sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Exercícios de Revisão Final 7ª Série e 8ºs anos - Professoras Lais e Sandra


1-   Cite os principais tecidos animais e suas funções.
2-   Quais os nutrientes necessários em uma alimentação equilibrada? Diga os alimentos que contém esses nutrientes.
3-   O que é sístole e diástole?
4-   Cite as glândulas e órgãos que participam do processo digestivo e suas funções.
5-   Qual estrutura é comum ao sistema digestório e respiratório? E ao sistema respiratório e circulatório?
6-   Qual função do intestino grosso e do delgado?
7-   O que é hérnia de disco, hiperlordose, escoliose e hipercifose?
8-   Cite 3 doenças do sistema nervoso, 2 do sistema circulatório, 2 do sistema urinário, 2 do sistema respiratório e 2 do sistema digestório.
9-   Escreva sobre que tipos de glândulas a hipófise, suprarrenais ou adrenais, tireoide e pâncreas e suas funções.
10-    Como é dividido o SNC?  Qual a maior parte (a anterior) do encéfalo? Qual a função do bulbo e do cerebelo? Qual a unidade funcional desse sistema?
11-    Descreva a circulação pulmonar e sistêmica, falando dos vasos que chegam ao coração (veias) e que saem (artérias), o tipo de sangue que passa em cada vaso, as partes do coração, etc.
12-    Desenhe um coração e suas cavidades.
13-    Quando 2 neurônios se comunicam há uma sinapse. Qual substância é liberada na fenda sináptica para que ocorra essa comunicação e a transmissão do impulso nervoso?
14-    Qual o nome das células de defesa do corpo? Cite os tipos e suas funções. Qual o nome do processo de saída de uma dessas células do vaso sanguíneo?
15-    Quais os neurônios que participam do arco-reflexo e suas funções?
16-    Qual o nome do músculo e da membrana que envolve o coração? Qual o nome da membrana do pulmão?
17-    Qual o tipo de contração dos tecidos musculares?
18-    Qual o único método que previne contra gravidez e DSTs como a AIDS, já que ela não possui vacina nem cura?
19-    Diferencie vacina de soro.
20-    Qual a função das papilas olfatórias, dos cones, bastonetes e da tuba auditiva?
21-    O que é miopia, catarata e glaucoma?
22-    Explique o que é e onde ocorre a fecundação e a nidação, dizendo qual o nome da célula formada na fecundação e durante o processo de nidação.
23-    O que é um ciclo menstrual regular e um irregular?
24-    Como é feito o cálculo do dia da ovulação e do período fértil de uma mulher em um ciclo menstrual regular?
25-    O método da tabelinha é muito seguro? Explique.
26-    Qual a função dos testículos e do epidídimo?
27-    Qual o agente transmissor da gonorreia, da AIDS e da candidíase?
28-    Como ocorre a nutrição de um embrião em um mamífero?
29-    Explique o que é hematose.

Respostas:
1-   Tecido epitelial: forma a primeira camada da pele, a epiderme que protege a pele contra micro-organismos, perda de água, produtos químicos; tecido conjuntivo: forma o tecido adiposo, ósseo, sanguíneo, cartilaginoso; tecido muscular: forma os músculos; tecido nervoso: transmite impulsos nervosos.
2-   Carboidratos: massas como pães; proteínas: carnes; vitaminas: frutas; lipídios ou glicídios: óleos; sais minerais: leite.
3-   Contração e relaxamento do coração, respectivamente.
4-   Pâncreas: reduz o suco pancreático age na digestão de proteínas, lipídios; fígado: produz a bile, que age como um detergente quebrando a gordura; intestino: produz suco intestinal que age na digestão de proteínas.
5-   Faringe e pulmões, respectivamente.
6-   Delgado absorve nutrientes nas regiões chamadas jejuno e íleo e o grosso absorve água e sais minerais e forma as fezes.
7-   Hérnia de disco: deslocamento dos discos intervertebrais, causando compressão dos nervos e dor; Hiperlordose: curvatura lombar da coluna de forma exagerada; escoliose: desvio lateral da coluna; hipercifose: curvatura  exagerada parte torácica da coluna.
8-   Nervoso: AVC, paralisia e coma; Circulatório: hipertensão e infarto; Urinário: cistite e nefrite; respiratório: asma e câncer de pulmão; Digestório: diarreia e prisão de ventre.
9-   Hipófise: glândula endócrina, produzindo hormônios como o hormônio do crescimento (faz crescer), ocitocina (contração no parto) e prolactina (produção de leite),  hormônio anti-diurético (diminui a eliminação de urina);é considerada a glândula mestre do corpo, por controlar outras glândulas.
Suprarrenais ou adrenais: glândula endócrina, fica encima dos rins, produz adrenalina e cortisol, que agem em situações de perigo;
Tireoide: glândula endócrina que controla o metabolismo, produzindo tiroxina ou triiodotironina ou T-3 e tetraiodotironina ou  T-4.
Pâncreas: glândula mista produz insulina e glucagon, que agem no metabolismo da glicose.
10-             Dividido em encéfalo e medula espinal; maior parte do encéfalo, na parte da frente é o cérebro. Bulbo: controla a respiração e cerebelo o equilíbrio. Os neurônios.
11-             Pulmonar: o sangue rico em CO2 parte do ventrículo direito do coração pelas artérias pulmonares e vai para os pulmões. O sangue é oxigenado e volta ao átrio esquerdo do coração pelas veias pulmonares.
Sistêmica: o sangue rico em O2 sai pelo ventrículo direito do coração pela artéria aorta e vai para o corpo. O sangue recebe CO2 do corpo e retorna ao átrio direito do coração pelas veias cava superior e inferior.
12-             AD: átrio direito; AE: átrio esquerdo; VD: ventrículo direito; VE: ventrículo esquerdo
13. Neurotransmissores ou mediadores químicos.
14. Leucócitos ou glóbulos brancos. Neutrófilo: leucócito granulócito (com lisossomos), é o mais numeroso, é o primeiro leucócito a combater infecções bacterianas e processos inflamatórios, pois são atraídos por quimiotaxia, realizam diapedese (saída da corrente sanguínea), morrem depois da fagocitose do invasor, formando o pus; Eosinófilos: é um granulócito, que age na mucosa intestinal combatendo parasitas como verminoses e combatem processos alérgicos; Basófilos: são móveis e fagocitários, não estando na corrente sanguínea, sua ação é controvérsia, acreditando-se que agem em processos alérgicos e inflamatórios, por liberarem heparina; Linfócito: é agranulócito, que garante a imunidade do organismo; Monócitos: agem fagocitando micro-organismos patogênicos, saindo da corrente sanguínea, tornando-se macrófago. Diapedese
15. Neurônio sensitivo (recebe estímulo), neurônio de associação (na medula espinal, interpreta o estímulo) e neurônio motor (leva a resposta).
16. Membrana do coração: pericárdio; músculo do coração: miocárdio; membrana do pulmão: pleura.
17. Tecido muscular estriado cardíaco: contração involuntária; tecido muscular estriado esquelético: voluntária; tecido muscular liso ou não estriado: involuntária.
18. Camisinha, tanto a masculina quanto a feminina.
19. Vacina: previne doenças, pois é injetado o vírus atenuado no organismo fazendo com que produza anticorpos e consequentemente uma imunidade antes que se adquira a doença; Soro: tem a função de tratar/curar, pois já possui anticorpos prontos, que combatem o invasor.
20. Papilas olfatórias: presente nas cavidades nasais para sentir cheiro no sentido do olfato; cones: células da visão, presentes na retina, que percebem imagens coloridas; bastonetes: células presentes na retina que percebem imagens em preto e branco; tuba auditiva: canal que permite o equilíbrio de pressão entre orelha média e o ambiente.
21. Miopia: doença relacionada à visão em que se enxerga mal de longe; catarata: doença em que a lente do olho perde a transparência; glaucoma: há o aumento da pressão do humor aquoso do olho, levando a destruição do nervo óptico.
22.    A fecundação é a união do óvulo com espermatozoide, formando o zigoto ou célula-ovo e ocorre na tuba uterina; a nidação é a implantação do embrião no útero.
23.    O regular é um ciclo menstrual em que a menstruação ocorre em períodos definidos; o irregular possui diferenças entre o tempo das menstruações.
24.    A ovulação ocorre no meio do ciclo. Ex: ciclo de 28 dias (1º dia do mês ao 28º) entre o primeiro dia de menstruação de um mês ao primeiro dia de outro mês, ovula no dia 14º, podendo atrasar um dia, no 15º e fica um dia na tuba. O período fértil será do 11º dia ao 17º dia, pois os espermatozoides podem ficar pelo menos 3 dias esperando o óvulo. 3 dias antes e 2 dias depois da ovulação pode-se está no per[iodo fértil.
25.               Não, pois depende do conhecimento do ciclo menstrual, sendo que se ele for irregular, esse cálculo pode ser feito de forma errada.
26.    Os testículos produzem espermatozoides pela divisão das células do seu tube seminífero; o epidídimo armazena os espermatozoides e lhe dão movimento.
27.               Gonorreia: bactéria; AIDS: vírus; candidíase: fungo.
28.               Através da placenta da mãe ligada ao embrião pelo cordão umbilical.
29.               É a troca de gases que acontece nos alvéolos pulmonares.


Um comentário:

  1. Não é segredo que tenho um relacionamento muito profundo e pessoal com Deus. Eu empurrei e resisti àquele relacionamento no ano passado através de toda a besteira que eu tive que passar por viver com Herpes, mas mais uma vez, Deus é maior do que a minha teimosia e rompeu aquele surto frio e tudo que eu tinha Herpes Genital. Para mim, pessoalmente, ouvir repetidas vezes como eu não sou bom o suficiente realmente invadiu minha mente da pior maneira possível. Eu desliguei completamente e eu estava apenas acordando como isso é como a vida vai acabar com esse surto de herpes temporária "foda-se todo mundo com herpes se você sabe o que quero dizer", mas vamos ser honestos aqui ... É covarde dizer não para fitoterapia. É o medo baseado. E isso é desonesto para o que meu coração quer. Não construa um muro ao seu redor porque você tem medo de ervas medicinais ou dar um passo ousado, especialmente quando se trata de problemas de saúde e cura. Tantos homens / mulheres jovens me dizem repetidamente que o Dr. Itua vai me enganar, mas eu faço uma tentativa para ele hoje Eu sinto que ninguém nunca vai me convencer sobre fitoterapia Eu aceito o remédio herbal Itu porque cura meu herpes apenas duas semanas de beber e eu tenho vivido por um ano e meses agora eu experimento surto não mais, você pode contatá-lo se você precisar de seu remédio herbal para quaisquer doenças como, HIV, infertilidade epilepsia, herpes, hepatite, esquizofrenia, Câncer, Fibromialgia, Fluoroquinolona Fibrodisplasia Ossificante Progressiva.Dupuytren doença, Desmoplastic, Diabetes, doença celíaca, Angiopatia Amilóide Cerebral, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, doença de Alzheimer, Carcinoma Adrenocortical.Asma, Allergic, Love Spell ,. Email..drituaherbalcenter @ gmail.com então o que é app. + 2348149277967 .... Meu conselho para qualquer homem / mulher doente lá fora é simples ... Seja sempre um livro aberto. Seja angustiante, honesto consigo mesmo, com a sua situação e com o que você é. Não segure nada de volta. Retardar você vai chegar a lugar nenhum ... talvez um bilhete de ida para lonelyville e que não é em algum lugar que você quer ser. Então a minha verdade final ... e eu estou apenas começando a entender essa ...

    ResponderExcluir