Professores,
Como orientei no planejamento da semana passada, continuem reforçando em todas as disciplinas os resultados do IDEB, ressaltando a necessidade do aluno da escola pública se comprometer com a sua formação acadêmica de qualidade.
Diante de tantos problemas com indisciplina oriundos da falta de limites, após o Conselho de Classe, trabalharemos em setembro com o Projeto Limite. Enfocaremos a questão do limite em todas as disciplinas, já podem solicitar as turmas que separem materiais e uma pasta para o portfólio.
Para os alunos que ainda não sabem, é só explicar que Portfólio é aquela pasta com plástico dentro , onde eles guardarão as atividades do Projeto para exposição e é individual.
O Projeto surgiu nas conversas em planejamentos e durante o recreio dos estudantes e como cabe ao pedagogo, encaminhar soluções diante de situações que impedem o pleno desenvolvimento do processo pedagógico, formatei nossa necessidade como Projeto Limite.
Ainda essa semana o mesmo estará copiado e colado neste blog.
É para aprofundar o tema. Os alunos farão avaliações sobre o assunto. Se usar filme, relatório escrito. Cada aluno tem que ter seu portfólio onde colocará as atividades desenvolvidas em cada disciplina. Por favor, não juntem turmas. Nosso problema de falta de limite é sério e precisa de dedicação de todos com atividades diferenciadas. Os estudantes precisam perceber que todos estão falando a mesma linguagem.
Estou comunicando com antecedência para selecionar materiais nos planejamentos e precisará registrar cada atividade do projeto desenvolvido em sala, na pauta.
Essas duas últimas semanas que antecedem o Conselho de Classe, os planejamentos serão para fechar as notas, pautas e planejar a primeira semana após o Conselho de Classe. No Conselho de classe as pautas terão que estar fechadas com presenças, faltas, recuperação paralela, conteúdos dados, nada à lápis e caneta azul ou preta. Também assinem as pautas.
Observem os atestados médicos à disposição na secretaria ou bilhetes dos pais assinados pela pedagoga, para atualizar as avaliações dos alunos
Aluna em licença maternidade precisa entregar os trabalhos nos prazos determinados. A Lei garante o direito de fazer em casa, mas a entrega na escola no tempo determinado em cada atividade, por escrito, precisa ser cumprido pela mesma. As notas tem que ser fechadas antes do Conselho.
Lembramos mais uma vez que recuperação paralela é recuperação de conteúdo e não de nota, por isso, não existe nota na parte de recuperação paralela. Não deixem nada a lápis na pauta e procurem a secretaria na dúvida sobre nota de aluno novo, transferências.
O total de faltas dos alunos precisam estar fechados neste trimestre em todas as disciplinas bem como a anotação dos conteúdos dados.
É fundamental relembrar de não existe nota quebrada na pauta. Por favor observe antes de encerrar a mesma.
Os planejamentos são feitos na sala da pedagoga porque é o espaço da escola indicado e separado para essa finalidade. Além disso as dúvidas podem ser esclarecidas. A biblioteca é para uso dos alunos a tarde toda. Favor não usar esse espaço para PL.
Nesta semana estarei procedendo como foi comunicado no recreio dos alunos, os remanejamentos necessários e atendendo estudantes, bem como finalizando o projeto que será exposto na feira do verde e a visita à exposição Genoma em outubro.
No dia 28/08/2012, terça feira acompanharei a professora Emanuele à Rede Gazeta para uma aula de campo.
Dia 03/09/2012 Tirarei um abono, já previsto desde o início do ano letivo. Neste dia as professora Emanuele e Elciene acompanharão outro grupo da oitava série à Rede Gazeta para aula de campo. Essa atividade está planejada desde o primeiro trimestre.
É importante destacar que a professora Elciene, de Matemática, está desenvolvendo em nossa escola, sua pesquisa de Mestrado em Tratamento da Informação e acompanha professores, já consultados nos planejamentos nas diversas atividades de campo. Para nós é um privilégio ver um pesquisador sério atuando em nosso meio.
Informo também que a pedagoga Ariádna, da sala de recursos, tem Mestrado em Educação Especial e como já comuniquei desde o início do ano neste blog, sempre esteve e está à disposição dos professores. Foi procurada raras vezes. Acredito que o motivo seja devido a tranquilidade e segurança dos educadores no processo pedagógico dos alunos especiais.
Fico feliz que isso esteja acontecendo. Nossa equipe foi orientada por mim, que sempre estou à disposição, sobre o assunto e não tem apresentado nenhuma dificuldade com os estudantes especiais nos planejamentos.
Solicito aos professores de todas as disciplinas as cópias das avaliações das alunas Críscila,5ª3 Samira 5ª1 e Brenda 6ª1 como já orientei dentro das suas especificidades, para o Conselho de Classe.
Atenciosamente, Rosemary Calazans Lopes- Pedagoga do Vespertino.
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