sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Primeiras impressões não duram para sempre...

Hoje eu fiquei pensando nas primeiras impressões...
As primeiras impressões já me fizeram perder muito tempo... e tenho certeza que me arrependeria se tivesse deixado que elas ditassem as regras básicas da minha vida.
Pois é, voltando ao hoje...
Hoje teve festa da primavera na EEEFM "Maria Penedo", lá na Serra-ES.
Uma balbúrdia de alunos para tudo que era lado...
Barraquinhas de doces, salgados e refrigerantes... (e o povo se empolgou na comilança...rsrrsr)
Inventaram uma quadrilha... que devia ter quase uns 100 pares... quando resolveram fazer a tal de "cestinha de flor" achei que nunca mais iam parar de rodar... mas foi divertido ver aqueles adolescentes todos se emaranhando naquela dança típica... e mais divertido foi ver um "pirralinho" beijando a mão de todas as meninas quando passavam por ele para fazer a cestinha... Aquilo foi demais.
Mas nada disso tem a ver com o que me fez pensar em primeiras impressões...
Não sei quantos já olharam para uma pessoa e pensaram: Esse aí é só mais um entre tantos sem futuro (principalmente quando se trata de aluno); quantas vezes não pensaram que "aquele" aluno era muito "burro" e não tinha nada para oferecer.
Ahhh... quanta ignorância... se pelo menos tivéssemos um tempo para ler as teorias de Gardner... ou então se olhássemos para dentro de nós mesmos e percebêssemos que todo ser humano nasceu com um dom...
"Burros" somos nós, os professores, que olhamos para todos os alunos como se fossem iguais...
"Burros" somos nós, que não paramos para conhecer nossos alunos e achamos que aprender as regras da gramática, a fórmula da química... é muito mais importante do que ouví-los, do que pararmos um minuto que seja e deixar que eles falem.
"Burros" somos nós, que achamos que um bando de adolescentes sentados enfileirados e coibidos a fazer a nossa vontade vão, de fato, aprender alguma coisa...
Hoje, a minha primeira impressão caiu por terra...
Fiquei tão surpresa... e tão feliz por saber que depois da primeira impressão vem a segunda, a terceira, a quarta...
GENTEEEE...eu percebi que o mundo adolescente tem salvação... e que vale a pena cada dia dentro de uma sala de aula (apesar do stress).
Ah... o que aconteceu??? Vi um menino da sétima série, daqueles que não gostam muito de fazer as atividades, tocando violão. SÉRIO, eu olhei e não acreditei... Virei para o lado e indaguei: "- Aquele é o Learned?", e veio a resposta: "- Sim!"... e lá se foi minha primeira impressão ralo abaixo. E depois de passada a primeira, todas as outras são surpreendentes... Tocou teclado também.
E eu fiquei lá me perguntando: "De onde saiu tanto talento?"
Bom, a resposta é uma só, mas não sou eu quem vou dá-la a você. 
A única coisa que posso dizer é que eu percebi que podemos mudar a visão que as pessoas tem a nosso respeito (para melhor ou para pior)... hoje, alguém conseguiu ganhar a minha admiração e uma vez que você admira alguém jamais se volta para à PRIMEIRA IMPRESSÃO.
Parabéns a todos os alunos que participaram da festa... e
Parabéns LEARNED!!! Virei sua fã!!!

Zileni Nascimento

2 comentários:

  1. Muito bacana sua postagem Zilene. Essa é a idéia! Pena que nem todos percebam que só a Ciência, independente do conteúdo, não tem como avaliar a aptidão de uma pessoa. Uma pessoa é muito mais do que nota. Adorei seu comentário. Bjus, Rose

    ResponderExcluir
  2. Achei tão bacana que compartilhei no meu face Rosemary Calazans Lopes. Bjus

    ResponderExcluir