quinta-feira, 26 de abril de 2012

Alunos com necessidades especiais 5ª e 6ª séries

Alunos especiais



Os alunos especiais, são alunos do professor como todos os outros, tem os mesmos direitos de todos os alunos e precisam fazer atividades. 

A diferença é que os cadernos deles, exceto a Ester da 5ª2, e Brenda 61,são  feitos pelos professores e as notas são dadas de acordo com o nível de crescimento dos alunos.

Não pode existir nenhuma comparação em relação ao desempenho dos mesmos. As faltas também são registradas e se não fizeram qualquer tarefa, devem levar ocorrência escrita no caderno.

Ariádna, da Educação especial, não é a professora dos alunos no turno, atua no contra turno, porém pode dar dicas e se dispôs  a isso se o professor a solicitar pessoalmente.

A Ester não tem nenhuma dificuldade, só é surda, tem intérprete e tem que ser cobrada como todos os alunos da escola.

Brenda acompanha normalmente, salvo especificidades.

Solicitamos aos professores Aline, Maura, Nilza Viviane, Andréia Geo. Andrea HIS, Marissandra, Sandra, Leonardo, Patrícia de artes e Fernando, que peguem os cadernos das meninas e, sempre colem  as atividades de acordo com o nível delas.

Podem usar material de alfabetização. É só tirar xérox.

Matemática - correspondência número e quantidade, ordem crescente decrescente, pinte os números , figuras geométricas. copie o nome do número.De amarelo o menor de vermelho o maior, etc.

Língua Portuguesa - escrever o próprio nome, recortar e colar palavra que tem as iniciais do nome. complete a letra que falta, ligue o nome a figura. faça a correspondência entre a maiúscula  e minúscula. recorte a historinha e cole na ordem. pinte o personagem que mais gostou etc,

Inglês - figuras com a palavra em inglês para crianças, cores, objetos para pintar, comidas, vestuário, etc. usar material de Inglês da série inicial.

Geografia- pinte a paisagem natural e a modificada, desenhe  sua sala e pinte sua carteira, contorne o mapa,
desenhe sua casa e pinte, escola escreva o nome dos objetos que você reconhece, etc.

Ciências, pinte seu corpo. cole os nomes as partes do corpo. pinte o dia e circule a noite, hora de acordar. almoçar dormir etc, objetos usados para higiene pessoal. etc

História escreva o dia do seu aniversário, desenhe sua festa, desenhe sua família em ordem cronológica, o mais velho para o mais novo. Pinte figuras relacionadas a História etc

Artes. desenhe seu corpo, pinte  e coloque a partes do corpo. desenhe uma obra de Arte, olhando para a original,origami, colagem e recorte são fundamentais, etc

Ensino Religioso - Traga para as meninas os temas tratados para pintar. Exemplo Páscoa, pintar as imagens, completar as palavras, caça palavras, mas com as palavras a ser cassadas pintadas em cima para elas encontrar.

Educação Física - consciência corporal, esquemas, coordenação fina, grossa, percepção espacial.

Nos planejamentos essas atividades tem que ser preparadas sempre para semana. E coladas no caderno da aluna, com data.

Atenciosamente,
Rosemary Calazans Lopes
Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário