quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Correção dos exercícios de revisão 6º ano 1 e 2

Boa tarde alunos,
Como combinado, segue correção dos exercícios de revisão para a nossa avaliação de recuperação trimestral de ciências.

1. A erosão é o processo de desgaste sofrido pelo solo.
2. A poluição, o desmatamento e o desequilíbrio da natureza provocados pelo homem podem acelerar a erosão.
3. Humoso - onde há predominância de material orgânico; Mineral - predominância de material mineral; Arenoso - predominância de areia; Argiloso - predominância de argila.
4. a) Lixão - o lixo é jogado em terrenos abertos sem nenhuma proteção; Aterro - o lixo é depositado em um buraco no chão protegido por uma manta impermeável e coberto por terra; Compostagem - transforma a matéria orgânica do lixo em adubo; Incineração - é a queima do lixo em equipamentos de alta temperatura; Reciclagem - é o reaproveitamento de materiais do lixo para produção de novos materiais.
b) Lixão e aterro sanitário.
c) Lixão - pode poluir o solo, o lençol freático e o ar, atrai organismos causadores de doenças. Aterro - Precisa de grandes áreas e custa caro.
5. Ele pode poluir o solo, água e ar, e entupir bueiros causando enchentes.
6. As minhocas abrem túneis no solo, facilitando a entrada de ar e água, e suas fezes (húmus) são ricas em material orgânico.
7.a) Produção de combustíveis para automóveis.
b) Petróleo e Gás natural.
8. A poluição e o desequilíbrio da natureza provocados pelo homem, o desmatamento de florestas, e o uso descontrolado dos recursos.
9. Eólica - produzida a partir dos ventos; solar - é a energia do sol; hidrelétrica - produzida a partir de quedas d'água; geotérmica - produzida a partir do calor do manto da Terra; Biomassa - produzida a partir de queima de restos de organismos vivos; nuclear - produzida a partir de materiais radioativos.
10. Fusão - gelo derretendo; solidificação - água congelando; condensação - nuvem se formando.
11. Ciclo hidrológico é o clico da água no planeta. A água evapora dos seres vivos através da transpiração, voltando para a natureza.
12. É a ação da chuva, vento, sol, e outros fatores naturais desgastando o solo e as rochas.
13. Irrigação - é levar a água aos solos onde existe pouca água disponível; Cultura em terraços - é plantar em terrenos inclinados seguindo degraus.


Bons estudos!
Professora Lais Siquara

Nenhum comentário:

Postar um comentário