quinta-feira, 18 de outubro de 2012

9º semana estadual de Ciência e Tecnologia

Segue aqui o link da 9º semana Estadual de Ciência e Tecnologia

9º semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Latinhas Recicladas

Projeto apresentado na Feira de Ciência e Tecnologia
Aprenda a fazer as latas porta trecos ou até mesmo para decoração com latinhas que você tem em casa, como latinha de batata frita, de leite em pó ou que preferir.


Prof. Andreia Guimarães Geografia

Montagem de Maxicolares


Participação da Escola Maria Penedo na Feira de Ciência e Tecnologia, dos dia 17 a 19 de Outubro de 2012

Objetivo: Contribuir para a erradicação da pobreza gerando renda dentro de uma perspectiva sustentável.
Conceito Norteador: Sustentabilidade é o equilíbrio entre esferas ambiental, econômica e social, garantindo a capacidade de desenvolvimento das presentes e futuras gerações.
Professores: Patricia Sanches - História
Pedagoga: Rosemary Calazans

Feltro 
Chatons a sua escolha
Cola para pedraria, ou cola universal de artesanato
Fita de cetim
Tesoura

1- Monte com os chatons no feltro (sem colar), para fazer uma prévia do colar que você quer. Tire uma foto desta prévia para você ir se baseando depois.

2- Cole cada chaton no feltro e deixe secar. O tempo de secagem varia conforme a cola, a minha dizia 72 horas sem manusear, mas é obvio que eu mexi nele logo em seguida.
3- Depois que a cola secar, vá recortando o feltro dando forma ao seu colar. Eu fui contornando os chatons.


4- Depois de cortar, vire do lado contrário e cole a fita de cetim. Se quiser dar um acabamento melhor, forre o verso do colar com mais um pedaço de feltro. Eu fiz isso só na parte da fita.


Prontinho, em 30 minutos vc tem seu colar.

Dicas importantes

·         Vá na loja de peças para bijuterias com uma ideia mais ou menos do que você quer. É interessante se você  tiver algum modelo da Internet, imprimir a foto e levar. Lá você escolhe os chatons da cor e modelo que quer, não necessariamente iguais aos da foto porque a variedade é imensa e dá pra criar bastante. Com uma inspiração você já sabe mais ou menos quanto de chaton precisa comprar, compra certinho e não gasta sem necessidade.
·         Na hora de cortar use uma tesoura bem afiada e de preferência com ponta mais fina. Se sua tesoura não estiver bem afiada deixa o feltro com fiapinhos ( foi o que começou a acontecer comigo). E a ponta é porque facilita bastante na hora de contornar o recorte dos chatons. Acredite, o acabamento fica bem melhor.
·         Tome cuidado na hora de cortar, principalmente se você for fazer algo parecido com o meu colar. Na hora de cortar em volta da pedra redonda lá de cima, cortei além da conta e depois na hora de usar, o feltro não sustentou o peso do chaton que ficou dobrando. Depois eu consertei isto, mas foi uma coisa que aprendi com o erro. #ficaadica
·         A cola faz sujeira e deixa um pouco de resíduos nos chatons. Depois que os chatons estiverem bem secos e fixos no feltro, um algodãozinho úmido ou cotonete resolvem o problema da sujeira.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Datas Importantes

Em outubro teremos a feira do Verde e nossa escola está aguardando a confirmação para saber se apresentará os nossos trabalhos até dia 03/10/2012

20 de novembro - Dia da Consciência Negra  - todas as disciplinas trabalharão o tema que será apresentado na mostra cultural.

22 de novembro - Mostra Cultural em nossa escola. Serão aprresentados os trabalhos de cada disciplina, o portifólio com o projeto Limite, o desfile de Artes e o que foi estudado sobre o dia da consciência negra em todas as disciplinas

25 de novembro - Exposição Genômica no Palácio Anchieta para um grupo de 100 alunos. A quantidade de alunos foi determinada pelo órgão central. Os alunos serão definidos pela equipe pedagógica.

dezembro - Formatura das 8ª séries. Programação em fase de conclusão.

Dia da Criança e do Estudante




No dia 11 de nove.mbro, comemoraremos o dia da criança/estudante no galpão da Associação de Moradores de Laranjeiras ao lado da delegacia, posto de saúde e centro de vivência.

A pedido dos alunos, os mesmos não precisam usar uniforme. Poderão usar fantasia ou outra roupa que se sentirem bem. Se preferir o uniforme não tem problema.

As atividades serão uma surpresa para os alunos e serão saudáveis, acompanhadas pelos professores, coordenadores, pedagoga e diretora. Não ficaram sozinhos em nenhum momento.
Deixamos bem claro que tanto a fantasia como qualquer outra roupa que o aluno irá usar, deverá ser decente.
O que é uma roupa decente? É uma calça jeans, uma bermuda no joelho, um short que tampe a coxa, nada de decotes, vestidos curtos e justos, camisa regata, saias curtas, etc.

Alguns alunos optaram por ir com o uniforme do time. Já foram avisados que se o calção ou short for curto, não entrarão na comemoração.

Cada turma da escola terá um ou dois professores responsáveis pela turma. Esses professores entregarão os bilhetes até quarta feira dia 03/10/2012  e os recolherão.

Nesse dia, os alunos chegarão às 13 horas e sairão às 16:30. Os pais precisam autorizar a participação dos mesmos por escrito.

Os alunos que retornarão sozinhos para casa deverão trazer a autorização dos pais.

Os pais que buscam os alunos, terão que apanhá-los às 16;30, pois teremos que entregar o salão e não retornaremos para a escola.

Não será permitido o uso do boné, nem trazer nehum tipo de bolsa ou mochila, bem como garrafinhas e outros objetos.

Só entrarão na festa os alunos da escola e teremos uma listagem para conferir o nome de cada um e a série. 

Depois das 13:30 fecharemos os portões.

Vamos fazer desse dia, um momento de alegria

Atenciosamente, Rosemary Calazans lopes, - Pedagoga do vespertino.
.

Jornada de Planejamento Pedagógico de 01/10/2012



No dia 27 de setembro eu e a professora Emanuele de Língua Portuguesa, estivemos em reunião na Superintendência para apresentação e avaliação dos resultados do segundo trimestre. Nossa escola apresentou os índices e retornou no dia 01/10/2012, para discutir na J.P.P, conforme calendário nossos resultados.


A falta de compromisso e interesse de grande parte dos alunos com os estudos foi um probelma apontado por todos. Além disso, os atrasos na primeira aula, matação de aulas, indisciplina, não cumprimento das atividades, esquecimento dos livros e faltas continuam atrapalhando os estudantes.

Outro problema muto grave é a falta de base de grande parte dos alunos. Chegam à 5ª série lendo mal, não conseguem interpretar textos simples, escrevem muito errado e não sabem resolver problemas de simples de adição, subtração, divisão e multiplicação. Alguns não dominam a tabuada de 2.

Aluno não aprende sem acompanhamento familiar. Os familiares não precisam saber o assunto e entendemos que precisam trabalhar, mas podem cobrar dos estudantes olhando os cadernos, entrando na internet e verificando as notas dos alunos, marcando horário com a escola para conversar com os professores durante o horário de planejamento dos mesmos das 13 às 18 horas.

Lembramos que o expediente dos profissionais da escola termina as 18 horas e os mesmos tem outros compromissos depois desse horário.

Cada professor elaborou um plano de intervenção, visando proporcionar aos alunos condições para sua recuperação.

Também os professores acordaram de vir à noite, no dia 09/10, às 18:30 para fazer uma reunião de pais, a fim de atender aos pais que dizem não poder comparecer à escola por motivo de trabalho durante o dia.

Solicitamos as famílias que nesse dia, se dirijam à quadra da escola para tomar conhecimento do plano de intervenção da escola e conversar com os professores. Não podemos atender todos de uma vez. Contamos com a colaboração dos pais nesse sentido.

Os alunos da escola de quinta e sexta série, com idade maior do que a prevista para essas séries foram contemplados com o Projeto Progressão da SEDU. Esses alunos terão apoio de um professor de Língua Portuguesa e Matemática. serão atendidos no horário dessas disciplinas em grupos pequenos e uma vez por semana, os novos professores, acompanharão os alunos em suas salas de aula.

Estudantes de 7ª e 8ª séries receberam um professor voluntário Caio, que irá atendê-los em Língua Portuguêsa em horário de aula.
O professor de Matemática que atendia aos sábados em 2011, voluntariamente, desistiu porque os alunos não compareciam.

Enfim, estamos tentanto de tudo para ajudar nossos alunos. Programamos várias atividades motivadoras e mais uma vez, todos nos mobilizamos em torno de uma intervenção para salvar o ano letivo. Mas tudo isso só dará certo, se houver interesse em aprender por parte dos educandos. Isso não podemos fazer por eles.

Contamos com o apoio dos alunos e das famílias para finalizarmos o ano letivo com sucesso! 
Atenciosamente, Rosemary Calazans Lopes - Pedagoga

Resultados da Recuperação do segundo trimestre


Acabou a segunda recuperação do ano de 2012 e muitos alunos continuam sem se recuperar. No primeiro trimestre o resultado foi péssimo.80% da escola ficou com rendimento abaixo do básico.

E nossa escola está acima da média, no IDEB.

 A equipe pedagógica convocou as famílias. Atendemos por turmas. A frequência dos pais foi boa, é importante rressaltar que alguns pais não compareceram.

No entando, passados alguns dias depois da reunião, os problemas voltaram a ocorrer com gande parte dos estudantes que não fazem nada em sala, conversam o tempo todo , brigam, não cumprem tarefas, não entregam trabalhos, pulam o muro, chegam atrasados para a segunda aula e levam falta na primeira, matam aulas e faltam sem justificativa.

Todo o conteúdo foi repetido pelos professores, tudo foi revisado. Alguns estudantes até reclamaram de tanta repetição e para nossa surprêsa, 50% dos alunos, após a recuperação ainda não se recuperou, ou seja, continuam com o resultado abaixo  do básico, correndo sério risco de reprovação.

CONTINUAM SEM NOTA E COM MUITAS FALTAS INJUSTIFICADAS.
251 FALTAS REPROVA! NÃO TEM COMO RECUPERAR FALTAS.
PASMEM!! PERGUNTAMOS A ALUNOS SE ELES NÃO SE PREOCUPAM EM PERDER O ANO, DISSERAM SIMPLESMENTE QUE NÃO!!!! É ASSUSTADORA A POSTURA DESSES ADOLESCENTES!!!!!!

Alguns sequer fizeram a prova de recuperação, outros, assinaram a prova e só não entregarm nos primeiros 10 minutos porque os professores só recebem prova depois de 40 minutos de tentativa.

Se a família não tomar alguma atitude de acompanhamento de perto, a situação vai ficar complicada no final do ano. O risco de reprovação existe e é muito grave!

Faltam poucos dias para encerrar o ano letivo e dá tempo de recuperar as notas, com muito estudo, sem internet,namoro, faceboock, msn, celular, festas, etc.

O momento é de disciplina e muito empenho para passar de ano. A escola já tomou suas medidas, mas não pode estudar pelos alunos.

Vamos correr atrás do tempo perdido e contamos com as famílias e os estudantes,  para que essa corrida seja vitoriosa.
Atenciosamente, Rosemary Calazans Lopes

Acabou Cozinha Brasil SESI_Maria Penedo




Durante duas semanas do mês de setembro nossos alunos, educadores e pais do turno vespertino e noturno, tiveram a oportunidade de participar do Cozinha Brasil.
A nutricionista Sheila e auxiliar de cozinha Jacilene, estiveram trabalhando com os inscritos.

Os cursistas aprenderam desde o momento da compra, higienização e preparo dos alimentos. 
No final ganharam um livro de receitas que junta nutrição, aproveitamento e sabor.
 Assistiram o filme "A dieta do palhaço" que ressaltou o estrago que os lanches do Mac Donald e outras empresas de fast food  pode causar ao organismo. 
Esperamos que os alunos repensem sua alimentação.
A obesidade é um problema mundial e o Brasil se aproxima dos países que tem grande número de crianças acima do peso, com colesterol alto, triglisserídios, diabetes, pressão alta e consequentemente, problemas com o coração
A escola está fazendo a sua parte. A mudança precisa ocorrer fora do ambiente escolar.
A merenda escolar é definida por nutricionista e muitos alunos não comem, optando por salgadinhos e etc. 
Uma vez ou outra comer alimentos sem valor nutricional pode, o que não podemos é fazer dessa escolha um hábito.
Estejamos alertas! O ditado dos nossos avós de que o peixe morre pela boca nunca foi tão atual.
Na antiguidade já se dizia "Mente sã em corpo são."

Rosemary Calazans Lopes - Pedagoga