segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Jornada de Planejamento Pedagógico de 01/10/2012



No dia 27 de setembro eu e a professora Emanuele de Língua Portuguesa, estivemos em reunião na Superintendência para apresentação e avaliação dos resultados do segundo trimestre. Nossa escola apresentou os índices e retornou no dia 01/10/2012, para discutir na J.P.P, conforme calendário nossos resultados.


A falta de compromisso e interesse de grande parte dos alunos com os estudos foi um probelma apontado por todos. Além disso, os atrasos na primeira aula, matação de aulas, indisciplina, não cumprimento das atividades, esquecimento dos livros e faltas continuam atrapalhando os estudantes.

Outro problema muto grave é a falta de base de grande parte dos alunos. Chegam à 5ª série lendo mal, não conseguem interpretar textos simples, escrevem muito errado e não sabem resolver problemas de simples de adição, subtração, divisão e multiplicação. Alguns não dominam a tabuada de 2.

Aluno não aprende sem acompanhamento familiar. Os familiares não precisam saber o assunto e entendemos que precisam trabalhar, mas podem cobrar dos estudantes olhando os cadernos, entrando na internet e verificando as notas dos alunos, marcando horário com a escola para conversar com os professores durante o horário de planejamento dos mesmos das 13 às 18 horas.

Lembramos que o expediente dos profissionais da escola termina as 18 horas e os mesmos tem outros compromissos depois desse horário.

Cada professor elaborou um plano de intervenção, visando proporcionar aos alunos condições para sua recuperação.

Também os professores acordaram de vir à noite, no dia 09/10, às 18:30 para fazer uma reunião de pais, a fim de atender aos pais que dizem não poder comparecer à escola por motivo de trabalho durante o dia.

Solicitamos as famílias que nesse dia, se dirijam à quadra da escola para tomar conhecimento do plano de intervenção da escola e conversar com os professores. Não podemos atender todos de uma vez. Contamos com a colaboração dos pais nesse sentido.

Os alunos da escola de quinta e sexta série, com idade maior do que a prevista para essas séries foram contemplados com o Projeto Progressão da SEDU. Esses alunos terão apoio de um professor de Língua Portuguesa e Matemática. serão atendidos no horário dessas disciplinas em grupos pequenos e uma vez por semana, os novos professores, acompanharão os alunos em suas salas de aula.

Estudantes de 7ª e 8ª séries receberam um professor voluntário Caio, que irá atendê-los em Língua Portuguêsa em horário de aula.
O professor de Matemática que atendia aos sábados em 2011, voluntariamente, desistiu porque os alunos não compareciam.

Enfim, estamos tentanto de tudo para ajudar nossos alunos. Programamos várias atividades motivadoras e mais uma vez, todos nos mobilizamos em torno de uma intervenção para salvar o ano letivo. Mas tudo isso só dará certo, se houver interesse em aprender por parte dos educandos. Isso não podemos fazer por eles.

Contamos com o apoio dos alunos e das famílias para finalizarmos o ano letivo com sucesso! 
Atenciosamente, Rosemary Calazans Lopes - Pedagoga

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