇÕES
3-ELEIÇÃO DE LÍDERES DA 8ª 3
4- CONVERSA COM A DIREÇÃO SOBRE OS PROJETOS QUE INICIARÃO NA ESCOLA
5- AVISO AOS PROFESSORES DO MATEMÁTICA SOBRE O MUTI CURSO NA SUPERINTENDÊNCIA DE CARAPINA EM ABRIL.

QUARTA FEIRA
1-PLANEJAMENTOS - CIÊNCIAS DA NATUREZA- RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES
2-ENTREGA DE BILHETES PARA REUNIÃO DE PAIS COM LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO MESMO EM CADA TURA.
3- ATENDIMENTO A DOIS PAIS
4-REUNIÃO NA BIBLIOTECA COM A 5ª2 - MOTIVO - DISCUSSÃO SOBRE BULLING

QUINTA FEIRA
1- ATENDIMENTO A PAIS NA ENTRADA
2-PLANEJAMENTO COM ARIADNA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SOBRE PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES EM ANDAMENTO.
3- PLANEJAMENTO COM A ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS E RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES.
4- ENTREGA DE BILHETES E INTERPRETAÇÃO NAS TURMAS DO MESMO
5-ENCONTRO COM ALUNA  PARA DISCUTIR INDISCIPLINA

SEXTA FEIRA
1- PLANEJAMENTO COM EDUCAÇÃO ESPECIAL DV
2- PLANEJAMENTO COM A PROFESSORA DE ARTES E INGLÊS E RESULTADO DAS AVALIAÇÕES
3- TOMADA DE LEITURA DA 8ª3, 2 3 1.
4-TOMADA DE TABUADA DA 8ª3,2,1
5-REVISTA DOS CADERNO DAS TRÊS OITAVAS SÉRIES

Reunião de Pedagogos - Temas tratados. 16/03/2012

Dia 16 de março de 2012, estive na EEEM"Aristóbulo Barbosa Leão para encontro de Pedagogos.
 O assunto foi mais uma vez sobre o papel do Pedagogo na escola que é o elemento responsável pelo planejamento junto aos professores e acompanhamento do mesmo. Alguns colegas, pontuaram sobre o desvio de função que alguns pedagogos tem sofrido, nas escolas, quando atuam como coordenadores de disciplina, apagadores de incêndios e nas séries iniciais, substitutos em ausência dos professores. uns profissionais versaram  sobre como estão se processando os planejamentos. Nossa escola não tem dificuldade com planejamentos, nosso problema são as condições de trabalho muito precárias, fruto das péssimas políticas públicas para a Educação. No debate dos grupos refletimos que  o pedagogo precisa ter clareza da sua função na escola, pois o mesmo será cobrado no exercício de suas atribuições que já são muitas e não pelas atividades extras que realiza. Também falamos, no nosso grupo, da necessidade do aumento do número de pedagogos por escolas.No final cada grupo respondeu duas perguntas sobre qual o papel do pedagogo e o que se espera do mesmo no processo educacional na do ponto de vista desses profissionais. A reunião foi encerrada com uma avaliação escrita sem identificação sobre  a mesma e lembrando que temos até o dia 14 para entregarmos um plano único de intervenção da escola (englobando os três turnos). 
Rosemary Calazans Lopes

segunda-feira, 19 de março de 2012

FORMAS DE AVALIAÇÃO - Professora Aline -Matemática 5ª 1, 5ª2, 6ª1 e 6ª2 

Gostaria de lembrar aos queridos alunos as formas de avaliação em Matemática. Será destinado 5 pontos a realização de atividades no caderno, atividades e prova.
Vários alunos não vem mantendo as atividades em dia e o caderno é avaliado diariamente por meio de vistos.Gostaria da colaboração dos pais, pois muitos alunos tem ido com bilhete no caderno estão vindo com o bilhete assinado e as atividades permanecem sem fazer.
O planejamento de Matemática é nas quartas caso algum pai deseje conversar sobre algum aluno o mesmo pode estar agendando com a pedagoga. Conto com a participação dos pais e estou a disposição para qualquer esclarecimento.









sexta-feira, 16 de março de 2012

REUNIÃO DE PEDAGOGOS

 PROFISSIONAIS DA ESCOLA EEEFM"MARIA PENEDO"


DIA 16/03/2012, NÃO ESTAREI NA ESCOLA. HAVERÁ UM ENCONTRO DE PEDAGOGOS NO HORÁRIO DE TRABALHO, NA ESCOLA ARISTÓBULO BARBOSA LEÃO DO BAIRRO REPÚBLICA. 

ATENCIOSAMENTE, ROSEMARY

PLANEJAMENTO PREJUDICADO

PROFESSORES

EM FUNÇÃO DO ALTO ÍNDICE DE PROBLEMAS DISCIPLINARES, ENVOLVENDO ALUNOS FAMÍLIAS, PATRULHA ESCOLAR, POLÍCIA MILITAR, COORDENADORES, DIRETOR E PEDAGOGO, O PLANEJAMENTO SE LIMITOU APENAS A INFORMAÇÕES RÁPIDAS DE CORREDOR. PEDIMOS DESCULPAS AOS PROFESSORES, PORÉM, NÃO TEMOS COMO NÃO ATENDER AOS PAIS, AUTORIDADES E ALUNOS ENVOLVIDOS EM QUESTÕES DE VIOLÊNCIA
ATENCIOSAMENTE, ROSEMARY

A semana de 12 a 16 /03/2012 - Violência

Colegas de trabalho e comunidade escolar.

 Desde sexta feira dia 09/03/2012, estamos enfrentando o problema da violência escolar com grande intensidade.

Este ano recebemos muitos alunos novos. Alguns muito bons e alguns muito difíceis.
 
 A semana passada viaturas vieram à escola por conta de denúncias da comunidade do entorno, sobre briga entre alunos fora da escola, depois do horário da saída. Segundo a Patrulha e o Copom, receberam denúncias de que grupos armados estariam no entorno da escola para
 " proteger os envolvidos". As famílias compareceram, conversaram e foram orientadas a fazer o B.O. 

Um dos alunos envolvidos nunca apresentou nenhum problema de comportamento na escola e o outro veio este ano e a família optou por transferí-lo, ontem dia 15/03/2012. Estamos muito preocupados com o problema

. Ainda no final da semana passada recebemos pais desesperados sem saber o que fazer com os filhos chegando ao ponto de terem tentado solicitar a prisão do filho(a ) à justiça, segundo eles, sem sucesso. A escola nada pode fazer para impedir  a presença de qualquer aluno. 

É direito frequentar a escola e ponto. Procuramos fazer o que podemos com medidas dialógicas e disciplinares, porém reconhecemos nossa limitação, já que a opção pela mudança de vida é uma atitude pessoal e na escola, explode tudo o que acontece na sociedade. 

As famílias não tem mais controle sobre esses adolescentes envolvidos em indisciplina e nós, na escola, ficamos sozinhos e correndo todos  os riscos, já que existe a fantasia de que a escola é a redentora da sociedade. 

Ontem duas crianças se envolveram numa briga durante o recreio mesmo com a presença de duas autoridades fardadas. O que mais nos chocou, foi a naturalidade com que uma das crianças relatou o evento como "brincadeira" e sem nenhum tipo de constrangimento.

 As medidas foram tomadas após conversa e leitura do regimento sendo aplicado o que prevê o mesmo e as famílias avisadas por telefone. 

Também ontem, dia 15/03/2012  cinco alunos, entre eles alunos de 5ª série, estavam em pleno horário de aula batendo  papo no pátio e quando os trouxemos para conversa na presença de professores, disseram que escolheram "matar" a aula. Também os pais foram avisados por telefone, não conseguimos contato com duas famílias porque os telefones chamaram e ninguém atendeu

 Uma aluna disse que queria me matar pois sou muito enjoada, porque sua família foi chamada. Até ameaça de morte sou obrigada  a sofrer e não acontece nada, ninguém quer saber as consequências que sofremos, se temos família, filhos nada, porque a aluna é menor. Eles nunca fazem nada por mal, só estão com nervosos, com problemas psicológicos, ou seja, podem tudo. O máximo que posso fazer é registrar um B.O. Eles não estão nem aí para isso.
 
Em nenhum momento os alunos se mostraram preocupados com o fato da família ser avisada, alguns até acharam graça.

 Ainda ontem recebemos um telefonema de uma tia de uma aluna que segundo a família, está sendo ameaçada de morte, para que a mesma não saísse da escola na hora da saída, porque alguém iria  buscá-la. A aluna simplesmente desceu e decidiu "matar" a última aula

 Fui procurá-la em sala de aula e o professor disse que a mesma não foi vista por ele, já que quando entrou a mesma, que agora trocamos de turma , para ajudá-la, não estava na sala. 

Encontrei a mesma na hora da saída no refeitório e ao ser perguntada por que não estava em sala a aluna disse que o professor não a deixou entrar. Nesse momento o professor desceu e quando o chamei a aluna afirmou na frente dele que ele não permitiu o acesso da mesma.

O professor extremamente surpreso com a aluna , já que é um profissional extremamente tolerante e dócil, chamou atenção da aluna para o fato dela estar com um problema muito grave na medida em que é capaz de faltar com a verdade olhando para a pessoa.

O professor ficou preocupadíssimo com a total falta de qualquer sentimento ético por parte da estudante. A própria família da aluna, compareceu à escola desesperada por não saber mais o que fazer com a estudante.

 Também na aula de um professor, um grupo de cinco alunos agiram de forma absurda atrapalhando a aula e debochando da solicitação do professor para manter a ordem.

 Em outra turma, duas alunas estão brincando e faltando muito. 

A escola está enfrentando também o sofrimento de ver estudantes jovens se transformando em mães precocemente. 

Tudo está sendo feito dentro das limitações da escola, porém,  podemos muito pouco.

O que pedimos é que pensemos na maioria dos alunos que são interessados e que a comunidade escolar nos ajude fiscalizando e nos acompanhando de perto já que o que podemos fazer é muito pouco.

 Nossos profissionais estão adoecendo de tanto sofrimento e alguma coisa precisa ser feita ou tememos muito pelo futuro das nossas escolas.

Atenciosamente, Rosemary Calazans lopes




quarta-feira, 14 de março de 2012

a origem do homem

olá 5ª série, sou a professora de historia Andréia..lembra que fiquei de colocar no blog a foto do australopithecus...ai está 

Lembrem-se que este é o nosso ancestral...que também é o ancestral do macaco...segundo a Teoria de Charles Darwin!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Cuidados corporais_51,52,61,62_Prof Viviane

Queridos alunos e alunas,
Gostaria de pedir maior capricho com os cuidados corporais. Vamos tomar banho antes de ir à escola, usar desodorante ou outra coisa que evite o mau cheiro das axilas (principalmente depois da educação física e recreio), não tirar o tênis dentro da sala de aula. Como o calor está muito forte, levem garrafinhas de água para não passar sede naquelas aulas nas quais não vocês não são autorizados a sair. Peço maior cuidado com o material escolar, inclusive o caderno, porque o capricho também será avaliado.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Planejamento semanal de 5 a 9 de março.

Durante a semana reiteramos a questão do planejamento das aulas como fundamental e da disciplina em sala de aula e montamos banca examinadora durante toda a semana para avaliarmos um grupo de alunos para avanço.

ALUNOS QUE AVANÇARAM PARA A SÉRIE SEGUINTE

A escola promoveu avaliação por indicação do corpo técnico e docente para promoção de alunos que estavam em observação desde 2011.
Os alunos fizeram prova escrita de Língua Portuguesa e Matemática, prova de Tabuada, Leitura, Escrita e Produção de Texto.
Passaram pelos professores examinadores das disciplinas nas bancas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Todos foram arguidos dentro de  cada nível.
Aprovados para a prova de Inglês classificatória - Marlon 7ª 2 para 8ª 1
                                                                             Pedro Hugo 7ª1 para 8ª2
                                                                             Richardson  6ª 2 para 7ª1
                                                                             Fábio          6ª1  para 7ª1
                                                                             Diego          5ª3  para 6ª1
Parabéns aos nossos alunos pelo sucesso e que este ano seja início de um período coroado de êxito.
Rosemary Calazans Lopes - pedagoga vespertino.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Onde estão esses alunos? Alguém sabe?

Estamos sentindo falta dos seguintes alunos. Quem souber de algum problema de saúde, favor aviosar-nos. pedimos trazer o atestado médico para justificar as faltas.
5ª1 Cristian , Gabriel H, Natali, Rayuri,
5ª2 Leandro,Mateus G
5ª3 Caio,Cricila, Hiago, Jussara, Rafaela.
6ª1Gabriel C
6ª2Kezia N
6ª3Maria Mariana

sexta-feira, 2 de março de 2012

RESUMO DO PLANEJAMENTOS DA SEMANA


   

 As áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza, foram informadas nos planejamentos semanais da confirmação dos projetos das empresas Junior achievemente, Cozinha Basil e Auto-Glass. Nos meses de março, setembro e abril. Estamos aguardando retorno da Garoto e contatos com a CST e Write Martins.

    Fizemos reflexões com base no texto de Luckesi sobre Avaliação.

   As professoras da Educação Especial alertaram para a questão da presença dos alunos aos atendimentos e estão estimulando as áreas onde os alunos apresentam necessidade especial. Ainda não conseguimos contato com a família da aluna Criscila e agradecemos a quem puder nos ajudar.

   Rosemary Calazans Lopes - Pedagoga do Vespertino.

MAPA DE SALA DE 8ª 3 URGENTE

          Compareceu à escola o pai do aluno Lucas da Costa Alves, notificando que o mesmo precisa sentar à frente devido a problema visual.  O óculos em breve estará com o aluno. Atenciosamente, Rosemary - pedagoga - vespertino.

quinta-feira, 1 de março de 2012

7ª 1 e 2 e 8ª1 e 2 visita à biblioteca central de Laranjeiras, próxima à escola.



Os alunos dessas turmas irão com a professora Emanuele nesta sexta-feira dia 02/03/2012. documentos : cópia da certidão de nascimento, e comprovamente de residência para quem não tem cadastro. Sem documentos não irão.

Professora Emanuele