quinta-feira, 12 de julho de 2012

Planejamento de 30 e 31 de julho e 01, 02 e 03 de agosto









Em setembro teremos o Projeto Cozinha Brasil para um grupo de alunos da 8ª série.

Nos planejamentos, será discutido o seguinte texto.


Planejamento,sua dinâmica e encaminhamentos para o segundo trimestre

Quando apresentamos um planejamento, não nos restringimos apenas a uma listagem de conteúdos de que serão dados. Isso não é planejamento. Na pauta já tem o espaço para isso.

Elementos de um planejamento

Primeira coisa é um caderno para planejar ou uma pasta apenas para planejamento. Pauta não é pasta de planejamento.

O planejamento é dirigido para uma turma específica e tem que contemplar as características daquela turma, abrange os alunos especiais e como competências e habilidades serão trabalhadas e em que conteúdos. Tem que constar como será o trabalho com os alunos especiais, inclusive as atividades dos mesmos.

Os objetivos tem que estar dispostos no planejamento, bem como a forma como a aula será encaminhada. Se vai iniciar com um texto, a explicação de uma regra, o histórico de uma atividade, como será lido, uma música como será trabalhada, que exercícios e/ou atividades serão dados sobre o tema e como será avaliado o que foi apreendido.

Filmes, "passeios", exposições devem estar contemplados no planejamento é precisam se relacionar com o assunto que está sendo desenvolvido. É muito comum nas escolas, passeios que não tem nenhuma relação com os objetivos tratados nas áreas. Essa é uma prática  que precisamos por fim de uma vez por todas.

Aulas de campo (passeios)- As aulas de campo precisam ser elaboradas durante o horário do planejamento e preferencialmente dentro da área, até porque dificilmente os professores tem horários para planejar fora das mesmas.

As saídas, preferecialmente no dia do planejamento e por área precisam garantir objetivos claros, bilhetes antecipados, exigência do uniforme,turmas afins (5ª séries) e professores afins (dão aula na turma) horário suficiente para retorno a fim de não prejudicar os professores que tem Cher no noturno e os alunos que usam transporte.

Portanto o retorno deve ser no máximo meia hora antes do horário da saída dos educandos. Toda e qualquer saída  e quem  vai acompanhar as turmas, tem que necessariamente ser discutida com a pedagoga e coordenadora a fim de que nenhuma turma fique descoberta

Projetos são discutidos e planejados durante  o início do ano e se surgir algum, precisa ser escrito com  os objetivos relacionados aos temas tratados durante os planejamentos com o pedagogo.

Projetos não podem surgir sem o conhecimento de toda a escola. Para um Projeto ser relevante o mesmo tem que aprofundar temas essenciais para a aprendizagem do aluno.

O dia do planejamento (por área) é um dia voltado para discussão com o pedagogo no planejamento por área, atendimento a pais e elaboração das aulas, conversas individuais com profissionais e nos dois outros dias, planejamento das disciplinas ou com o pedagogo, de acordo com a necessidade da escola. 
O horário é normal e cumprido rigorosamente na escola.

Foi uma conquista muito grande esse dia de planejamento por área e pela reunião que tivemos, não está sendo usado por área, esse horário infelizmente alguns profissionais insistem em planejar os conteúdos de sua disciplina, desconectado de tudo.

É uma pena, pois provavelmente uma conquista que não é usada pode ser perdida e tememos por isso em 2013.

 Em 2011 foram unânimes as falas que relataram não ser possível trabalhar por áreas por falta de tempo para as mesmas se encontrar.

Nas JPP, tivemos abertura para planejar o ano e projetos e, quando os mesmos aconteceram ainda foi preciso retomar. Foi acertado em todas as disciplinas retomada e conteúdos e trabalhar leitura e escrita em todos e muitas outras atividades que tivemos muita dificuldade de encaminhar.

Recebemos a notícia do horário garantido por área que não estão acontecendo, por um hábito individualista de pensar a Educação fragmentada.

No segundo trimestre, essa prática terá que ser rompida a fim de que uma conquista tão difícil não venha a se perder.

Todos os planejamentos serão feitos na sala da pedagoga. Durante o recreio a biblioteca é para ser usada pelos alunos para leitura.

O recreio é na sala dos professores. O blog da escola precisa ser consultado por todos os profissionais  e alunos todos os dias.

A partir da primeira semana após o retorno das aulas, todo o conteúdo do primeiro trimestre será retomado e se necessário será trabalhado assuntos das séries anteriores para garantir a aprendizagem dos alunos em todas as áreas.

A metodologia será outra, repetir da mesma forma não resolverá o problema, já vimos que não funcionou. 

O importante é a aprendizagem. Não vamos avançar enquanto não resolvermos o problema do 1º trimestre.

 É melhor repetir o conteúdo e todos aprenderem do que avançar com a maioria absoluta dos alunos,como mostraram os gráficos dos resultados, sem saber nada.

Sabemos que as famílias precisam mudar a prática de acompanhamento dos alunos e ser mais presentes.

Temos clareza de que grande parte do fracasso se deu pela falta de compromisso dos alunos, que faltam  matam aulas, se envolvem em graves questões disciplinares.

 Para isso convocamos reunião com  todos os pais e alunos na escola.

A escola fará a parte dela retomando tudo. Agora, temos clareza de que  o sucesso só será garantido com a participação dos alunos e acompanhamento rigoroso das famílias.


 Rosemary Calazans Lopes - Pedagoga do turno vespertino

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