“VOCÊ FAZ BOM USO DO MARKETING PESSOAL?” 8 DICAS BÁSICAS.

Há algum meses atrás conheci uma pessoa muito bacana, e a gente tem falado muito sobre a vida no geral, no modo como devemos agir diante de algumas situações, em como a inércia e a falta de atitude prejudicam o crescimento pessoal. Essa pessoa me fala repetidamente que as coisas não acontecem por acaso, e que nós temos que ter objetivos claros, bem definidos, e criar estratégias para que eles se tornem reais. Nada cai do céu, de mão beijada.
Em nossa última conversa, falamos sobre a imagem que passamos de nós mesmos às outras pessoas. Em palavras técnicas, seria: “Você faz bom uso do marketing pessoal?”.
Durante uma fase da vida – principalmente na adolescência – a timidez é comum. Fingir que não viu um vizinho só por ter vergonha de dar bom dia, gaguejar durante a apresentação de um trabalho na escola, deixar de conhecer aquele gatinho por não saber como começar uma conversa são casos que praticamente todo ser humano já passou. Mas o que acontece quando essa timidez continua quando você já é adulto? Será que ela é benéfica ou prejudicial? Imaginemos agora o oposto: sabe aquela pessoa espalhafatosa, cheia de gestos pra conversar, super extrovertida que chega até a ser inconveniente? Pois é. Estas pessoas não aplicam o marketing pessoal.
Muitas vezes passamos para outras pessoas algo que na verdade não somos. Por ter vergonha de dar bom dia, sorrir para um conhecido, perguntar ou questionar algo ou alguém, passamos a imagem de ‘mal-educados’, arrogante ou, na melhor das hipóteses, um bobo que não sabe conversar.  É possível crescer pessoal ou profissionalmente agindo desta forma?
Sou fotógrafa. Como vou oferecer meus serviços a alguém, se tenho vergonha de conversar? Como chego em uma festa/casamento/reunião/etc e aponto minha câmera (que só por ser DSRL já assusta pelo tamanho) para a cara de um cidadão, se não souber chegar educadamente, sorrindo e me fazendo parecer gentil e educada? “Ah, mas eu sou cheia de sorrisos, já chego abraçando e dando tapinhas amigáveis até em quem acabei de conhecer!” Você gosta, – ou melhor, confia – em pessoas assim?
Portanto, vamos a algumas dicas:
1- Construa uma auto-imagem otimista e positiva. Ninguém suporta pessoas mal-humoradas, que reclamam de tudo.
2- Seja educado: dê bom dia, boa tarde e boa noite ao chegar em um lugar. Despeça ao sair. Faça isso sempre, com todas as pessoas, seja ela seu chefe máximo ou o gari. Não diferencie as pessoas pelo cargo que ela ocupa na sociedade.
3- Cuide de sua aparência. Andar mal arrumado, amarrotado ou com as unhas sujas e imensas não vale. Chulé, mau-hálito e aquele odor debaixo do braço? Nem o diabo merece!
4- Demonstre iniciativa e persistência em tudo que faz. Respeite seus horários e compromissos. Auxilie quem precisa.
5- De tempos em tempos, peça um feedback para as pessoas para quem você trabalha, ou a quem saiba que te dará conselhos sinceros. Ouvir o que o outro tem a dizer sobre você – e refletir sobre isso – é uma forma de crescimento sem limites.
6- Se espelhe nas pessoas que você admira! Aprenda com elas a encarar desafios e desenvolver as características que você julga importantes. Não tenha vergonha de fazer isso, não é feio. Feio é imitar (o que é bem diferente de se espelhar).
7- Tenha prazer no que faz. Ninguém consegue seguir todas estas dicas se for uma pessoa frustada por trabalhar com algo que não goste. Procure e corra atrás de alguma tarefa que lhe dê prazer de acordar disposto e bem humorado a cada novo dia!
8- Seja feliz, Carpe Diem!
Compartilhe!