segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Prova de recuperação trimestral de Ciências - 7º ano 2; 7ªs séries 1,2 e 3

A prova de recuperação do 2º trimestre será dia 11/09/2015 (sexta-feira)

Conteúdo:
7º ano:
- Filos Porífera, Cnidária, Platelminta, Nematelminta, Mollusca, Anellida e Arthropoda.

7ª séries:
- Sistemas circulatório (e tecido sanguíneo), imunitário, urinário, nervoso e endócrino.


Bom estudo!
Estudem bastante!
Bj
Prof Sandra

Trabalho 7ª séries - 3º trimestre - Ciências

Segue nosso trabalho para o 3ª trimestre.
A data poderá ser alterada.


7ª 1
Trabalho de Ciências - 7ª série

Introdução: O trabalho a ser realizado, tratará sobre o corpo humano para que conheçam mais sobre a temática.

Tema: sistemas do corpo humano, incluindo as estruturas que formam os sistemas, sendo os seguintes temas a serem tratados:


·      Célula animal
·      Neurônio
·      Tecido epitelial
·      Tecidos musculares
·      Esquema que mostra desde a célula até o organismo com fotos ou desenhos
·      Pirâmide alimentar com alimentos que tenho todos os nutrientes
·      5 doenças causadas por falta de algum nutriente
·      Sistema digestório
·      Arcada dentária e dente por dentro
·      Sistema respiratório
·      Sistema cardiovascular mostrando as circulações
·      Coração
·      Tabela sobre grupos sanguíneos e identificação dos grupos
·      Sistema linfático
·      Sistema imunitário – tipos de leucócitos
·      Sistema Urinário
·      Rim
·      Formação de acne
·      Esqueleto e nomes dos ossos
·      Curvaturas da coluna
·      Sistema muscular
·      Olho
·      Doenças do olho e como é o formato do olho
·      Aparelho auditivo
·      Organização do sistema nervoso
·      Encéfalo e medula espinal
·      Sistema nervoso autônomo
·      Sistema endócrino - glândulas
·      Sistema genital masculino
·      Sistema genital feminino
·      Gêmeos
·      Esquema mostrando fecundação em relação ao ciclo menstrual
·      Amniocentese
·      Métodos contraceptivos
·      DSTs



Desenvolvimento: Os alunos deverão confeccionar um cartaz mostrando os sistemas que serão escolhidos por sorteio, seguindo as instruções para o trabalho - conteúdos que o trabalho deve ter:
- Nome e série do aluno;
- Título (nome do que está sendo mostrado ou título relacionado);
- Foto colorida ou desenho colorido (em tamanho visível);
- Identificação das partes desenhadas e suas funções. Ex.: sistema urinário: desenha o sistema e as funções dos órgãos.

Regras de desenvolvimento:
- Não serão aceitos trabalhos em que a escrita esteja em folhas coladas no cartaz;
- Serão descontados erros de português;
- O aluno apresentará seu trabalho à turma, podendo o professor fazer perguntas sobre o mesmo;
- Será levado em conta o material usado pelo aluno, forma de escrita e organização;
- A data de entrega e apresentação do trabalho não será prorrogada, salvo em caso de atestado médico. Caso não haja justificativa comprovada o aluno não será avaliado;
- Evite informações de Wikipédia.

Avaliação do trabalho
Valor do trabalho: 10,0 pontos, sendo que:
- 3,0 pontos serão de criatividade, zelo e inovação sobre o tema apresentado;
- 3,0 pontos serão de cumprimento sobre as regras de conteúdo do desenvolvimento;
- 2,0 pontos serão de apresentação do trabalho para os demais alunos;
- 2,0 pontos serão sobre cumprimento das demais regras estabelecidas no desenvolvimento.
Obs.: caso o trabalho seja em dupla, a participação de cada um também será avaliada e cada item (incluindo os anteriores) terão o valor de 2,0 pontos.


- Data única de entrega: 22/10/2015 (quinta-feira). Forma de trabalho: individual ou em duplas


7ª 2
Trabalho de Ciências - 7ª série

Introdução: O trabalho a ser realizado, tratará sobre o os tecidos animais relacionados a doenças do corpo humano para que conheçam mais sobre a temática.

Tema: tecidos animais e suas relações com doenças que afetam o ser humano, sendo os seguintes temas a serem tratados:

·      Drogas, efeitos e consequências X Tecido nervoso
·      Alzheimer X Tecido nervoso
·      Mal de Parkinson X Tecido Nervoso
·      Obesidade e riscos à saúde X Tecido adiposo
·      Osteoporose X Tecido ósseo
·      Osteogênese imperfeita X Tecido Cartilaginoso e ósseo
·      Artrose X Tecido cartilaginoso
·      Artrite X Tecido cartilaginoso
·      Acne X Tecido epitelial
·      Fraturas, luxação, entorses X Tecido ósseo
·      Leucemia X Tecido sanguíneo
·      Anemia X Tecido sanguíneo
·      Fibromialgia X Tecido Muscular
·      Distrofia muscular X Tecido Muscular
·      Esclerodermia X Tecido conjuntivo propriamente dito
·      Lúpus Eritematoso X Tecido conjuntivo propriamente dito


Desenvolvimento: Os alunos deverão confeccionar cartazes e/ou slides, mostrando a relação entre as doenças e o tecido que elas afetam, seguindo as instruções para o trabalho - conteúdos que o trabalho deve ter:
- Nomes dos componentes do grupo e série do aluno;
- Título (nome do que está sendo mostrado ou título relacionado);
- Fotos coloridas ou desenho colorido (em tamanho visível) que ilustrem o que está sendo falado;
- Explicação sobre o tecido a ser mostrado, falando sobre seus tipos (caso haja vários tipos do mesmo tecido), funções, onde podem ser encontrados, tipos de células presentes no tecido, entre outros;
- Como a doença afeta esse tecido;
- Quais causas, sintomas e tratamento da doença;
- Tipos diferentes da doença, caso haja vários tipos.

Regras de desenvolvimento:
- Não serão aceitos trabalhos em que a escrita esteja em folhas coladas no cartaz;
- Serão descontados erros de português;
- O aluno apresentará seu trabalho à turma, podendo o professor fazer perguntas sobre o mesmo;
- Será levado em conta o material usado pelo aluno, ilustrações selecionadas forma de escrita e organização;
- Os slides devem ser salvos em Power Point, em um pendrive e enviados para o email do aluno;
- A apresentação à turma será feita durante uma semana de acordo com o tempo de duração dos grupos e da quantidade de grupos existentes;
- A apresentação terá no mínimo 10 e no máximo 15 minutos, devendo ser comunicado ao professor o tempo que o grupo irá utilizar;
- O aluno que atrapalhar a apresentação do outro terá desconto de pontuação do mesmo e de todo seu grupo.
- Evite informações do Wikipédia;
- As dúvidas sobre o trabalho, pesquisa, organização e apresentação podem ser tiradas com o professor durante as aulas;
- A data de entrega e apresentação do trabalho não será prorrogada, salvo em caso de atestado médico. Caso não haja justificativa comprovada o aluno não será avaliado.

Avaliação do trabalho
Valor do trabalho: 10,0 pontos, sendo que:
- 2,0 pontos serão de criatividade, zelo e inovação sobre o tema apresentado;
- 2,0 pontos serão de cumprimento sobre as regras de conteúdo do desenvolvimento;
- 2,0 pontos serão de apresentação do trabalho para os demais alunos;
- 2,0 pontos serão sobre cumprimento das demais regras estabelecidas no desenvolvimento;
- 2,0 pontos serão da participação individual de cada aluno na confecção e apresentação do trabalho.

- Data de início: 22/10/2015 (quinta-feira).
Forma de trabalho: dupla ou grupo de 3 pessoas



7ª 3
Trabalho de Ciências - 7ª série

Introdução: O trabalho a ser realizado, tratará sobre o corpo humano para que conheçam mais sobre a temática.

Tema: sistemas do corpo humano, incluindo as estruturas que formam os sistemas, sendo os seguintes temas a serem tratados:

·      Célula animal
·      Neurônio
·      Sistema digestório
·      Arcada dentária
·      Dente por dentro
·      Sistema respiratório
·      Sistema cardiovascular Coração
·      Sistema linfático
·      Sistema Urinário
·      Rim
·      Esqueleto e nomes dos ossos
·      Aparelho auditivo
·      Encéfalo
·      Medula espinal
·      Pâncreas
·      Fígado
·      Espermatozóide
·      Sistema genital masculino
·      Sistema genital feminino


Desenvolvimento: Os alunos deverão confeccionar uma maquete mostrando os sistemas que serão escolhidos por sorteio, seguindo as instruções para o trabalho - conteúdos que devem estar na maquete:
- Nome e série do aluno;
- A representação do o tema escolhido mostrando suas partes e funções.

Regras de desenvolvimento:
- O tamanho mínimo da maquete (órgão, sistema) deve ser de 30 centímetros;
- A maquete a ser construída não poderá usar isopor em sua base;
- A maquete deverá estar exposta sobre uma superfície (Cartolina, papelão, madeira);
- - O aluno apresentará seu trabalho à turma, podendo o professor fazer perguntas sobre o mesmo;
- Será levado em conta o material usado pelo aluno, criatividade e organização;
- A data de entrega e apresentação do trabalho não será prorrogada, salvo em caso de atestado médico. Caso não haja justificativa comprovada o aluno não será avaliado;
- Evite informações do Wikipédia.

Avaliação do trabalho
Valor do trabalho: 10,0 pontos, sendo que:
- 2,0 pontos serão de criatividade, zelo e inovação sobre o tema apresentado;
- 2,0 pontos serão de cumprimento sobre as regras de conteúdo do desenvolvimento;
- 2,0 pontos serão de apresentação do trabalho para os demais alunos;
- 2,0 pontos serão sobre cumprimento das demais regras estabelecidas no desenvolvimento.
- 2,0 pontos de participação de cada aluno na dupla na confecção e apresentação do trabalho.

- Data única de entrega: 22/10/2015 (quinta-feira)
Forma de trabalho: Em dupla

p>
- 2,0 pontos serão de apresentação do trabalho para os demais alunos;
- 2,0 pontos serão sobre cumprimento das demais regras estabelecidas no desenvolvimento;
- 2,0 pontos serão da participação individual de cada aluno na confecção e apresentação do trabalho.

- Data de início: 22/10/2015 (quinta-feira).
Forma de trabalho: dupla ou grupo de 3 pessoas

Trabalho 7º ano 2 - 3º trimestre - Ciências

Segue como o trabalho deverá ser realizado.
Lembrando que será individual!
Ocorreu uma mudança de data por causa do feriado de outubro e esta data anda pode ser alterada.

Trabalho de Ciências - 6ª série/7º ano

Introdução: O trabalho a ser realizado, tratará sobre animais e plantas ameaçados de extinção do nosso Estado e sobre nosso Oceano para que conheçam mais sobre a temática e será feito individualmente.

Tema: espécies ameaçadas de extinção da MA (Mata Atlântica) do ES e do Oceano Atlântico. Sendo os seguintes espécies da lista de temas:


·      tatu-canastra
·      muriqui
·      onça pintada
·      preguiça-de-coleira
·      sagui-da-serra
·      anta, macuco
·      jaó-do-sul
·      águia-real
·      mutum de penacho
·      papagaio-moleiro
·      tartaruga-gigante
·      tartaruga-verde
·      surucucu
·      baleia-azul
·      tubarão-baleia
·      jararaca
·      albatroz
·      uru-do-nordeste
·      guigó
·      jaguatirica
·      toninha
·      cutia
·      onça-parda ou suçuarana
·      papagaio-galego
·      tartaruga de pente
·      rã-do-riacho
·      mero
·      besouro- ola-bosta
·      baleia-franca-do-sul
·      rato-do-mato
·      beija-flor-rajado
·      pica-pau-de-coleira
·      biririca
·      besouro-de-chifre
·      Jacarandá
·      Pau-brasil




Desenvolvimento: Os alunos deverão confeccionar um cartaz sobre os animais ameaçados de extinção, escolhidos por sorteio, seguindo as instruções para o trabalho - conteúdos que o trabalho deve ter:
- Nome e série do aluno;
- Título (nome da espécie ou título relacionado);
- Foto colorida ou desenho da espécie (em tamanho visível);
- Classificação científica: REFICOFAGE e outros nomes populares, se o animal tiver;
- Habitat: onde vive
- Alimentação: o que come
- Reprodução: se tem uma parceira apenas, época de reprodução, quantos filhotes tem, época de reprodução, etc
- Alguma curiosidade sobre o ser, se possível. Como, por exemplo, um ritual de acasalamento, mudança de forma, por que recebeu esse nome, queda de pêlos, folhas, dentre outros;
- Quantas espécies estão ameaçadas de extinção no ES e a lista das espécies mais ameaçadas do ES.
- Quantas espécies estão ameaçadas no Brasil e a lista das espécies mais ameaçadas no Brasil.;
- Lista dos mais ameaçados no Mundo.

Regras de desenvolvimento:
- Não serão aceitos trabalhos em que a escrita esteja em folhas coladas no cartaz;
- Serão descontados erros de português;
- O aluno apresentará seu trabalho à turma, podendo o professor fazer perguntas sobre o mesmo;
- Será levado em conta o material usado pelo aluno, forma de escrita e organização;
- A data de entrega e apresentação do trabalho não será prorrogada, salvo em caso de atestado médico. Caso não haja justificativa comprovada o aluno não será avaliado;
- Evite informações do Wikipédia.

Avaliação do trabalho
Valor do trabalho: 10,0 pontos, sendo que:
- 3,0 pontos serão de criatividade, zelo e inovação sobre o tema apresentado;
- 3,0 pontos serão de cumprimento sobre as regras de conteúdo do desenvolvimento;
- 2,0 pontos serão de apresentação do trabalho para os demais alunos;
- 2,0 pontos serão sobre cumprimento das demais regras estabelecidas no desenvolvimento.
Obs.: caso o trabalho seja em dupla, a participação de cada um também será avaliada e cada item (incluindo os anteriores) terão o valor de 2,0 pontos.

- Data única de entrega: 22/10/2015 (quinta-feira).
- Forma de trabalho: individual ou em duplas





Maquete sobre Artrópodes e Equinodermos- 6ª série/7º ano

Introdução: O trabalho a ser realizado, tratará sobre animais artrópodes e equinodermos para que conheçam mais sobre os grupos.

Tema: espécies de artrópodes e equinodermos, sendo os seguintes animais da lista de temas:
Formiga
Viuva-negra
Lagosta
Borboleta
Libélula
Esperança
Abelha
Escorpião
Lacraia
Lagarta
Cupim
Gafanhoto
Besouro
Carrapato
Piolho-de-cobra
Estrela-do-mar
Percevejo
Caranguejeira
Mosquito
Caranguejo
Bicho-pau
Ouriço-do-mar
Louva-deus
Ácaro
Barata
Siri
Joaninha
Bolacha-da-praia
Piolho
Pulga
Mosca
Camarão
Bicho-folha
Pepino-do-mar
Traça


Desenvolvimento: Os alunos desenvolverão uma maquete do animal escolhido, demonstrando as suas características gerais, seguindo as instruções para o trabalho – conteúdos que dever estar na maquete:
- Nome e série do aluno;
- Foto ou figura do animal representado;
- A representação do animal.

Regras de desenvolvimento:
- O tamanho mínimo da maquete (animal) deve ser de 12 centímetros e o máximo de 30 centímetros;.
- A maquete a ser construída não poderá usar isopor em sua base;
- A maquete deverá estar exposta sobre uma superfície (Cartolina, papelão, madeira);
- Deve-se obedecer as características gerais do animal representado, como número de pernas, número de antenas e divisão do corpo;
- O aluno apresentará seu trabalho à turma, podendo o professor fazer perguntas sobre o mesmo;
- Será levado em conta o material usado pelo aluno, criatividade e organização;
- A data de entrega e apresentação do trabalho não será prorrogada, salvo em caso de atestado médico. Caso não haja justificativa comprovada o aluno não será avaliado;
- Evite informações do Wikipédia.

Avaliação do trabalho
Valor do trabalho: 10,0 pontos, sendo que:
- 3,0 pontos serão de criatividade, zelo e inovação sobre o tema apresentado;
- 3,0 pontos serão de cumprimento das instruções do conteúdo do desenvolvimento;
- 2,0 pontos serão de apresentação do trabalho para os demais alunos;
- 2,0 pontos serão sobre cumprimento das demais regras estabelecidas no desenvolvimento.
Obs.: caso o trabalho seja em dupla, a participação de cada um também será avaliada e cada item (incluindo os anteriores) terão o valor de 2,0 pontos.
EXEMPLO:


- Data para entrega: 22/10/2015 (quinta-feira). Forma de trabalho: individual ou em dupla.

Avaliações do 3º trimestre - prof Sandra

Olá queridos alunos, serão dadas as seguintes avaliações em nosso último trimestre de 2015:

- 7º ano 2:
- Atividade avaliativa: 10,0 pontos
- Prova: 10,0 pontos
- Exercícios no caderno, atividades em sala e para casa, participação dos questionamentos, tarefas: 10,0 pontos
- Trabalho sobre espécies ameaçadas de extinção, artrópodes e equinodermos: 10,0 pontos


-7ª séries
-Atividade avaliativa: 10,0 pontos
- Prova: 10,0 pontos
- Exercícios no caderno, atividades em sala e para casa, participação dos questionamentos, tarefas: 10,0 pontos
- Trabalho sobre o corpo humano e doenças: 10,0 pontos


At

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Avaliação de Ciências - 7ªs séries

A Avaliação de Ciências para as sétimas séries será dia 27/08/2015 (quinta-feira)
Valor: 10,0 pontos
Assunto: Sistemas urinário, nervoso e endócrino

At
Um ótimo estudo!
Professora Sandra

Avaliação de Ciências 6ª série 1, 7º ano 1 e 7º ano 2 Profªs Lais e Sandra

A avaliação de Ciências para a sexta série e os sétimos anos será realizada no dia 25/08/2015.
Valor: 10,0 pontos
Assunto: Filo Mollusca, Filo Annelida e Filo Arthrópoda.

Estudem!!

Profª Lais e Profª Sandra
PROVA DE MATEMÁTICA PARA 8ª 2   E 3   ;  7ª2  E 3 
DIA : 20/08/2015 QUINTA-FEIRA VALOR 10 PONTOS

EXERCÍCIOS AVALIATIVO VALOR  5 PONTOS
DIA; 18/08/2015  TERÇA-FEIRA

MATÉRIA DA PROVA : 
NO CADERNO  

9º ANO: EQUAÇÕES,  TEOREMA DE TALES, RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO ...

8º ANO 2 SISTEMA DE EQUAÇÕES FRACIONÁRIAS  E EQUAÇÕES FRACIONÁRIAS.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

APRESENTAÇÃO EM SALA - HISTÓRIA (SÉTIMA SÉRIE)

Os alunos de todas as Sétimas séries estão apresentando o conteúdo de "REVOLUÇÃO INDUSTRIAL" dentro das aulas de História valendo ponto. 

Os alunos tem de fazer estudo prévio dos assuntos e apresentar para aos colegas. 

Peço aos senhores responsáveis que cobrem dos alunos o acompanhamento da matéria. Assim que esse conteúdo terminar haverá a última prova de História do trimestre.

Rodrigo Lima
Professor de História.

PROVA DE HISTÓRIA (OITAVA SÉRIE)

PROVA DE HISTÓRIA

DATA: 19/08/2015 (Quarta-feira)

VALOR: 10,0 pts.

CONTEÚDO: Módulo 4; Capítulo 7 e 8. (Brasil: A Crise da 
República Oligárquica e Vargas equilibra-se no poder)

OBS (I): Para a oitava 03 a prova segue marcada para o 
mesmo dia. Irei negociar com algum professor para aplicar.

Rodrigo Lima
Professor de História