Lembrando que será individual!
Ocorreu uma mudança de data por causa do feriado de outubro e esta data anda pode ser alterada.
Trabalho de Ciências - 6ª série/7º ano
Introdução: O trabalho a ser realizado, tratará sobre animais e plantas ameaçados de
extinção do nosso Estado e sobre nosso Oceano para que conheçam mais sobre a
temática e será feito individualmente.
Tema: espécies
ameaçadas de extinção da MA (Mata Atlântica) do ES e do Oceano Atlântico. Sendo
os seguintes espécies da lista de temas:
·
tatu-canastra
·
muriqui
·
onça pintada
·
preguiça-de-coleira
·
sagui-da-serra
·
anta, macuco
·
jaó-do-sul
·
águia-real
·
mutum de penacho
·
papagaio-moleiro
·
tartaruga-gigante
·
tartaruga-verde
·
surucucu
·
baleia-azul
·
tubarão-baleia
·
jararaca
·
albatroz
·
uru-do-nordeste
·
guigó
·
jaguatirica
·
toninha
·
cutia
·
onça-parda ou suçuarana
·
papagaio-galego
·
tartaruga de pente
·
rã-do-riacho
·
mero
·
besouro- ola-bosta
·
baleia-franca-do-sul
·
rato-do-mato
·
beija-flor-rajado
·
pica-pau-de-coleira
·
biririca
·
besouro-de-chifre
·
Jacarandá
·
Pau-brasil
Desenvolvimento: Os alunos deverão confeccionar um cartaz sobre os animais
ameaçados de extinção, escolhidos por sorteio, seguindo as instruções para o trabalho -
conteúdos que o trabalho deve ter:
- Nome e série do aluno;
- Título (nome da espécie ou título relacionado);
- Foto colorida ou desenho da espécie (em tamanho visível);
- Classificação científica: REFICOFAGE e outros nomes
populares, se o animal tiver;
- Habitat: onde vive
- Alimentação: o que come
- Reprodução: se tem uma parceira apenas, época de
reprodução, quantos filhotes tem, época de reprodução, etc
- Alguma curiosidade sobre o ser, se possível. Como, por
exemplo, um ritual de acasalamento, mudança de forma, por que recebeu esse
nome, queda de pêlos, folhas, dentre outros;
- Quantas espécies estão ameaçadas de extinção no ES e a lista
das espécies mais ameaçadas do ES.
- Quantas espécies estão ameaçadas no Brasil e a lista das
espécies mais ameaçadas no Brasil.;
- Lista dos mais ameaçados no Mundo.
Regras de
desenvolvimento:
- Não serão aceitos trabalhos em que a escrita esteja em
folhas coladas no cartaz;
- Serão descontados erros de português;
- O aluno apresentará seu trabalho à turma, podendo o
professor fazer perguntas sobre o mesmo;
- Será levado em conta o material usado pelo aluno, forma
de escrita e organização;
- A data de entrega e apresentação do trabalho não será
prorrogada, salvo em caso de atestado médico. Caso não haja justificativa
comprovada o aluno não será avaliado;
- Evite informações do Wikipédia.
Avaliação
do trabalho
Valor do trabalho: 10,0 pontos, sendo
que:
- 3,0 pontos serão de criatividade, zelo
e inovação sobre o tema apresentado;
- 3,0 pontos serão de cumprimento sobre
as regras de conteúdo do desenvolvimento;
- 2,0 pontos serão de apresentação do
trabalho para os demais alunos;
- 2,0 pontos serão sobre cumprimento das
demais regras estabelecidas no desenvolvimento.
Obs.: caso o trabalho seja em dupla, a
participação de cada um também será avaliada e cada item (incluindo os
anteriores) terão o valor de 2,0 pontos.
- Data única de entrega: 22/10/2015 (quinta-feira).
- Forma de
trabalho: individual ou em duplas
Maquete sobre Artrópodes e Equinodermos- 6ª
série/7º ano
Introdução: O trabalho a ser realizado,
tratará sobre animais artrópodes e equinodermos para que conheçam mais sobre os
grupos.
Tema: espécies de
artrópodes e equinodermos, sendo os seguintes animais da lista de temas:
Formiga
|
Viuva-negra
|
Lagosta
|
Borboleta
|
Libélula
|
Esperança
|
Abelha
|
Escorpião
|
Lacraia
|
Lagarta
|
Cupim
|
Gafanhoto
|
Besouro
|
Carrapato
|
Piolho-de-cobra
|
Estrela-do-mar
|
Percevejo
|
Caranguejeira
|
Mosquito
|
Caranguejo
|
Bicho-pau
|
Ouriço-do-mar
|
Louva-deus
|
Ácaro
|
Barata
|
Siri
|
Joaninha
|
Bolacha-da-praia
|
Piolho
|
Pulga
|
Mosca
|
Camarão
|
Bicho-folha
|
Pepino-do-mar
|
Traça
|
Desenvolvimento: Os alunos desenvolverão uma maquete do
animal escolhido, demonstrando as suas características gerais, seguindo as instruções
para o trabalho – conteúdos que dever estar na maquete:
- Nome e série
do aluno;
- Foto ou figura
do animal representado;
- A
representação do animal.
Regras de desenvolvimento:
- O tamanho mínimo da maquete
(animal) deve ser de 12 centímetros e o máximo de 30 centímetros;.
- A maquete a ser construída não poderá
usar isopor em sua base;
- A maquete deverá estar exposta
sobre uma superfície (Cartolina, papelão, madeira);
- Deve-se obedecer as
características gerais do animal representado, como número de pernas, número de
antenas e divisão do corpo;
- O aluno apresentará seu trabalho à turma, podendo o
professor fazer perguntas sobre o mesmo;
- Será levado em conta o material usado pelo aluno,
criatividade e organização;
- A data de entrega e apresentação do trabalho não será
prorrogada, salvo em caso de atestado médico. Caso não haja justificativa
comprovada o aluno não será avaliado;
- Evite informações do Wikipédia.
Avaliação
do trabalho
Valor do trabalho: 10,0 pontos, sendo
que:
- 3,0 pontos serão de criatividade, zelo
e inovação sobre o tema apresentado;
- 3,0 pontos serão de cumprimento das
instruções do conteúdo do desenvolvimento;
- 2,0 pontos serão de apresentação do
trabalho para os demais alunos;
- 2,0 pontos serão sobre cumprimento das
demais regras estabelecidas no desenvolvimento.
Obs.: caso o trabalho seja em dupla, a
participação de cada um também será avaliada e cada item (incluindo os
anteriores) terão o valor de 2,0 pontos.
EXEMPLO:
- Data para entrega: 22/10/2015 (quinta-feira). Forma de trabalho: individual ou em
dupla.
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