Caros colegas e comunidade escolar
PLANEJAMENTO
Planejando, o educador se prepara para cada aula, antecipando os materiais que serão usados para evitar perda de tempo e possibilita rever o que não deu certo
. O caderno de planejamento é um instrumento fundamental para garantir a coerência e a coesão entre as aulas e no caso da ausência do profissional por qualquer motivo, outro profissional possa dar continuidade ao processo de ensino- aprendizagem, evitando a dispersão dos alunos. E o pedagogo dinamiza o trabalho entre as áreas de posse das informações obtidas nos cadernos de plano.
Planejando a semana, tem-se uma visão geral do que foi proposto para o trimestre e garante-se a sequência lógica de todo o processo.
Planejando o trimestre, por área ( um trimestre de cada vez, porque para pensarmos no segundo trimestre precisamos avaliar o 1º, levando em conta o CBC - Contéudo Básico) garantimos um processo coeso onde as áreas interagem suprindo as necessidades uma das outras e os alunos não se sentem perdidos e sem conecção entre as disciplinas, evitando repetições desnecessárias.
O planejamento evita acúmulo de trabalho da secretaria da escola, improvisos, solicitações de materiais de última área. Tudo é agendado e solicitado com antecedência, evitando desgastes para todos.
Por isso, é preciso que esses horários sejam respeitados por toda a comunidade escolar.
É muito importante marcar encontros entre pais e professores, com antecedência nos dias do planejamento dos mesmos( Os professores não podem atender pais à porta da sala de aula e nem deixar a turma sem aula), sempre com a presença do pedagogo.
Em relação ao pedagogo é importante entender que o mesmo faz o planejamento com os professores e encontros com os alunos.
Por isso ligar para agendar horário, evita que os pais fiquem esperando ou que sejam atendidos apressadamente.
Sendo assim, contamos com a colaboração de todos.
Atenciosamente,
Rosemary- Pedagoga do turno vespertino;
Nenhum comentário:
Postar um comentário