segunda-feira, 30 de julho de 2012

Atenção Ludmila Corato Vasconcelos

Estamos aguardando seu atestado médico para correção dos seus trabalhos. Importante  destacar que nenhuma colega poderá pegar nem entregar seus trabalhos na secretaria. Os professores entregarão na secretaria e só você , pai ou mãe, poderão vir bucá-los.
 Segundo a Lei em vigor, sem atestado não poderá  mais levar nenhum trabalho e nada do que foi entregue terá validade.


Atenciosamente, Rosemary Calazans Lopes - pedagoga do turno vespertino

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Filme "Era uma vez" - Assistido por 8ª1 e 8ª2

                              

Além de uma linda história de amor, o filme "Era uma vez" mostra que não precisamos participar diretamente do mundo do crime, nem mesmo praticar atos violentos ou ilegais para sermos atingidos e sofrermos consequências.

ü O que podemos fazer para vivermos longe da violência?

ü Como devemos agir para não nos envolvermos com pessoas erradas, que não nos trarão nenhum benefício?

ü Você tem contribuído para que as pessoas que convivem com você estejam em paz e vivam com tranquilidade em casa e na escola?

Pensem nisso alunos!

Professora Emanuele Freitas

Entrega de trabalhos de História

ALUNOS FIQUEM ATENTOS AS DATAS DE ENTREGA DE SEUS TRABALHOS, MARCADOS HÁ CERCA DE UM MÊS ATRÁS. ENTRE OS DIAS 26 E 27 ALUNOS DE 7ªS E 8ªS DEVEM ENTREGAR SEUS TRABALHOS.

ASSUNTO PARA 7ª   SOCIALISMO, TUDO FOI PASSADO NO QUADRO EM SALA DE AULA E EXPLICADO.
ASSUNTO PARA AS 8ª  ESTATUTO DO MENOR E DO ADOLESCENTE, BEM COMO AS PUNIÇÕES EMPREGADAS A MENORES INFRATORES E A IDADE DESSE MENOR SE ESTÁ OU NÃO CONDICENTE NO NOSSO PAÍS.

ESPERO O TRABALHO ENTREGUE NA DATA CERTA, CASO NÃO, PERDERÁ UM PONTO POR DIA DE ATRASO, LEMBRANDO QUE A PONTUALIDADE É ALGO QUE SE COBRA NO MUNDO QUE VOCÊS ENFRENTARAM FORA DA ESCOLA, E A ESCOLA É O MELHOR LUGAR PARA SE APRENDER A TER A DISCIPLINA.

PENSE E FAÇA BEM FEITO VALE 10 PONTOS

TRABALHO FEITO À CANETA EM FOLHA PAUTADA, USANDO UMA SÓ COR E COM LETRA LEGÍVEL PARA QUE EU POSSA LER E COMPREENDER TUDO QUE ESTÁ EM SEU TRABALHO.


GRATA PATRICIA SANCHES  HISTÓRIA

terça-feira, 24 de julho de 2012

Atividade Avaliativa 8ªs - Geografia



Atenção alunos das 8ªs, segue os dados para que vocês façam o trabalho, conforme informei em sala de aula:

















Só copiar a imagem daqui (aperte com o lado direito - salvar imagem como...) 

Imprimam o mapa-múndi em Folha A3 para melhor visualização de determinados países...

Segue a lista das nações e o respectivo IDH (além das subdivisões - Muito Alto, Alto, Médio e Baixo)








Datas de Entrega:
8ª1 - 30/07
8ª2 - 01/08
8ª3 - 30/07

Obs.: Só receberei os mapas nos dias propostos e com a lista dos países devidamente anexada ao caderno.

Att.,
Alan Peterson





quinta-feira, 19 de julho de 2012

Alunos remanejados da 8ª2 para 8ª3 dia 20/07/2012

Os alunos Aline da Silva Menezes
                Ana Carolina Borges
                Cristian Souza Alves

Foram remanejados para a 8ª3 à partir  do dia 20/07/2012 e já estão incluídos no mapa de sala nos devidos lugares.
Objetivo da mudança. Otimizar o rendimento dos alunos.

Atenciosamente, equipe pedagógica do vespertino da escola Maria Penedo

Trasferência a pedido

A família da aluna Vanessa  Pinheiro solicitou trasnferência da aluna para Vitória dia 18/07/2012.

terça-feira, 17 de julho de 2012

MUDANÇA DE ALUNO PARA 7ª3

PENSANDO NO MELHOR PARA O ALUNO E APÓS CONVERSAR COM O MESMO, A EQUIPE PEDAGÓGICA DECIDIU PELO REMANEJAMENTO DO ALUNO EVALDO PARA A 7ª SÉRIE 3, A  PARTIR DO DIA 17/07/2012.

ATENCIOSAMENTE, ROSEMARY CALAZANS LOPES - PEDAGOGA DO VESPERTINO

TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS DA 7ª1



As alunas Johanna e Hayalla  pediram transferência  nesta data, dia 17/07/2012. 
Na declaração constou a ausência de notas parciais pelo fato de estarmos repetindo os conteúdos do 1º trimestre.
Que as duas  estudantes sejam felizes nas escolas que escolheram.


Um grande abraço da Comunidade Maria Penedo.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Planejamento de 30 e 31 de julho e 01, 02 e 03 de agosto









Em setembro teremos o Projeto Cozinha Brasil para um grupo de alunos da 8ª série.

Nos planejamentos, será discutido o seguinte texto.


Planejamento,sua dinâmica e encaminhamentos para o segundo trimestre

Quando apresentamos um planejamento, não nos restringimos apenas a uma listagem de conteúdos de que serão dados. Isso não é planejamento. Na pauta já tem o espaço para isso.

Elementos de um planejamento

Primeira coisa é um caderno para planejar ou uma pasta apenas para planejamento. Pauta não é pasta de planejamento.

O planejamento é dirigido para uma turma específica e tem que contemplar as características daquela turma, abrange os alunos especiais e como competências e habilidades serão trabalhadas e em que conteúdos. Tem que constar como será o trabalho com os alunos especiais, inclusive as atividades dos mesmos.

Os objetivos tem que estar dispostos no planejamento, bem como a forma como a aula será encaminhada. Se vai iniciar com um texto, a explicação de uma regra, o histórico de uma atividade, como será lido, uma música como será trabalhada, que exercícios e/ou atividades serão dados sobre o tema e como será avaliado o que foi apreendido.

Filmes, "passeios", exposições devem estar contemplados no planejamento é precisam se relacionar com o assunto que está sendo desenvolvido. É muito comum nas escolas, passeios que não tem nenhuma relação com os objetivos tratados nas áreas. Essa é uma prática  que precisamos por fim de uma vez por todas.

Aulas de campo (passeios)- As aulas de campo precisam ser elaboradas durante o horário do planejamento e preferencialmente dentro da área, até porque dificilmente os professores tem horários para planejar fora das mesmas.

As saídas, preferecialmente no dia do planejamento e por área precisam garantir objetivos claros, bilhetes antecipados, exigência do uniforme,turmas afins (5ª séries) e professores afins (dão aula na turma) horário suficiente para retorno a fim de não prejudicar os professores que tem Cher no noturno e os alunos que usam transporte.

Portanto o retorno deve ser no máximo meia hora antes do horário da saída dos educandos. Toda e qualquer saída  e quem  vai acompanhar as turmas, tem que necessariamente ser discutida com a pedagoga e coordenadora a fim de que nenhuma turma fique descoberta

Projetos são discutidos e planejados durante  o início do ano e se surgir algum, precisa ser escrito com  os objetivos relacionados aos temas tratados durante os planejamentos com o pedagogo.

Projetos não podem surgir sem o conhecimento de toda a escola. Para um Projeto ser relevante o mesmo tem que aprofundar temas essenciais para a aprendizagem do aluno.

O dia do planejamento (por área) é um dia voltado para discussão com o pedagogo no planejamento por área, atendimento a pais e elaboração das aulas, conversas individuais com profissionais e nos dois outros dias, planejamento das disciplinas ou com o pedagogo, de acordo com a necessidade da escola. 
O horário é normal e cumprido rigorosamente na escola.

Foi uma conquista muito grande esse dia de planejamento por área e pela reunião que tivemos, não está sendo usado por área, esse horário infelizmente alguns profissionais insistem em planejar os conteúdos de sua disciplina, desconectado de tudo.

É uma pena, pois provavelmente uma conquista que não é usada pode ser perdida e tememos por isso em 2013.

 Em 2011 foram unânimes as falas que relataram não ser possível trabalhar por áreas por falta de tempo para as mesmas se encontrar.

Nas JPP, tivemos abertura para planejar o ano e projetos e, quando os mesmos aconteceram ainda foi preciso retomar. Foi acertado em todas as disciplinas retomada e conteúdos e trabalhar leitura e escrita em todos e muitas outras atividades que tivemos muita dificuldade de encaminhar.

Recebemos a notícia do horário garantido por área que não estão acontecendo, por um hábito individualista de pensar a Educação fragmentada.

No segundo trimestre, essa prática terá que ser rompida a fim de que uma conquista tão difícil não venha a se perder.

Todos os planejamentos serão feitos na sala da pedagoga. Durante o recreio a biblioteca é para ser usada pelos alunos para leitura.

O recreio é na sala dos professores. O blog da escola precisa ser consultado por todos os profissionais  e alunos todos os dias.

A partir da primeira semana após o retorno das aulas, todo o conteúdo do primeiro trimestre será retomado e se necessário será trabalhado assuntos das séries anteriores para garantir a aprendizagem dos alunos em todas as áreas.

A metodologia será outra, repetir da mesma forma não resolverá o problema, já vimos que não funcionou. 

O importante é a aprendizagem. Não vamos avançar enquanto não resolvermos o problema do 1º trimestre.

 É melhor repetir o conteúdo e todos aprenderem do que avançar com a maioria absoluta dos alunos,como mostraram os gráficos dos resultados, sem saber nada.

Sabemos que as famílias precisam mudar a prática de acompanhamento dos alunos e ser mais presentes.

Temos clareza de que grande parte do fracasso se deu pela falta de compromisso dos alunos, que faltam  matam aulas, se envolvem em graves questões disciplinares.

 Para isso convocamos reunião com  todos os pais e alunos na escola.

A escola fará a parte dela retomando tudo. Agora, temos clareza de que  o sucesso só será garantido com a participação dos alunos e acompanhamento rigoroso das famílias.


 Rosemary Calazans Lopes - Pedagoga do turno vespertino

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Atenção professores - pautas urgente. 16 a 20 de julho





Caros colegas,

As pautas foram verificadas.  Na correria do primeiro trimestre, entendemos que equívocos podem ocorrer e  tem que ser acertados, favor pegar as pautas, na primeira e na segunda semana de aula nos horários de planejamentos,vertificar se tem alguma pendência e fazer os acertos.  Deixamos reservadas essas duas semanas em função da reunião de pais que ocorrerá antes do recreio nas turmas. Os profissionais que não tem acertos a fazer, planejarão na sala de planejamento da pedagoga as respectivas aulas. Ao analisar a pauta, observe os aspectos abaixo.


1º É preciso assinar, no alto embaixo do nome professor.

2º Não usem mais o corretivo, solicitem outra folha ou façam colagem.

3º Apagar qualquer coisa escreita à lápis. Nada na pauta pode ficar registrado com lápis.

4º Recuperação paralela não tem nota. Isso foi avisado desde de fevereiro. Tive reuniões no recreio dos alunos, para lembrar desse ato e esta orientação está postada no blog. Nota só na recuperação trimestral.

5º Não existe nota quebrada em pauta, nem nas avaliações parciais.

6º Não pode ficar escrevendo na pauta. Só se registra notas. Não coloquem nota de caderno, atividade I, nada disso. O espaço para esse registro é o destinado aos conteúdos. Tem pautas escrituradas no espaço sem linhas para isso. No segundo trimestre as pautas serão sem essas escriturações em nenhuma parte. Caso ocorra algun engano dessa natureza, favor pegar outra folha na secretaria e passar tudo a limpo.

7º Não é permitido acrescentar ítens na pauta e muito menos usar caneta que não sejam azul ou preta.
As atividades diárias são registradas no caderno de planejamento, pontuações etc.

8º Tem pauta com setas  e outros sinais à lápis, definir do que se trata e apagar tudo o que estiver à lápis.

9º Tem pautas sem recuperação paralela. A recuperação paralela é feita diariamente e recupera conteúdos. No registro tem que ter que conteúdos foram recuperados para quais alunos e qual foi a metodologia aplicada e no registro final escrever se atingiu ou não o objetivo. Recuperação de nota só acontece na recuperação trimestral.

10º É preciso tracejar os espaços em branco na pauta.

A maioria das pautas estão corretas, porém é preciso que todas estejam corretas e sem grandes  rasuras.  O prazo para acertos é a primeira  e a segunda semana após o retorno, entre 16 a 20 de julho e de 23 a 27 de julho.

Atenciosamente, Rosemary Calazans Lopes - Pedagoga do turno vespertino.

terça-feira, 10 de julho de 2012

PLANEJAMENTO DA PEDAGOGA DE 09 A 13 DE JULHO

09/07/2012 - REPLANEJAMENTO DOS DIAS E HORÁRIOS DA REUNIÃO DE PAIS
                   - AVALIAÇÃO DO SEMESTRE COM A DIRETORA DA ESCOLA
                   - ATENDIMENTO A DEMANDA DE ALUNOS E SECRETARIA 

10/07 ao dia 13/07 CONFERÊNCIA DAS PAUTAS E PLANEJAMENTO DA PRIMEIRA SEMANA APÓS RECESSO E DEMANDA DA SECRETARIA.

Avaliação do semestre. 

Este semestre se caracterizou por grande demanda no aspecto disciplinar e consequentemente baixo rendimento, inclusive após a recuperação.

Os professores foram orientados no primeiro trimestre a trabalhar os contéudos das séries anteriores e se necessário retomar conteúdos não apreendidos.

Também ficou acertado não relizar nenhuma atividade avaliativa em semanas com feirados, bem como durante as saídas para aulas de campo a exigência do uso do uniforme

Em fevereiro apresentamos os projetos Auto-Glass, Junior e Cozinha Brasil.

Todas as avaliações precisam após a identificação da escola, conter os objetivos das mesmas e passar pela pedagoga, inclusive as feitas pelo professor fora da escola. 

Combinamos que o mapa de sala é para ser seguido em todas as disciplinas e que se houver alguma modificação na sala de aula, a mesma deve estar arrumada para o próximo  professor com a devida antecedência para não atrasar o mesmo. 

Os alunos produziram foquetes, saíram para a Escola da Ciência com os professores Marissandra e Edilene. A professora de História Patrícia, Geografia Andreía, Matemática Elciene e Português Emanuelle levaram alunos a Exposição dos Dinossaúros no shoping Vitória. As professoras Elciene, Emanuelle acompanharam as turmas vencedoras da gincana Auto glass ao Morro da Fonte Grande em passeio ecológico. Os alunos junto com a professora Patrícia de Artes e Marissandra de Ciências foram a uma exposição de arte postada neste blog. Com a pedagoga Rosemary, professora Emanuele e Viviane de Português, Andréia de Geografia, Elcine e Maura de Matemática, Patrícia de História, foram ao circo Thyany e  ficaram maravilhados.

A Patrulha Escolar, realizou plestra sobre bulling com todas as turmas.

No primeiro trimestre fizemos a reunião de pais e infelizmente, os pais dos alunos que mais precisam de ajuda, não compareceram, alguns poucos, justificados

A pedagoga Rosemary apresentou os resultados do primeiro trimestre  para todas as 5ª séries, 6ªs séries, 7ªs séries, 8ª séries e professores que acompanharam suas turmas no laboratório de informática, bem como o relatório destinado ao vespertino sobre depredação das salas do matutino, produzido pela pedagoga e coordenador do respectivo turno. No final dos gráficos relacionados ao rendimento dos alunos, foi o encaminhamento para minimizar os péssimos resultados.

Na sala dos professores foi apresentado o resultado da reunião na superintendência e os encaminhamentos, durante o recreio dos alunos, pela pedagoga Rosemary.

No início do segundo trimestre inciamos a reunião de pais, após resultados muito ruins, apresentados na superintendência por turma, com a presença dos alunos.

 A sétima série um , foi a primeira turma e infelizmente muitos pais de alunos com problemas  não compareceram. 

As reuniões da 5ª1 e 5ª3, ao contrário da 7ª1, foi muito boa. Faltaram 3 pais que poderão comparecer  no dia da rreunião da 5ª2, após o recesso.

 Infelizmente, por problemas internos mudamos a formatação a reunião. Algumas turmas entrarão após o recreio conforme escrito neste blog.

 Esperamos que este formato não prejudique a presença maciça dos pais.

 No dia 05/07, a pedagoga com ajuda das professoras Emanuele, Andréia e Viviane se reuniram com  todos os líderes de turma e preparam o último dia antes do recesso. 

No dia 06, a pedagoga tomou tabuada e leitura de todas as turmas de modo bem geral, sendo que apenas um aluno por turma leu um texto e depois iniciamos a programação. As quintas séries apresentaram um teatro, as sextas uma dança, as sétimas um vídeo e um texto escrito pela aluna Jéssica da 7ª1 e as oitavas que tinham preparado um número de dança, acabou apresentado uma performance com um aluno da oitava e um aluno da sexta série. 

As professoras Emanuele e Andréia preparam fotos de atividades realizadas em 2011, que infelizmente foram inviabilizadas este ano, devido a sérios problemas internos e disciplinares e fotos do que conseguimos com muito esforço em 2012.

O semestre foi muito difícil, o ano até agora está sendo muito complicado. Tivemos falta de pessoal,  reclamação da comunidade do entorno devido a atos de vandalismo e drogas, materiais, xérox, telefone para contato com pais, tinta para pincéis, livros que chegaram na metade do trimestre, carteiras que chegaram no final do 1º trimestre, muito problemas  disciplinares que só não se ficaram impossíveis devido a preciosa ajuda da Patrulha Escolar, nosso grande apoio a quem muito agradecemos, nas pessoas do Soldado Luis e Soldado Daleprane.

Após recesso, retomaremos a reunião de pais e esperamos o empenho dos pais a fim de comparecerem à escola.

Esperamos que  o quadro da escola se modifique no aspecto funcional, disciplinar e de desempenho acadêmico.

Atenciosamente, Rosemary Calazans Lopes - Pedagoga do turno vespertino.

sexta-feira, 6 de julho de 2012


Visita a exposição Água Viva de Shirley Paes Leme

um pouquinho de nossa visita ao museu vale 5ª1,2,3...





Agradeçemos aos pais pela apoio a esta visita  e Parabéns aos alunos pela excelente participação!
                                                            Att.Profª Patrícia C.Roberto
                                                                                    Artes

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mudança para agosto da reunião de pais -




 ATENÇÃO COMUNIDADE ESCOLAR.


QUANDO VOLTAMOS DA REUNIÃO NA SUPERINTENDÊNCIA COLOCAMOS TODAS AS TURMAS E PROFESSORES DAS MESMAS E QUE A ACOMPANHARAM, NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E APRESENTAMOS OS RESULTADOS DA ESCOLA, COM GRÁFICOS E AS PROPOSTAS PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS. TODOS TIVERAM ACESSO AS INFORMAÇÕES.

NA SALA DOS PROFESSORES, DURANTE O RECREIO DO ALUNO, REPETI AS INFORMAÇÕES JÁ PASSADAS E CITEI AS MEDIDAS  A SER ENCAMINHADAS.

NOSSA ESCOLA  APRESENTOU O SEGUNDO PIOR RESULTADO DA REDE ESTADUAL NO PRIMEIRO TRIMESTRE E EM FUNÇÃO  DISSO ,NA REUNIÃO NA SUPERINTENDÊNCIA APRESENTAMOS MEDIDAS PARA MELHORAR ESSA SITUAÇÃO.

 MEDIDAS QUE JÁ FORAM VEICULADAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA TODOS ALUNOS E PROFESSORES QUE ACOMPANHARAM SUAS TURMAS, MAS QUE REPETIREMOS ABAIXO.

ENTRE AS MEDIDAS ESTÃO : REUNIÃO DE PAIS POR TURMA COM A COLABORAÇÃO DE TODOS OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA. ESSA PROPOSTA FOI ALTERADA, DEVIDO A PROBLEMAS INTERNOS, PARA " POR TURMAS" E ANTES DO RECREIO. ESPERAMOS QUE TENHA O SUCESSO DAS FEITAS "POR TURMA" ANTES DO RECESSO.

 ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM COMPORTAMENTO  E RENDIMENTO
  INCOMPATÍVEL JUNTO COM O TRIO GESTOR E PAIS.

RETOMADA DE TODO O CONTEÚDO DO 1º TRIMESTRE COM NOVAS METODOLOGIAS.


ENCONTRO DE EX ALUNOS COM AS OITAVAS SÉRIES.

O 1º ENCONTRO DE PAIS DA ESCOLA MARIA PENEDO.

PRECISAREMOS DA COLABORAÇÃO DE TODOS, ALUNOS, PAIS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS.

 TODOS OS PROFESSORES JÁ TIVERAM ACESSO AO GRÁFICOS JUNTO COM OS ALUNOS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

A SUPERINTENDÊNCIA VAI INTERVIR NA ESCOLA, CASO OS RESULTADOS PERMANEÇAM O MESMOS.

 RECEBEMOS UM VOTO DE CONFIANÇA PORQUE APRESENTAMOS UMA PROPOSTA PARA EQUALIZAR A PROBLEMÁTICA ACIMA.

TODOS PRECISARÃO ESTAR ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO DE RESGATE DA ESCOLA. SERÁ UM MOMENTO DIFÍCIL, PORÉM NECESSÁRIO E INDISPENSÁVEL.


                                                           REUNIÕES

03/07 REUNIÃO 7ª1
04/07 REUNIÃO 5ª1
05/07 REUNIÃO 5ª3
06/07 ENCERRAMENTO DO SEMESTRE LETIVO A PARTIR DA 2ª AULA. APÓS RECREIO PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES.

 AS REUNIÕES DAS 5ª1 E 5ª3 FORAM EXCELENTES. SÓ NÃO COMPARECERAM APENAS TRÊS PAIS. OBRIGADA A TODOS OS PROFISSIONAIS PELA DISPONIBILIDADE.

SEGUNDO SEMESTRE

16/07 NORMAL Cancelamento das datas referentes às reniões de pais, que serão feitas em agosto, a pedido de alguns pais por motivo de viajem e cirugia de alunos. Se não tver xérox todos os professores da segunda aula, deverão passar os bihetes no quadro para os alunos copiarem.


07/08 REUNIÃO terça feira -  5ª2  Os alunos da 5ª2 acompanharão os pais na conversa com os profssores
Os alunos da 5ª1. 5ª3 e 6ª1.6ª2 e 6ª3. entrarão após o recreio às 16:10..Não é durante o recreio.
As sétimas e oitavas terão aulas nomais.
Ensino religioso, Artes e Inglês estarão nas reuniões de pais nas três primeiras aulas.Os alunos acompanharão os pais na conversa com os professores.


02/08 quinta feira 8ª1, 8ª2 8ª3. Os alunos acompanharão os seus pais. A reunião será nas tres primeiras aulas antes do recreio. As oitavas foram antecipadas porque irão sair com a professora  de artes. As 7ª1, 7ª2 e 7ª3 entrarão após o recreio.
As quintas e sextas séries terão aulas normais.



08/08REUNIÃO quarta feira - 7ª1, 7ª2 e 7ª 3. Os alunos  das sétimas séries, acompanharão os pais na conversa com os professores.  Abrimos para os alunos da  sétima um que pais que não vieram no dia 03 de julho.
Os alunos da 8ª1,8ª2 e 8ª3 , entrarão às 16:10 após o recreio
O alunos da 5ª1,5ª2, 5ª3, 6ª1,6ª2 e 6ª3 terão aulas normais.






10/08 sexta feira -  REUNIÃO DE PAIS DA 6ª1, 6ª2 E 6ª3. Os alunos das sextas séries acompanharão so pais na convera com os professores.
Os alunos da 5ª1,5ª2 e 5ª3 entrarão às 16:10 após o recreio.
Os alunos das sétimas e oitavas séries terão aulas normais.


ATENCIOSAMENTE, ROSEMARY CALAZANS LOPES -PEDAGOGA DO VESPERTINO.


quarta-feira, 4 de julho de 2012

ALTERAÇÃO NAS REUNIÕES DE PAIS E NO DIA 06/07




 EDUCAD0RES E COMUNIDADE ESCOLAR

POR FAVOR LEIAM O BLOG PARA ACOMPANHAR AS ALTERAÇÕES.

ATENCIOSAMENTE, ROSEMARY CALAZANS LOPES- PEDAGOGA DO VESPERTINO.

PLANEJAMENTO, SEM PLANEJAMENTO GARANTIDO



MALABARISMO  É ISSO QUE NÓS PEDAGOGOS PRECISAMOS FAZER PARA DAR CONTA DA DEMANDA DA ESCOLA. OS PROFESSORES, INCLUSIVE POR INTERVENÇÃO DOS PEDAGOGOS, CONSEGUIRAM HORÁRIO PARA PLANEJAMENTO.

OS PEDAGOGOS QUE LUTARAM PELO PLANEJAMENTO E TEM QUE FAZER TODOS OS PLANEJAMENTOS  COM TODAS AS ÁREAS    NÃO TEM SEQUER  UM HORÁRIO PARA PLANEJAMENTO. 

TEMOS QUE DAR CONTA DO DE TODOS OS PROFESSORES, SABER DE CADA UM, INTERVIR EM CADA UM, ATENDER AS DIVERSAS OCORRÊNCIAS, FAZER RELATÓRIOS, ACERTAR E ASSINAR PAUTAS, APRESENTAR RESULTADOS, CONVERSAR COM ALUNOS, PAIS, COMUNIDADE, EMPRESAS, DESENVOLVER TRABALHOS COM  OS ESTUDANTES, ESTAR ATENTO AS MUDANÇAS DE SECRETARIA, FAZER ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS E SEM NENHUM TEMPO PARA PLANEJAR. SE NÃO FOSSEM ALGUNS PROFESSORES QUE SEMPRE ME AJUDAM, SERIA  IMPOSSÍVEL DAR CONTA DE TANTA COISA E A ESSES MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS.

SÓ DEIXO ESSE TEXTO PARA REFLEXÃO, PORQUE ATÉ PARA ORGANIZAR UM BLOG, UMA REUNIÃO, PRECISAMOS PLANEJAR E NÃO TENHO GARANTIDO NENHUM HORÁRIO, PARA ISSO. NÓS, PEDAGOGOS, TRABALHAMOS SEM CESSAR E SE EXISTE UM BLOG E UM ACOMPANHAMENTO, SÃO FEITOS NAS MADRUGADAS. PENSEM NISSO.

OS ATENDIMENTOS AOS PAIS PODEM SER FEITOS NOS DIAS DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR. ISSO É PLANEJAMENTO TAMBÉM. BEM COMO É CONSIDERADO ATIVIDADE DE PLANEJAMENTO OS ESTUDOS NOS MULTICURSOS DO ESTADO. OS PLANEJAMENTOS INDIVIDUAIS SÃO OS FORA DO PLANEJAMENTO POR ÁREA.

ACHO QUE FOI UMA CONQUISTA ESSE TEMPO DESDE QUE ESTEJA SENDO USADO POR ÁREA E NÃO INDIVIDUALMENTE, PORQUE PERDE SUA CARACTERÍSTICA E MOTIVO QUE O ORIGINOU QUE FOI A RECLAMAÇÃO DE QUE OS PLANEJAMENTOS NÃO ESTAVAM SENDO FEITOS  POR ÁREAS POR NÃO TER TEMPO PARA SENTAR COM O PEDAGOGO E COLEGAS DAS RESPECTIVAS ÁREAS.
 INFELIZMENTE AINDA PREVALECE A CULTURA DE QUE A MINHA DISCIPLINA TEM X CONTEÚDOS QUE PRECISAM SER DADOS SOLTOS SEM NENHUMA RELAÇÃO COM AS OUTRAS.

MUITAS RELAÇÕES SE LIMITAM A PROJETOS. PROJETOS SÃO IMPORTANTES, TEM  SEU LUGAR NA ESCOLA, É ÓTIMO QUE SEJAM FEITOS, PORÉM, PROJETO NÃO É TRABALHAR POR ÁREA, PROJETO É UMA ATIVIDADE QUE PODE SER FEITA POR UM GRUPO AFIM. ÁREA É VOCÊ TRATAR DO MESMO ASSUNTO DANDO ENFOQUES DIFERENTES NAS GEOGRAFIA E HISTÓRIA, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.LINGUA PORTUGUESA, ARTES, INGLES, ENSINO RELIGIOSO E EDUCAÇÃO FÍSICA.

PRECISAMOS AVANÇAR NESSE SENTIDO, OU ACABAREMOS PERDENDO O ESPAÇO CONQUISTADO PARA ESSA FINALIDADE. SABEMOS DAS NOSSAS DIFICULDADES, MAS PRECISAMOS ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO VIÁVEL.

ESSA É UMA PREOCUPAÇÃO QUE TENHO E QUE ESTOU SOCIALIZANDO COM A EQUIPE.

ATENCIOSAMENTE, ROSEMARY CALAZANS LOPES - PEDAGOGA DO VESPERTINO.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Atividade de Geografia 8ªs




Conforme avisei em Sala de Aula, segue a Lista com as Cidades Globais e suas respectivas categorias (Alfa, Beta e Gama)...

Não deixem de copiar ou imprimir e colar no caderno que a tabela auxiliará em outras atividades em sala.

Cidades Globais
Categoria
Cidade
Alfa++
Londres, Nova York
Alfa+
Chicago, Dubai, Hong Kong, Paris, Xangai, Singapura, Sydney e Tóquio
Alfa
Amsterdã, Pequim, Bruxelas, Buenos Aires,
Frankfurt, Kuala Lumpur, Los Angeles, Madrid, Cidade do México, Milão,
Moscou, Mumbai, São Francisco, São Paulo, Seul, Toronto e Washington
Alfa-
Atlanta, Bangkok, Barcelona, Boston, Dallas,
Dublin, Istambul, Jacarta, Johanesburgo, Lisboa, Melbourne, Miami, Munique,
Nova Déli, Filadélfia, Santiago, Taipei, Viena, Varsóvia e Zurique
Beta+
Atenas, Bangalore, Berlim, Bogotá, Cairo,
Copenhague, Dusseldorf, Hamburgo, Houston, Manila, Montreal, Praga, Roma,
Estocolmo, Tel Aviv e Vancouver
Beta
Auckland, Beirute, Bucareste, Budapeste, Cidade
do Cabo, Caracas, Chennai, Guangzhou, Cidade de Ho Chi Minh, Carachi, Kiev,
Lima, Luxemburgo, Manchester, Minneapolis, Montevidéu, Oslo, Riade e Seattle
Beta-
Abu Dhabi, Birmingham, Bratislava, Brisbane,
Calcutá, Calgary, Casablanca, Cleveland, Colônia, Denver, Detroit, Genebra,
Cidade do Panamá, Perth, Port Louis, Rio de Janeiro, San Diego, San Juan,
Shenzhen, Sófia, St Louis e Stuttgart
Gama+
Adelaide, Amã, Antuérpia, Baltimore, Belgrado,
Bristol, Charlotte, Cincinnati, Doha, Edimburgo, Glasgow, Hanoi, Hyderabad,
Jidá, Cidade do Kuwait, Lahore, Nairóbi, Portland, Riga, San José, Tunis e
Zagreb
Gama
Almaty, Columbus, Edmonton, Guadalajara,
Indianápolis, Kansas City, Leeds, Lyon, Phoenix, Pittsburgh, Quito, Roterdã,
San Salvador, Santo Domingo, São Petersburgo, Tampa, Valência e Vilnius
Gama-
Acra, Austin, Belfast, Colombo, Curitiba, Durban,
George Town, Gotemburgo, Guayaqui, Islamabad, Ljublijana, Marselha,
Milwaukee, Mascate, Nagoia, Orlando, Ottawa, Porto, Porto Alegre, Pune,
Richmon, Southampton, Southampton, Talin, Tegucigalpa, Turin e Wellington



Att., 
Prof. Alan Peterson