sexta-feira, 15 de maio de 2015

Correção dos exercícios de revisão de recuperação Ciências - Profª Lais

Alunos da sexta série 1 e sétimo ano 1, segue abaixo correção dos exercícios de revisão para a prova de recuperação trimestral:

1-

2- Célula - menor unidade de um ser vivo; Tecidos - são conjuntos de células; Órgãos - são conjuntos de tecidos; Sistema - vários órgãos que têm mais ou menos a mesma função; Organismo - conjunto de todos os sistemas do corpo.
3- A teoria da abiogênese dizia que a vida surgia do nada, ou seja, da não vida. Já a teoria da biogênese  diz que só pode existir vida a partir de um ser vivo.
4- Equus caballus, Panthera onca e Fragaria vesca.
5- Por que os vírus possuem características tanto de seres vivos, como de seres não vivos, por exemplo, eles não possuem células (acelulares).
6- Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.
7- As bactérias podem ser classificadas de acordo com a sua forma: Cocos- em forma de esfera; Bacilos - em forma de bastão; Vibriões - em forma de vírgula; Espirilos (espiroquetas) - em forma de espiral.
8- Os vírus apresentam a reprodução intracelular obrigatória, ou seja, eles só conseguem se reproduzir dentro de uma célula hospedeira. Eles invadem a célula, anexam seu material genético ao material genético da célula e fazem com que a célula produza cópias de vírus.
9- Vírus: AIDS, Raiva, Dengue.
Bactéria: Cólera, Leptospirose, Tuberculose.
Protozoário: Malária, Leishmaniose, Doença de Chagas.
10- As vacinas são tomadas antes da contaminação pelo microorganismo, possuem partes do microorganismo e agem incentivando a produção de anticorpos. Os soros são tomados depois da contaminação, e possuem anticorpos para proteger o organismo.
11- Os fungos produzem células reprodutoras chamadas esporos, que são carregadas pelo vento e quando encontram um local apropriado, crescem formando um novo fungo.
12- a) Parasitismo - bactérias causadoras de doenças em seres humanos.
Mutualismo - bactérias que vivem no intestino humano.
b) Predação - Protozoário que comem outros protozoários.
Parasitismo - protozoários que causam doenças em seres humanos
13- Relações harmônicas são aquelas que trazem benefícios para ambos envolvidos. E relações desarmônicas são aquelas que trazem prejuízos para pelo menos um dos envolvidos.
14- Os protozoários são classificados quanto à sua locomoção: podem ser flagelados quando se locomovem por flagelos; ciliados, quando se locomovem por cílios; e podem se locomover por pseudópodes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário