segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Trabalho 7º ano 2 - 3º trimestre - Ciências

Segue como o trabalho deverá ser realizado.
Lembrando que será individual!
Ocorreu uma mudança de data por causa do feriado de outubro e esta data anda pode ser alterada.

Trabalho de Ciências - 6ª série/7º ano

Introdução: O trabalho a ser realizado, tratará sobre animais e plantas ameaçados de extinção do nosso Estado e sobre nosso Oceano para que conheçam mais sobre a temática e será feito individualmente.

Tema: espécies ameaçadas de extinção da MA (Mata Atlântica) do ES e do Oceano Atlântico. Sendo os seguintes espécies da lista de temas:


·      tatu-canastra
·      muriqui
·      onça pintada
·      preguiça-de-coleira
·      sagui-da-serra
·      anta, macuco
·      jaó-do-sul
·      águia-real
·      mutum de penacho
·      papagaio-moleiro
·      tartaruga-gigante
·      tartaruga-verde
·      surucucu
·      baleia-azul
·      tubarão-baleia
·      jararaca
·      albatroz
·      uru-do-nordeste
·      guigó
·      jaguatirica
·      toninha
·      cutia
·      onça-parda ou suçuarana
·      papagaio-galego
·      tartaruga de pente
·      rã-do-riacho
·      mero
·      besouro- ola-bosta
·      baleia-franca-do-sul
·      rato-do-mato
·      beija-flor-rajado
·      pica-pau-de-coleira
·      biririca
·      besouro-de-chifre
·      Jacarandá
·      Pau-brasil




Desenvolvimento: Os alunos deverão confeccionar um cartaz sobre os animais ameaçados de extinção, escolhidos por sorteio, seguindo as instruções para o trabalho - conteúdos que o trabalho deve ter:
- Nome e série do aluno;
- Título (nome da espécie ou título relacionado);
- Foto colorida ou desenho da espécie (em tamanho visível);
- Classificação científica: REFICOFAGE e outros nomes populares, se o animal tiver;
- Habitat: onde vive
- Alimentação: o que come
- Reprodução: se tem uma parceira apenas, época de reprodução, quantos filhotes tem, época de reprodução, etc
- Alguma curiosidade sobre o ser, se possível. Como, por exemplo, um ritual de acasalamento, mudança de forma, por que recebeu esse nome, queda de pêlos, folhas, dentre outros;
- Quantas espécies estão ameaçadas de extinção no ES e a lista das espécies mais ameaçadas do ES.
- Quantas espécies estão ameaçadas no Brasil e a lista das espécies mais ameaçadas no Brasil.;
- Lista dos mais ameaçados no Mundo.

Regras de desenvolvimento:
- Não serão aceitos trabalhos em que a escrita esteja em folhas coladas no cartaz;
- Serão descontados erros de português;
- O aluno apresentará seu trabalho à turma, podendo o professor fazer perguntas sobre o mesmo;
- Será levado em conta o material usado pelo aluno, forma de escrita e organização;
- A data de entrega e apresentação do trabalho não será prorrogada, salvo em caso de atestado médico. Caso não haja justificativa comprovada o aluno não será avaliado;
- Evite informações do Wikipédia.

Avaliação do trabalho
Valor do trabalho: 10,0 pontos, sendo que:
- 3,0 pontos serão de criatividade, zelo e inovação sobre o tema apresentado;
- 3,0 pontos serão de cumprimento sobre as regras de conteúdo do desenvolvimento;
- 2,0 pontos serão de apresentação do trabalho para os demais alunos;
- 2,0 pontos serão sobre cumprimento das demais regras estabelecidas no desenvolvimento.
Obs.: caso o trabalho seja em dupla, a participação de cada um também será avaliada e cada item (incluindo os anteriores) terão o valor de 2,0 pontos.

- Data única de entrega: 22/10/2015 (quinta-feira).
- Forma de trabalho: individual ou em duplas





Maquete sobre Artrópodes e Equinodermos- 6ª série/7º ano

Introdução: O trabalho a ser realizado, tratará sobre animais artrópodes e equinodermos para que conheçam mais sobre os grupos.

Tema: espécies de artrópodes e equinodermos, sendo os seguintes animais da lista de temas:
Formiga
Viuva-negra
Lagosta
Borboleta
Libélula
Esperança
Abelha
Escorpião
Lacraia
Lagarta
Cupim
Gafanhoto
Besouro
Carrapato
Piolho-de-cobra
Estrela-do-mar
Percevejo
Caranguejeira
Mosquito
Caranguejo
Bicho-pau
Ouriço-do-mar
Louva-deus
Ácaro
Barata
Siri
Joaninha
Bolacha-da-praia
Piolho
Pulga
Mosca
Camarão
Bicho-folha
Pepino-do-mar
Traça


Desenvolvimento: Os alunos desenvolverão uma maquete do animal escolhido, demonstrando as suas características gerais, seguindo as instruções para o trabalho – conteúdos que dever estar na maquete:
- Nome e série do aluno;
- Foto ou figura do animal representado;
- A representação do animal.

Regras de desenvolvimento:
- O tamanho mínimo da maquete (animal) deve ser de 12 centímetros e o máximo de 30 centímetros;.
- A maquete a ser construída não poderá usar isopor em sua base;
- A maquete deverá estar exposta sobre uma superfície (Cartolina, papelão, madeira);
- Deve-se obedecer as características gerais do animal representado, como número de pernas, número de antenas e divisão do corpo;
- O aluno apresentará seu trabalho à turma, podendo o professor fazer perguntas sobre o mesmo;
- Será levado em conta o material usado pelo aluno, criatividade e organização;
- A data de entrega e apresentação do trabalho não será prorrogada, salvo em caso de atestado médico. Caso não haja justificativa comprovada o aluno não será avaliado;
- Evite informações do Wikipédia.

Avaliação do trabalho
Valor do trabalho: 10,0 pontos, sendo que:
- 3,0 pontos serão de criatividade, zelo e inovação sobre o tema apresentado;
- 3,0 pontos serão de cumprimento das instruções do conteúdo do desenvolvimento;
- 2,0 pontos serão de apresentação do trabalho para os demais alunos;
- 2,0 pontos serão sobre cumprimento das demais regras estabelecidas no desenvolvimento.
Obs.: caso o trabalho seja em dupla, a participação de cada um também será avaliada e cada item (incluindo os anteriores) terão o valor de 2,0 pontos.
EXEMPLO:


- Data para entrega: 22/10/2015 (quinta-feira). Forma de trabalho: individual ou em dupla.

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