sexta-feira, 6 de abril de 2012

REFLEXÃO SOBRE A PÁSCOA COM AS TURMAS






Baseada na informações postadas neste blog, relacionamos a desobediência dos hebreus as orientações de Deus e a escravidão No Egito com os nossos dias. Destacando a dificuldade que as pessoas de hoje tem de estar debaixo de qualquer autoridade.

 Em relação aos alunos, quando rejeitam a autoridade de Deus e dos pais, automaticamente, estão escolhendo viver no Egito. O que seria o Egito? A reprovação, a falta de compromisso na entrega dos trabalhos, as mentiras, as desobediências, a matação de aulas, o uso de drogas, a gravidez na adolescência, o desgosto sentido pelos pais. 

Alertamos que nessa Páscoa, já que a palavra Páscoa, quer dizer passagem e  que todos façam a sua passagem da escravidão das coisas erradas e se sintam livres para as coisas boas, perfeitas e agradáveis.

Discutimos com os alunos e professores presentes, a questão do comércio da fé que leva muitas famílias ao endividamento. Os estudantes repensaram que quem morreu na cruz não foi o coelho ou qualquer outra pessoa, mas sim , Jesus, o filho de Deus, único acesso ao Pai.

Pontuamos que quando os hebreus passaram através do mar vermelho, Moisés recebeu de Deus a orientação de repassar ao povo que a celebração da Páscoa, deveria ser feita com um Cordeiro assado inteiro, já indicando profeticamente Jesus, que não teve nenhum de seus ossos quebrados quando na cruz e que Jesus é cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

O cordeiro deveria ser comido com as ervas amargas, que tipificam a amargura e o sofrimento dos tempos da escravidão no Egito. O sangue desse cordeiro deveria ser aspergido sobre as vergas da portas, uma menção ao livramento da morte, quando no Egito morreram os primogênitos e depois Jesus é a porta para o céu através do sangue derramado na cruz.

 Por último, o pão sem  fermento, já apontando para o Pão vivo que desceu do céu Jesus. As turmas participaram da reflexão e no final, pedimos que cada pessoa, refletisse sobre qual é a passagem que precisa fazer, o que precisa ser mudado e desejamos que cada um fizesse a sua Páscoa e retornasse diferente na segunda feira.

Com as duas quintas séries que participaram 51 e 52, tivemos um momento diferenciado, pois são turmas mais novinhas e fizemos uma apresentação de um vídeo sobre o abraço salvador de vidas, baseado em um fato real, relatado na revista Seleções. Depois todos se abraçaram desejando Feliz Páscoa.

Antes de retornar para a sala de aula, os alunos cantaram a música Soldado da Paz de Hebert Viana, ao som da voz de Tony Garrido.


Soldado da Paz
Hebert Viana
Não há perigo, que vá nos parar.
Se o bom de viver é estar vivo, ter amor, ter abrigo
Ter sonhos, ter motivo para cantar..
Armas no chão, flores, nas mãos
Mas se o bom de viver é estar vivo
Ter amor ter abrigo
Vivendo em paz, prontos para lutar
O soldado da paz não pode ser derrotado
Ainda que a guerra pareça perdida
Pois quanto mais se sacrifica a vida
Mais a vida e o tempo são seus aliados

Atenciosamente, Rosemary

Nenhum comentário:

Postar um comentário