segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Slides e texto sobre anelídeos e moluscos - Prof Sandra e Laís

Pessoal, seguem os slides sobre os Filos Annelida e Mollusca.


Lembrando que vocês só precisam copiar o Texto de Annleida.

                                                                 Ciências
Os seres vivos
Filo Annelida
-       Possuem o corpo alongado e cilíndrico, dividido em anéis ou segmentos; Podem viver na terra úmida, água doce, ou mar;
-       Sistema digestório completo: boca e ânus;
-        Sistema circulatório fechado
-       Parasitas ou de vida livre;
-       Caminho do alimento: Boca, Faringe, Papo, Moela, Intestino, Ânus
-       Musculatura desenvolvida que permite o movimento do animal;
-        Muitos possuem cerdas – estruturas que auxiliam na locomoção;
-       Respiração cutânea (pela pele) ou por brânquias (pequenos filamentos que retiram oxigênio da água);

Três Classes:
-       Oligoqueta
-       Poliqueta
-       Aqueta (Hirudínea)

Classe Oligoqueta
-       Poucas cerdas no corpo;
-       Representantes: minhoca e minhocuçu;

-       Minhocas
-       Nas extremidades anterior e posterior existem células sensitivas – permitem diferenciar claro e escuro;
-       Respiram por meio da pele, que deve estar sempre úmida;
-       Se alimentam de detritos orgânicos, principalmente vegetais, ingeridos com terra;
-       São hermafroditas, mas não se auto-fecundam;
Reprodução das Minhocas
-       Presença do clitelo – estrutura que auxilia na reprodução;
-       União entre duas minhocas para troca de espermatozóides;
-       Ocorre a deposição de espermatozóides nos receptáculos;
-       O clitelo produz um casulo, que ao ser eliminado provoca o encontro dos espermatozóides com os óvulos, realizando a fecundação;
-       O casulo contendo os ovos se separa do corpo do animal;
Locomoção das Minhocas
-       A musculatura de cada anel da minhoca pode contrair-se separadamente;
-       As cerdas prendem o corpo dela no solo durante o movimento;
-       Ela encurta uma parte do corpo e estica a outra, se movimentando no solo;
Importância das Minhocas
-       As minhocas são muito importantes para o solo, pois suas fezes (húmus) são ricas em minerais, ajudando a melhorar a fertilidade do solo;
-       Além disso, ao se movimentar, as minhocas cavam túneis que facilitam a circulação de água e ar.

Classe Poliqueta
-       Possuem muitas cerdas no corpo;
-       Ex.: Nereidas e Palolo;
-       Cada anel apresenta um par de apêndices laterais (parapódios);
-       Maioria marinho;
-       Podem viver livremente ou no interior de tubos calcários que eles secretam;
-       Respiram através das brânquias.

Classe Hirudínea ou Aqueta
-       Não possuem cerdas no corpo;
-       Sanguessugas;
-       Maioria parasita – sugam o sangue de outros animais;
-       Possuem duas ventosas: uma para se fixar e outra para sugar o sangue do animal;
-       Vivem geralmente em riachos e pântanos;
-       Hermafroditas que não se autofecundam. Trocam espermatozódes pelo pênis (fecundação interna) e os que não têm pela pele.



Filo Mollusca
-       É o segundo maior grupo em número de espécies (aprox. 100.000 espécies);
-       Animais aquáticos e terrestres;
-       Animais de corpo mole, geralmente protegido por uma concha ou valva;
-       Se a concha tem uma peça – Univalve;
-       Se a concha tem duas peças – Bivalve;
-        Corpo normalmente dividido em: Cabeça, massa visceral e pé.
Cabeça - ficam os órgãos dos sentidos: tentáculos com olhos e tentáculos especializados no olfato e no tato;
-       Alguns possuem uma língua com dentes de quitina, chamada rádula – usada para raspar alimentos incrustados em rochas;
Massa visceral - é onde ficam os órgãos do indivíduo;
Pé - é uma estrutura muscular que pode ter várias funções: cavar, arrastar-se ou agarrar o alimento;
-       Manto – pele que fica sob a concha e é responsável pela sua formação;

-       Sistema circulatório com coração;
-       Maioria possui sexos separados;
-       Respiração cutânea, por brânquias, ou pulmões;

Três classes principais:
-       Gastropoda (gastrópodes)
-       Bivalvia (bivalves)
-       Cephalopoda (cefalópodes)
-        
Gastropoda
-       Caramujos, caracóis e lesmas;
-       Possuem uma única concha geralmente enrolada em espiral, ou não têm concha (lesma);
-       Vivem no mar, rios, ou terra;
-       Podem ser usados como alimento: Escargot.

Bivalvia
-       Recebem esse nome por causa da concha dividida em duas peças – concha bivalve;
-       Não possuem rádula;
-       Animais filtradores;
-       Vivem enterrados no fundo no mar, ou presos a um suporte;
Produção da Pérola
-       A ostra produz a pérola como forma de defesa contra organismos estranhos que penetram em seu corpo e ficam entre o manto e a concha;
-       Aos poucos, a ostra vai depositando secreções do manto (nácar) sobre organismos invasores (um grão de areia, por exemplo);
-       Assim obtêm-se a pérola, que é muito usada em confecções de jóias e tem grande valor comercial.

Cephalopoda
-       Polvos, lulas, sibas e náutilus;
-       Todos marinhos; Estão entre os maiores invertebrados da Terra;
-       Respiração branquial;
-       Pé transformado em tentáculos;
-       Capacidade de deslocamento rápido – propulsão a jato (liberam um jato de água que empurra seu corpo);
-       Olhos com lentes, que formam imagens detalhadas dos objetos
-       Podem lançar jatos de tinta negra na água para fugir de predadores;

-       Capacidade de camuflagem: mudam a cor da pele contraindo ou expandindo células com pigmentos;


























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