Caros Pais e Alunos:
Como dito em sala de aula e na reunião de pais sobre a importância do conhecimento da História da Arte, para alunos e porque não para a sociedade, que vem sendo cobrada no Enem e Vestibular, segue abaixo informativo sobre este assunto.
Arte está em exames de Enem, Unesp, UnB e FGV-Direito
01/09/2009
PATRÍCIA GOMES
da Folha de S.Paulo
da Folha de S.Paulo
Além de exigir que o aluno domine as disciplinas tradicionais do ensino médio, tornou-se comum os vestibulares cobrarem também conhecimentos de arte, que são pedidos inclusive no novo Enem.
Questões sobre manifestações plásticas, cênicas e visuais e sobre música deverão ser respondidas, ao menos, pelos 4,5 milhões de estudantes inscritos no Enem e pelos candidatos de Unesp, FGV-Direito e UnB (Universidade de Brasília).
Mas não é preciso entrar em pânico. Os organizadores dos exames seletivos dizem que não serão cobrados conhecimentos específicos, mas sim capacidades interpretativas, de relacionar as artes com outras disciplinas e com o cotidiano.
Na Unesp, a disciplina foi incluída no programa neste ano, como parte de um conjunto de alterações que modificou todo o vestibular da instituição.
Também no novo Enem é a primeira vez que as artes estão explicitamente entre as matérias cobradas.
Inep e Vunesp, organizadores, respectivamente, do Enem e do exame da Unesp, dizem que o conteúdo de suas provas é baseado nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que orientam o currículo do ensino médio. Ou seja, não vão pedir nada além do que o aluno aprendeu na escola.
A Fuvest só cobra artes na prova de habilidades específicas.
Na FGV-Direito e na UnB, as questões de artes não são novidade. Desde o primeiro vestibular para direito na FGV, em 2004, o exame tem perguntas de artes visuais (plásticas e cinema) e literatura.
José Garcez Ghirardi, coordenador de metodologia, diz que, para a FGV, cobrar habilidades nessa área ajuda a selecionar os alunos que a instituição quer. "Eles devem ser capazes de apontar formas diferentes de construir o mundo", diz.
Uma dica para ir bem na prova de artes é estar atento às opções de lazer e cultura. "Incentivo os alunos a irem a museus, cinema, teatro", diz Augusta Pereira, professora de literatura do Cursinho do XI, que vê nos passeios uma forma de complementar o aprendizado.
Mas a coordenação do vestibular da Unesp adverte: "Conselhos como sugerir que se vejam mais filmes ou mais peças de teatro ou se visitem mais museus são ineficientes se o aluno não apresentou um desempenho satisfatório ao longo dos anos de escola, pois não o levarão a aprender o que não aprendeu no tempo devido".
O formato deixa o vestibulando Esdras dos Santos, 24, tranquilo. Candidato a arquitetura, ele dá aulas de violão e já fez vários cursos de desenho.
Esdras diz que intensificou idas a museus no último ano e, na companhia da namorada -também vestibulanda-, tem assistido a filmes relacionados a história, literatura e arte. Ele ainda usa da internet para pesquisar mais sobre os temas.
As questões sobre artes, que se inserem na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, abordam, além da cultura, as funções da arte na sociedade e sua história, envolvendo a evolução das quatro linguagens: Música, Dança, Teatro e Artes Visuais.
Para uma melhor organização de estudo e entendimento, a história da arte foi dividida em períodos históricos não rígidos em suas demarcações. Alguns autores divergem um pouco sobre início e fim dos períodos, mas de qualquer forma, deve-se considerar que a evolução artística vai acontecendo sem que se perceba, as técnicas modificam-se aos poucos e o modo de representar e expressar-se também. Portanto, um período pode caminhar para o fim, enquanto ao mesmo tempo outro já se iniciou, além de considerar que nem todos os períodos aconteceram ao mesmo tempo em todas as partes do mundo.
Para uma melhor organização de estudo e entendimento, a história da arte foi dividida em períodos históricos não rígidos em suas demarcações. Alguns autores divergem um pouco sobre início e fim dos períodos, mas de qualquer forma, deve-se considerar que a evolução artística vai acontecendo sem que se perceba, as técnicas modificam-se aos poucos e o modo de representar e expressar-se também. Portanto, um período pode caminhar para o fim, enquanto ao mesmo tempo outro já se iniciou, além de considerar que nem todos os períodos aconteceram ao mesmo tempo em todas as partes do mundo.
“Bisão caindo”, pintura pré-histórica na caverna de Altamira, Espanha. Corel Stock Photos.
Por ser parte integrante da vida humana, a história da arte teve seu início na Pré-História, tornando-se um elemento de grande importância para a compreensão do modo de vida do homem primitivo. Pelos registros deixados nas paredes das cavernas é possível descobrir mais sobre a história da humanidade, devido ao poder de comunicação da arte. As pinturas das cavernas e pequenas esculturas datam aproximadamente do período final do paleolítico, por volta de 15 000 a .C.
Depois da arte pré-histórica, surgiu a arte do Egito Antigo, por volta de4 000 a .C., voltada para o culto da eternidade, caracterizando-se por esculturas de faraós e divindades, construções de grande porte, além da pintura e entalhe nas paredes contando fatos cotidianos. Segue este período a arte mesopotâmica.
Por volta do século VII a.C., a Antiguidade clássica destacou os ideais de beleza e perfeição, primeiramente com a arte grega, que manteve seu apogeu até a ascensão da arte romana, por volta do século I a.C. A Idade Média impôs a religião sobre os ideais romanos a partir do século II d.C., com a arte bizantina, românica e gótica. A Idade Moderna surgiu com o Renascimento e a necessidade de superar a Antiguidade clássica, a partir do século XV, evoluindo no século XVII para o Maneirismo, Barroco, Rococó, Neoclassicismo, Romantismo e Realismo.
No fim do século XIX surgiu o Impressionismo, que abriu as portas para novos padrões da arte, como o expressionismo e o surgimento das vanguardas artísticas do início do século XX: Abstracionismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo, Expressionismo abstrato, Op art, Pop art, Construtivismo, etc.
Com essa visão geral da história da arte, desde o paleolítico até a contemporaneidade, torna-se mais fácil situar os períodos históricos e suas principais características, possibilitando melhor compreensão para responder às questões apresentadas.
Acessando o Museu virtual é possível ver um panorama da história das artes visuais desde a Pré-História até a contemporaneidade.
Depois da arte pré-histórica, surgiu a arte do Egito Antigo, por volta de
Por volta do século VII a.C., a Antiguidade clássica destacou os ideais de beleza e perfeição, primeiramente com a arte grega, que manteve seu apogeu até a ascensão da arte romana, por volta do século I a.C. A Idade Média impôs a religião sobre os ideais romanos a partir do século II d.C., com a arte bizantina, românica e gótica. A Idade Moderna surgiu com o Renascimento e a necessidade de superar a Antiguidade clássica, a partir do século XV, evoluindo no século XVII para o Maneirismo, Barroco, Rococó, Neoclassicismo, Romantismo e Realismo.
No fim do século XIX surgiu o Impressionismo, que abriu as portas para novos padrões da arte, como o expressionismo e o surgimento das vanguardas artísticas do início do século XX: Abstracionismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo, Expressionismo abstrato, Op art, Pop art, Construtivismo, etc.
Com essa visão geral da história da arte, desde o paleolítico até a contemporaneidade, torna-se mais fácil situar os períodos históricos e suas principais características, possibilitando melhor compreensão para responder às questões apresentadas.
Acessando o Museu virtual é possível ver um panorama da história das artes visuais desde a Pré-História até a contemporaneidade.
Inserida na Matriz de Referência de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, a arte é abordada, nas questões do Enem em quatro linguagens: artes visuais, música, dança e teatro. Portanto, é necessário o conhecimento geral nessas áreas.
A Competência “compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade“define o objetivo geral que norteia esses conhecimentos. A arte é uma forma de linguagem universal, e compreendê-la facilita o conhecimento de mundo e de sua própria identidade. O conhecimento em arte permite a educação do olhar e o desenvolvimento do senso estético, que permitirá a compreensão e a valorização da cultura e dos patrimônios nacionais.
Dentro desses objetivos, quatro habilidades devem ser contempladas. Analisemos cada uma delas.
- “Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.”
O papel da arte na sociedade vai além da exposição em museus e galerias, shows e das apresentações teatrais. Verificando a história da arte, pode-se observar o quanto ela representa a forma de pensar de um período histórico. A produção artística desenvolve as diversas capacidades do indivíduo, favorecendo a imaginação e a criação, além de facilitar a compreensão de outras culturas, respeitando a diversidade humana. Essa função social da arte constrói indivíduos mais sensíveis às questões sociais.
DEBRET, Jean Baptist. Serradores. 1822. Aquarela.
- “Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.”
Por ser produto cultural de uma época determinada, a produção artística é uma forma de representação do modo de pensar e viver de um grupo ou uma sociedade, por meio de uma linguagem universal. Essa é uma habilidade frequentemente explorada em provas. Sabendo ler uma obra de arte (visual, musical, dançada ou teatral), pode-se perceber muito do seu contexto artístico, social, histórico.
“Eu não sou da sua rua,
Eu não falo a sua língua”. Arnaldo Antunes/Branco Melo, 2006
Vênus. Cerca de 130 a . C. Escultura em mármore. Museu do Louvre.
Foto: dalbera. Licenciada pelo Creative Comons, Atribuição 2.0 Genérica.
- “Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.”
Cada sociedade possui formas diferentes de manifestar suas culturas, e estas devem ser reconhecidas e respeitadas. É importante ter consciência das diversidades culturais, para não usar de julgamentos pessoais ao observar essas manifestações. Por meio do conhecimento em arte, pode-se compreender que todas as culturas possuem seus códigos específicos.
“E hoje nóis pega a paia
Nas grama do jardim
E pra esquecê
Nóis cantemos assim:
Saudosa maloca, maloca querida,
Din-din-donde nóis passemos dias feliz de nossa vida”.
Adoniran Barbosa (1910-1982), 1955.
EIXOS COGNITIVOS
(comuns a todas as áreas de conhecimento)
(comuns a todas as áreas de conhecimento)
I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.
Objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência
• Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania –
- Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade.
- Teatro: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação.
- Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes decriação.
- Dança: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação.
- Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas;
- inclusão, diversidade e multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais
Posted 29th March 2011 by Francisco Rodrigues
Att.: Profª. Patrícia C.Roberto.
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