segunda-feira, 24 de junho de 2013

Caderno de Caligrafia

 
Senhores Pais e Estudantes,

Nossa escola estás sempre buscando melhorar a qualificação acadêmica de nossos alunos. 

Por isso, após conversa em todos os planejamentos com todos os professores, discutimos a implantação da aula de caligrafia e produção de texto uma vez por semana de 5ª a 8ª série.

Iniciamos o segundo trimestre com esse trabalho, mas os alunos foram preparados e tomaram ciência desde o mês de março, quando fui em todas as salas e conversei sobre a necessidade de melhorar a escrita, aprodução e a interpretação de texto, até chegarmos a aulas de Redação.

Solicitei que todos providênciassem seus cadernos e que se alguém estivesse com dificuldades econômicas para essa finalidade, que nos procurasse a fim de viabilizarmos o material.

 Ninguém nos procurou e muitos alunos, inclusive brilhantes, entenderam que estamos querendo aprimorar a escrita dos mesmos, bem como a produção textual dos estudantes.

 O trabalho está sendo executado e segundo professores, no planejamento da área de Língua Portuguesa, já está surtindo efeito.

Infelizmente, alguns alunos, não trazem o caderno, pois não acham importante participar das aulas. Não entenderam nosso objetivo, embora fosse em todas as salas previamente. 

O caderno de caligrafia,precisa ficar na bolsa do aluno, pois embora tenha dia fixo na disciplina de Língua Portuguesa, para ser trabalhado, qualquer outro professor pode solicitá-lo como a professora de História, já está fazendo.

Não temos a meta de mudar a letra de ninguém, pois essa é uma questão pessoal, mas sim de dar a cada letra a sua forma correta. Li as provas dos alunos e algumas não puderam ser avaliadas dada a dificuldade de identificar a escrita.

A pedagoga também tomará leitura em voz alta dos alunos quinzenalmente, para trabalhar a pronúncia, entonação, pontuação e interpretação.

Também pedimos que construíssem uma tabuada, ou trouxessem uma pronta, já que uma vez na semana, todos os professores de Matemática, trabalharão a tabuada em dia fixo. Alguns alunos também não o fazem.

Precisamos da colaboração da família no sentido de reforçar a importância desse trabalho e solicitar aos estudantes que tragam o material necessário. E estudar em casa é fundamental. Grande parte dos nossos alunos assumem não estudar em casa. Sem essa rotina o sucesso dos mesmos poderá ser muito prejudicado.

Atenciosamente, Rosemary Calazans Lopes - Pedagoga do turno Vespertino

Nenhum comentário:

Postar um comentário