Caros colegas .
Segundo autores, a Avaliação é o elemento que permite a qualquer instituição perceber se os seus objetivos estão sendo atingidos. Em governos ditatoriais o processo avaliativo se limitava a manter o status quo, através da coerção que eliminava através de uma nota e/ou relatório, qualquer oposição ao regime.
Na História da Educação, a Avaliação vem se apresentado sob as seguintes perspetivas: Somativa, Formativa ou Diagnóstica.
A Avaliação Somativa, é aquela com objetivo final de medir o rendimento do aluno através de um nota, ignorando qualquer viés relacionado ao resultado.
A Avaliação Formativa, leva em consideração o desenvolvimento do educando. uma vez que as características psicológicas influem na produção do resultado.
A Avaliação Diagnóstica, parte do pressuposto de que a aprendizagem é um processo e que fatores psicológicos, sociais, históricos e de repertório de cada aluno, propiciam uma análise dos resultados, para rever todo o processo desenvolvido, refletir sobre o mesmo e buscar alternativas objetivando a aprendizagem do estudante.
Daí a importância de estarmos sempre alertas quando o assunto é Avaliação. A Avaliação na EEEFM "Maria Penedo" é Diagnóstica.
Dez pressupostos são fundamentais quando pensamos em processo Avaliativo.
1- Em primeiro lugar, a Avaliação é uma coisa muito séria.
2- A Avaliação é coletiva e por área, não fragmentada.
3- Avaliação é um momento especial onde analisamos a efetividade do nosso trabalho e fazemos os ajustes necessários.
4- O foco da Avaliação é a Aprendizagem Significativa.
5- Avaliação não é punição.
6- Avaliações, individuais, feitas nas disciplinas são apenas mais uma forma do professor auxiliar o processo de aprendizagem significativa do aluno, por isso, nunca são feitas em semanas com feriados . A atenção dos alunos nesses dias, está centrada, no que fizeram durante o feriado ou no que farão.
7- Não usamos Avaliação como instrumento de coerção.
8- O que deve despertar o interesse do aluno que quer estudar, para vir à escola, são aulas interessantes, o compromisso do aluno com ele mesmo e o compromisso familiar com a escola e com o estudante, professores competentes que gostam do que fazem Nota também é importante e o aluno precisa dela, afinal sem um mínimo de nota ( 18 pontos no 1º trimestre, 18pontos no 2º trimestre e 24 pontos no 3º trimestre e 75% de presença (251 faltas reprova automaticamente), se perde o ano, mas é apenas mais um dos indicadores para o aluno se Auto-Avaliar, rever seu processo e acertar o desvio.
9-Frequência, para o aluno que quer estudar, se conquista com responsabilidade da família, do aluno e da escola, não com intransigência imputada por uma nota.
10- Nenhuma Avaliação pode ser feita e muito menos, para nota, sem planejamento prévio com o pedagogo. Pois esse profissional participa diretamente da vida escolar dos alunos e dos planejamentos dos professores e aponta caminhos, orientando todo o processo de ensino-aprendizagem.
Saudações Pedagógicas
Atenciosamente,
Rosemary Calazans Lopes
pedagoga do turno vespertino.
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