quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Notícia divulgada pela SEDU: Alunos da Escola Maria Penedo criam luva para deficientes visuais


Pessoal, saiu uma notícia sobre a participação do Edi e do Gabriel na Feira de Ciências.
Parabéns aos dois, ao professor Vinícius, que os acompanhou e a Escola.

Tomara que outros cientistas surjam da nossa Escola.

Prof Sandra
At


Alunos da Escola Maria Penedo criam luva para deficientes visuais
11/11/2014 - 16:29
Uma luva que visa facilitar a locomoção de deficientes visuais foi um dos projetos selecionados para a 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O objeto, construído com um motor de vibração e um sensor ultrassônico, serve para monitorar a distância entre um obstáculo e o deficiente.

Para dar início ao projeto, os alunos Gabriel Cristian e Edi Marcos vendaram os próprios olhos e foram encarar as dificuldades que os deficientes visuais, usuários de bengala, encontram na rua. “O deficiente visual utilizará o protótipo junto a seu corpo e quando estiver perto de algo que impeça sua locomoção, o motor de vibração será acionado indicando a proximidade”, disse Gabriel.

Segundo o professor Aluisio Rabello, do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (Naahs), a bengala auxilia somente da cintura para baixo. “Os deficientes visuais têm muitas dificuldades com os obstáculos altos, como galhos de árvores, por exemplo. Nestes casos, o sensor da luva consegue identificar o obstáculo, facilitando a vida dos cegos”, disse.

A ideia surgiu após os alunos observarem a grande quantidade de inovações para os deficientes visuais. “Estudamos sobre o assunto e encontramos livros digitais, GPS com voz, óculos para ver televisão e computador portátil em Braille. Porém, o custo dessas tecnologias é alto. Procurávamos algo que fosse útil no cotidiano deles e acessível financeiramente. Acho que atingimos nosso objetivo”, comemorou Gabriel.

Essa é a primeira vez que os alunos participam da Semana de Ciência e Tecnologia. “Espero que, cada vez mais, as pessoas tenham iniciativa de criar projetos que ajudem no futuro”, reforçou o aluno Gabriel.

11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

A 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (Semana C&T) do Espírito Santo tem início nesta quarta (12) e segue até a sexta-feira (15) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento vai abordar o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social” e está sendo realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho do Espírito Santo (Sectti), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Ufes, e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os objetivos são popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação, desenvolver talentos, divulgar produtos e serviços e promover a troca de experiências entre estudantes, professores, pesquisadores, inventores e sociedade em geral. Paralelo à Semana, será realizado também a III Feira de Ciência e Engenharia, que contará com a participação de 60 projetos selecionados de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sedu
Rovena Storch/ Soraia Canal/ Gustavo Rosa
Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706
E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br/ faxtamara@sedu.es.gov.br
Texto: Fernanda Xavier
Twiter: @sedu_es
Facebook: www.facebook.com/SeduES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário