TEMA: RECICLANDO E APRENDENDO QUÍMICA
Turmas: 8ª1, 8ª2 e 8ª3.
Professor: Vinícius Carneiro de Oliveira
Data para entrega: 22/08 (Sexta-feira)
Objetivo: Contribuir com o meio ambiente,
realizando uma reciclagem de caixas de leite ou suco tetra-pak de volume de 1
litro para construção de uma tabela periódica dos elementos.
Metodologia:
Cada aluno ficará responsável pela construção de um
elemento químico da tabela periódica. Para isso, ele usará uma caixa de leite
ou suco tetra-pak (previamente higienizada), e colará na frente da caixa as
informações sobre o elemento químico no qual ele está responsável. As
informações deverão seguir totalmente as regras abaixo, para que haja uma
padronização na tabela.
As informações deverão ser impressas
em um papel demarcado com 16 cm de altura e 9 cm de comprimento. O modelo para
elaboração estará disponível em meu blog (www.biouai.blogspot.com.br) em um arquivo do Word, pronto para a edição.
As
informações do elemento deverão estar conforme o esquema abaixo:
Símbolo químico:
Elementos Sólidos: Letra: Arial - Tamanho: 140 - Cor: Preta
Elementos Gasosos: Letra: Arial - Tamanho: 140 - Cor: Azul
Elementos líquidos: Letra: Arial - Tamanho: 140 - Cor: Vermelha
Elementos Artificiais: Letra: Arial - Tamanho: 140 - Cor: Apenas
o contorno preto
Número atômico:
Letra: Arial - Tamanho: 50 NEGRITO - Cor: Preta
Nome do elemento: Letra: Arial - Tamanho: 35 NEGRITO - Cor: Preta
Massa atômica:
Letra: Arial - Tamanho: 40 - Cor: Vermelha
Distribuição eletrônica: Letra: Arial
- Tamanho: 30 - Cor: Preta
Cores de Preenchimento
Hidrogênio:
Preenchimento Branco
Metais:
Preenchimento Amarelo
Não-metais:
Preenchimento Azul claro
Gases nobres:
Preenchimento: Rosa claro
Avaliação do trabalho
O trabalho será avaliado em 7,0
pontos no total, seguindo as seguintes especificações abaixo:
·
Cada dia de
atraso na entrega do trabalho, o mesmo valerá 2,0 pontos a menos, portanto o
trabalho deverá ser entregue até o dia 22/08 (sexta-feira) para ter avaliação
total;
·
Ao trabalho que
não apresentar todas informações solicitadas dos elementos, será descontado 1,0
ponto por informação que esteja faltando ou que não seja correta;
·
A cada informação
que não seguir a regra acima, será descontado 1,0 ponto do trabalho por
informação;
Conclusão:
Será construída uma tabela periódica juntando os elementos químicos construídos
pelos alunos. A tabela será exposta na mostra cultural e utilizada em sala de
aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário