domingo, 26 de agosto de 2012

Planejamentos de 27a 31/08 e 03 a 06/09/2012



Professores,

 Como orientei no planejamento da semana passada, continuem reforçando em todas as disciplinas os resultados do IDEB, ressaltando a necessidade do aluno da escola pública se comprometer com a sua formação acadêmica de qualidade.

Diante de tantos problemas com indisciplina oriundos da falta de limites, após o Conselho de Classe, trabalharemos em setembro com o Projeto Limite. Enfocaremos a questão do limite em todas as disciplinas, já podem solicitar as turmas que separem materiais e uma pasta para o portfólio. 

Para os alunos que ainda não sabem, é só explicar que Portfólio é aquela pasta com plástico dentro , onde eles guardarão as atividades do Projeto para exposição e é individual.

 O Projeto surgiu nas conversas em planejamentos e durante o recreio dos estudantes e como cabe ao pedagogo, encaminhar soluções diante de situações que impedem o pleno desenvolvimento do  processo pedagógico, formatei nossa necessidade como Projeto Limite.

Ainda essa semana o mesmo estará copiado e colado neste blog.

É para aprofundar o tema. Os alunos farão avaliações sobre o assunto. Se usar filme, relatório escrito. Cada aluno tem que ter seu portfólio onde colocará as atividades desenvolvidas em cada disciplina. Por favor, não juntem turmas. Nosso problema de falta de limite é sério e precisa de dedicação de todos com atividades diferenciadas. Os estudantes precisam perceber que todos estão falando a mesma linguagem.

Estou comunicando com antecedência para selecionar materiais nos planejamentos e precisará registrar cada atividade do projeto desenvolvido em sala, na pauta.

Essas duas  últimas semanas que antecedem o Conselho de Classe, os planejamentos serão para fechar as notas, pautas e planejar a primeira semana após o Conselho de Classe. No Conselho de classe as pautas terão que estar fechadas com presenças, faltas, recuperação paralela, conteúdos dados, nada à lápis e caneta azul ou preta. Também assinem as pautas.

Observem os atestados médicos à disposição na secretaria ou bilhetes dos pais assinados pela pedagoga, para atualizar as avaliações dos alunos

Aluna em licença maternidade precisa entregar os trabalhos nos prazos determinados. A Lei garante o direito de fazer em casa, mas a entrega na escola no tempo determinado em cada atividade, por escrito, precisa ser cumprido pela mesma. As notas tem que ser fechadas antes do Conselho.

 Lembramos mais uma vez que recuperação paralela é recuperação de conteúdo e não de nota, por isso, não existe nota na parte de recuperação paralela. Não deixem nada a lápis na pauta e procurem a secretaria na dúvida sobre nota de aluno novo, transferências.

O total de faltas dos alunos precisam estar fechados neste trimestre em todas as disciplinas bem como a anotação dos conteúdos dados.

É fundamental relembrar de não existe nota quebrada na pauta. Por favor observe antes de encerrar  a mesma.

Os planejamentos são feitos na sala da pedagoga  porque é o espaço da escola indicado e separado para essa finalidade. Além disso as dúvidas podem ser esclarecidas. A biblioteca é para uso dos alunos a tarde toda. Favor não usar esse espaço para PL.

Nesta semana estarei procedendo como foi comunicado no recreio dos alunos, os remanejamentos necessários e atendendo estudantes, bem como finalizando o projeto que será exposto na feira do verde e a visita à exposição Genoma em outubro.

No dia 28/08/2012, terça feira acompanharei a professora Emanuele à Rede Gazeta para uma aula de campo.

Dia 03/09/2012 Tirarei um abono, já previsto desde o início do ano letivo. Neste dia as professora Emanuele e Elciene acompanharão outro grupo da oitava série à Rede Gazeta para aula de campo. Essa atividade está planejada desde o primeiro trimestre.

É importante destacar que a professora  Elciene, de Matemática, está desenvolvendo em nossa escola, sua pesquisa de Mestrado em Tratamento da Informação e acompanha professores, já consultados nos planejamentos nas diversas atividades de campo. Para nós é um privilégio ver um pesquisador sério atuando em nosso meio.

Informo também que a pedagoga Ariádna, da  sala de recursos, tem Mestrado em Educação Especial  e como já comuniquei desde o início do ano neste blog, sempre esteve e está à disposição dos professores. Foi procurada raras vezes. Acredito que o motivo seja devido a tranquilidade e segurança dos educadores no processo pedagógico dos alunos especiais. 

Fico feliz que isso esteja acontecendo. Nossa equipe foi orientada por mim,  que sempre estou à disposição, sobre o assunto e não tem apresentado nenhuma dificuldade com os estudantes especiais nos planejamentos.

Solicito aos professores de todas as disciplinas as cópias das avaliações das alunas Críscila,5ª3 Samira 5ª1 e Brenda 6ª1 como já orientei dentro das suas especificidades, para o Conselho de Classe.

Atenciosamente, Rosemary Calazans Lopes-  Pedagoga do Vespertino.


sábado, 25 de agosto de 2012

A importância da família estabelecer limites e a escola ter autonomia




As famílias precisam entender que limite e justiça não são falta de amor e tem que ser estabelecido desde a primeira infância. 

Depois que a criança completar os seis, sete anos, o caráter já terá seus fundamentos e ninguém colhe o que não plantou.

Fechar os olhos quando os pequenos cometem "artes" implicará em adolescentes injustos irresponsáveis, jovens e adultos imaturos.

A criança precisa ter uma rotina. Horário para acordar, estudar, ajudar a família dentro dos limites dela, como guardar seus brinquedos, comer e demais atividades.

 Se a mesma comete erro precisa ser corrigida, ou vai entender que tudo é normal. Corrigir não é espancar, mas precisa demonstrar mudança de comportamento.

Se a família recebe um comunicado da escola, precisa discutir o problema e não se revoltar contra a mesma, pois na escola, as crianças tomam atitudes que normalmente, não tomariam na frente dos pais.

Muitas famílias ao invés de buscar ajudar os filhos se voltam contra a escola, ameaçam os educadores e o resultado é que os pequenos aprendem com os pais a desrespeitar a hierarquia  e desenvolvem o sentimento de impunidade.

Observamos em nossa escola que parte dos adolescentes, não tem senso de justiça e limites, agridem, humilham e ameaçam colegas.

 Não tem respeito pelos educadores,  entram a hora que querem na escola, não trazem material, pulam muro, matam aulas, perturbam a sala de aula e ainda ironizam pais e educadores sem o menor constrangimento.

Conversando com famílias percebemos que esses adolescentes, não fazem nada dentro de casa, mesmo em lares humildes, acordam a hora que querem, dormem quando tem vontade, não tem nenhuma tarefa para cumprir, ficam na internet até tarde, vivem sem limites.

 Outros até fazem alguma coisa, mas se a escola emite algum comunicado disciplinar alguns pais ainda  se voltam contra a escola.

A situação é muito grave! Os educadores estão adoecendo e desistindo porque além da desvalorização profissional ainda tem que se preocupar em fazer o que as famílias não fazem e ver o que  parte dos   pais insiste em não enxergar.

Sem limites e senso de justiça o futuro desses jovens ficará comprometido, pois um dia deixarão de ser aluno da escola, mas continuarão sendo filho e a sociedade não tem espaço reservado para pessoas irresponsáveis,  injustas, sem formação  e acadêmica de qualidade.

É fundamental que as famílias sejam parceiras da escola para que seus filhos sejam pessoas equilibradas e equílibrio só tem pessoas que em sua educação familiar desenvolveram o conceito de limites e justiça.

Infelizmente a escola perdeu sua autonomia e está cada dia pior, pois diante de situações limítrofes fica de mãos atadas e os alunos que querem estudar sofrem com as arbitrariedades cometidas por colegas.

Finalizo afirmando como é do conhecimento de todos que a liberdade de  um termina onde começa a do outro. E que o Estado brasileiro precisa rever as Políticas Públicas para a Educação se pretender formar pessoas capazes de seu auto gerir e ao país.

Rosemary Calazans Lopes - Pedagoga do Vespertino da EEEF "Maria Penedo de Valparaíso. Serra, ES.


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Planejamento da semana de 20 a 24 de agosto




Discussão sobre os dados do IDEB. Reportagem de A Tribuna de 19/08/2012, sobre a defazagem de 12 anos de diferença de níveis de aproveitamento entre as escolas públicas e particulares no Ensino Fundamenta e de 14 anos no Ensino médio. Professores repassem essa conversa em todas as turmas.

2ª feira 20/08  IDEB e Atendimento a família do aluno Rafael e Remanejamento de alunos da 7ª2 para a 7ª1
3ªfeira  21/08 IDEB e  Atendimento a família da aluna Yasmim  da 7ª 1
4ªfeira  22/08 IDEB e  Saída a CST com a professora Emanuele e as sétimas séries
5ªfeira  23/08 IDEB e  Conversa com aluno da 8ª2 e professores Emanuele e Elciene
6ªfeira  24/08 IDEB  e Finalização do Projeto  e inscrição para a mostra científica e visita à exposição genoma.

Rosemary Calazans Lopes - Pedagoga do Vespertino

TRANSFERÊNCIA 8ª 3

DAYANE 17/08/2012. MOTIVO BRIGA. A FAMÍLIA TEMEU PELA VIDA DA ALUNA.

TRASNFERÊNCIA DADA DA 7ª2

kELYDSON  REIS  TRANSFERIDO DIA 20/08/2012.
REPROVADO COM 270 FALTAS.
MUDANÇA PARA BELO HORIZONTE

ALUNOS REMANEJADOS - DA 7ª SÉRIE

SAYRA  -           DA  7ª2    PARA A 7ª1
GUILHERME      DA  7ª2   PARA A 7ª1

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Violência na escola - lamentável !




    Infelizmente, ontém, no mesmo dia em que postamos em nosso blog a avaliação do IDEB, com nota 4.7, fomos contemplados com um ato gravíssimo de violência contra a comunidade escolar.

Às 17:45 chegaram no entorno da escola alunos uniformizados de escolas da região, pessoas de outros bairros, com suposto propósito de agredir uma estudante.

 Como a quantidade de pessoas do lado de fora era muito grande e temendo pela segurança dos alunos, a escola foi obrigada a segurar os alunos na sáida e acionar o 190.

Os alunos foram avisados para permanecer na sala de aula e não tocamos o sinal da saída. Alguns pais, vendo a gravidade da situação entraram e também acionaram a polícia. 

Não sabíamos quem chamou essas pessoas e foram momentos de pânico entre os alunos e preocupação dos educadores.

Muitos professores que dão aulas em outras escolas, chegaram atrasados nos seus trabalhos e nós saímos da escola as 18:45, após à chegada da polícia. Eu, a professora Elciene, a coordenadora Fátima e a professora Emanuele.

Os professores do noturno chegaram e compartilharam nossa preocupação. Foi uma situação horrível que nunca pensamos enfrentar em nossa carreira.

Sabemos que a sociedade está violenta, mas segurança mínima na escola é direito dos estudantes e isso não está sendo garantido.

 O pai da suposta aluna que seria agredida, veio buscá-la e fez B.O., optando inclusive, por transferir a aluna da escola.

Com outros alunos tivemos encontro hoje com as famílias e procedemos segundo o prescrito no regimento.

É muito triste constatarmos que a maior parte dos conflitos tem participação de alunas da escola.

 Muitos dos problemas se originam em falatórios que acabam em violência.

No mês passado, durante o recreio, a escola foi invadida por quatro adolescentes que pularam o muro que é muito baixo e não oferece nenhuma segurança aos alunos. E agrediram com pau um aluno que só não foi pior, porque o mesmo caiu e um professor conseguiu resgatá-lo para o pátio interno e chamamos a família que junto com a diretora levaram o estudante para o hospital.

Os alunos nesse dia, estavam em aula de Educação Física quando os quatro adolescentes com paus, pularam o muro, completamente trasntornados, enfrentaram os professores e partiram para cima do aluno. O pânico foi grande!
A situação é grave! Qualquer um pula o muro e alunos com problemas graves de indisciplina, matam aulas pulam o muro e inclusive jogam a bicicleta por cima do mesmo.

Tememos por uma situação com maior gravidade, se nada for feito. 

A Patrulha Escolar, nos ajuda, tem sido nosso único apoio, nos momentos cruciais, mas nossa escola precisaria de políciamento permanente pois atende a vários bairros, o que leva ao sentimento de não pertinência por parte da comunidade local.

 Nos bairros as escolas tem apóio da comunidade, pois serve aos alunos locais.

 A nossa por não ter essa característica sofre constamente interferências problemáticas.

Fica registrado no nosso blog essas ocorrências que são do conhecimento da comunidade escolar, para que fique visível nossa preocupação e que a solução apareça antes de um desfecho inreversível.

Pedagoga Rosemary Calazans Lopes

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Atenção Pais, Alunos e Educadores. Notícia urgente!



 Recebemos o resultado do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Essas avaliações são feitas de dois em dois anos.  Nossas notas.
 5ª a 8ª série
Em 2005 3.3
Em 2007 4.1
Em 2009 3.7
Em 2011 4.7  Estamos  acima da meta do Estado para a nossa escola.


1ª a 4ª série 
Em 2005 3.8
Em 2007 5.2
Em 2009 5.3
Em 2011 5.4  Estamos acima da meta do Estado para a nossa escola. 


É uma ótima notícia, parabéns a todos nós.

Rosemary Calazans Lopes - pedagoga do vespertino

Aula de campo na Rede Gazeta dia 28/08 e 03/09

Senhores pais e alunos
Nesses dias, os alunos terão aula sobre comunicação, recursos e organização. O único custo será a passagem.

Professora Emanuele - Língua Portuguesa.

Atenção Pais alunos de História sétimas e oitavas séries da professora Patrícia

Atenção Pais e Alunos

7ª séries  provas 23/08 - quinta feira
 8ª séries prova 24/08 sexta feira.

Professora Patrícia de História

Planejamento da pedagoga de 13 a 17/08



13/08 Segunda feira - Atendimnento ao pai de aluno junto com trio gestor.

14/08 13 horas atendimento ao pai do aluno Arles com Gerusa
          13:40 atendimento a mãe da aluna Francielle junto com Gerusa

          14:00 atendimento a mãe e avó de Camila da 6ª3 com Gerusa
          14:15 sai para me encontrar com os alunos e professores  no cinema Laranjeiras
          1700 retorno para a escola até 18 horas, trouxe João Victor da 5ª1 e Gabriel.



15/08 Tirei um abono.

16/08 Atendimento na primeira aula com o trio gestor a duas alunas da 8ª2 e uma aluna da 8ª3, na sala da direção.
Planejamento com a pedagoga na sala de planejamento. A professora Emanuele lembrou durante o recreio dos alunos que irá a Rede gazeta com as oitavas séries dia 28/08 e dia 03/09.A visita faz parte de trabalho desenvolvido pela mesma com a turma na disciplina de Língua Portuguesa.

17/08 Encontro com alunos novos para discutir Bulling.

Pedagoga Rosemary Calazans Lopes


Planejamento da pedagoga de 03 de agosto até 10/08/08/2012


 

o3/08  Reunião de pais das oitavas séries, a pedido da professora de  Artes, pois dia 10/08 a turma irá á uma exposição combinada antes do recesso. O custo será a passagem de ônibus.

Dia 06/08 atendimento agendado a Mãe da aluna Lorrayne da 8ª3. A mãe não compareceu 
Atendimento a aluno da 7ª 3 com o pai.

Dia 07/08 Reunião de pais das 5ª séries. Todos os pais da 5ª2 e os pais que não puderam vir nas reuniões anteriores da 5ª1 e 5ª3
Atendimento junto com as famílias de um aluno da 8ª3 e uma aluna da 8ª1 com a presença do trio gestor e patrulha escolar. 

08/08  Reunião de pais dos alunos das sétimas séries e atendimento a pais de aluna da 7ª2, com o trio gestor.Discussão no recreio dos alunos sobre o dia do estudante com a presença da direção

09/08 Atendimento a mãe da aluna Lorrayne da 8ª 2 que decidiu por mudança de regime escolar para EJA. 
No recreio, os professores foram orientados a realizar atividades diferernciadas, cada um na sua aula com os alunos, em sala, no dia 10/08 em comemoração ao dia do estudante. Leitura, jogos,maquiagem,manicura, filme, brincadeiras, etc. 

10/08  Reunião de pais dos alunos das sextas séries e atividades em sala alusiva ao dia do estudante.


Atenciosamente, Rosemary Calazans Lopes

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Avaliação Trimestral - 8ª1,2 e 3












Atenção 8ªs 1,2 e 3

Conforme comunicado em sala, dia 16/08 (quinta-feira)

Conteúdos:
Fluxos da Globalização -
Os fluxos de Mercadorias e Pessoas;
Os fluxos de Informações e Capitais;
Os fluxos e as Cidades Globais;
Fluxos Populacionais: Migrações Internacionais

Pág. 25 - 36 e conteúdo no caderno

Att.,
Prof. Alan Peterson

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dia 09/09/2012 - Quinta-feira
Aula de campo da disciplina de artes com alunos das 8ª 1, 2 e 3, no Museu de Arte da Vale do Rio |Doce em Vila Velha - Exposição Águas Vivas da artista plástica Shirley Paes Leme - com saida da escola prevista para 13:15.
O aluno deverá ir uniformizado com tenis, etc...
Att.Profª Patrícia Coutinho Roberto
Artes