domingo, 22 de abril de 2012

PLANEJAMENTO DA SEMANA DE 23 A 27 DE ABRIL

PROFESSORES

TEMA DO PLANEJAMENTO
AUTO AVALIAÇÃO
  
1- " Um certo homem fez sua casa na areia, veio o vento a chuva a água subiu e a casa caiu. Outro homem, fez sua casa na rocha, veio o vento a chuva, a água subiu e a casa na rocha ficou"
JESUS


2- SLOGAN DE UMA PROPAGANDA DE TV

" ESTÁ NA HORA DE REVER SEUS CONCEITOS"

3-- NESTA SEMANA NOS PLANEJAMENTOS VAMOS REFLETIR COM AJUDA DE JESUS, DESCARTES E UM SLOGAN DE UMA PROPAGANDA DE TV, ALGUNS ASPECTOS PARA DEPOIS DISCUTIRMOS NO PLANEJAMENTO DAS ÁREAS. OS PROFESSORES QUE PLANEJAM SOZINHOS, FAÇAM A LEITURA  E A REFLEXÃO CONSIGO MESMO.

 É INTERESSANTE QUE ANOTEMOS OS TEMAS E NOSSAS CONCLUSÕES NOS CADERNOS DE PLANEJAMENTOS, POIS DAREMOS SEQUÊNCIA A ESSE PROCESSO REFLEXIVO AO LONGO DOS PLANEJAMENTOS.




4-AS PAIXÕES DA ALMA

RENÉ DESCARTES -UMA PEQUENA PARTE DA 1ª MEDITAÇAO

       "Já faz bastante  tempo que eu me dei conta de que , a partir de minha infância , considerava verdadeiras muitas opiniões equivocadas , e de aquilo que, mais tarde, estabeleci em princípios tão mal fundamentados  só podiam ser deveras suspeito e impreciso; de maneira que era preciso que eu tentasse com seriedade, uma vez em minha vida, livrar-me de todas as opiniões nas quais até aquele momento acreditara, e começar tudo novamente a partir dos fundamentos , se pretendesse estabelecer algo sólido e duradouro nas ciências. Porém, parecendo-me esse empreendimento desmedido, esperei chegar a uma idade que fosse tão madura que não houvesse necessidade de aguardar outra depois dela, na qual eu estivesse mais habilitado  para executá-lo; o que me fez adiá-lo por tanto tempo que, de agora em diante , julgaria cometer um equívoco se ainda utilizasse em decidir o tempo que me sobra para agir.
      Agora, portanto, que meu espírito se encontra livre de todas as precauções, e que obtive um descanso garantido por uma tranquila solidão, irei me dedicar com  a máxima seriedade e plena liberdade  a demolir em geral todas as minhas antigas opiniões. Mas não haverá necessidade , a fim de conseguir esse intento, de demonstrar que todas elas são falsas, o que talvez eu jamais pudesse realizar , porém, contanto que a razão já me convence de que não devo com menor zelo dar crédito às coisas que não são totalmente seguras e incontestáveis , do que aquelas que nos parecem claramente falsas, o menor indício de dúvida que eu nelas encontrar será suficiente para impelir-me a repelir  todas.E, para isso, não é indispensável que a analise cada uma em particular , o que requereria um esforço imenso; porém, visto que a destruição de alicerces  provoca  inevitavelmente o desmoronamento de todo o edifício, no início, irei me aplicar  nos princípios  sobre os quais  as minhas antigas opiniões estavam assentadas (...)

5- PARA AJUDAR NA REFLEXÃO



 6- iniciamos citando uma parábola de Jesus, depois, um slogan da TV e finalizamos com apenas uma parte da meditação de Descartes que para nós educadores é bem viva
Jesus  chama atenção para a prudência nas escolhas, o slogan para refletirmos sobre os julgamento que fazemos o tempo todo sobre tudo o que nos cerca, e Descartes a questão do tempo que nos resta e o que fizemos com o que passou, nos dando uma  dimensão da nossa fragilidade e finitude. Vamos morrer.
A vida que temos está alicerçada em que? Nosso edifício interno se assenta em que fundamentos? São aqueles repetidos ao longo da vida, são aqueles refletidos e modelados ou simplesmente vamos indo como na música do Zeca Pagodinho " Deixa a vida me levar, vida leva eu"
 Levar para onde?
 Tudo que falo, que prego é o certo mesmo? É justo? Os rótulos que aprendemos a usar são só rótulos assimilados pela força da "roda viva"? Ou eu tenho participado conscientemente das escolhas que fundamentam a minha vida?
 Como educadores, o que acreditamos está servindo para que? 
Nos deixaríamos a nossa herança emocional e profissional para um filho?
 Gostaríamos que nosso filhos tivessem professores, pedagogos, diretores, coordenadores, governadores, presidentes, como nós?

O que estamos plantando para nós mesmos?

Que edifícios da nossa alma podem desmoronar se tocarmos nele?

7- OUTRAS QUESTÕES PODEM SER LEVANTADAS.  SOMOS PROFISSIONAIS MAS NÃO DEIXAMOS DE SER  PESSOAS. NESTA SEMANA USEM AS DUAS PRIMEIRAS AULAS PARA LER E REFLETIR SOBRE O TEXTO. 

8- DEPOIS PLANEJEM LEVANDO EM CONTA O HORÁRIO QUE POSTEI AQUI NO BLOG DIA 16/04 PARA A PALESTRA DA AUTO-GLASS. 

EM SEGUIDA O PLANEJAMENTO DA SEMANA ATÉ O PRÓXIMO DIA DO PLANEJAMENTO, NO CADERNO.

 SE FOR PRECISAR DE CÓPIAS, E OUTROS MATERIAIS PEÇAM COM ANTECEDÊNCIA.

 QUALQUER SAÍDA COM ALUNO, ATÉ PARA A BIBLIOTECA PRÓXIMA A ESCOLA, PRECISA DE BILHETE ASSINADO PELOS PAIS COM NO MÍNIMO UMA SEMANA DE ANTECEDÊNCIA. 

SE TIVER ALGUMA AULA DE CAMPO NA UFES OU EM QUALQUER LUGAR, AVISE TAMBÉM COM MAIS DE UMA SEMANA DE ANTECEDÊNCIA.


9- CASO ALGUÉM QUEIRA VISITAR O PLANETÁRIO, É SÓ PROCURAR A SECRETARIA DA ESCOLA QUE LÁ JÁ TEM O NÚMERO DO CADASTRO DA ESCOLA. A VISITA PRECISA SER AGENDADA PELA INTERNET.

10- LEMBRAR DE CONVERSAR COM GERUSA SOBRE A NECESSIDADE DOS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELAS TURMAS, INDEPENDENTE DE DAR AULAS PARA AS MESMAS NO DIA 24/04, DESCER COM ESSES GRUPOS. É SÓ FAZER O REMANEJAMENTO COMO DE COSTUME. PALESTRA AUTO-GLASS.

11- O ALUNO COSME 63 RETORNOU PARA ESSA TURMA NO MESMO DIA QUE DIEGO PEDIU A TRANSFERÊNCIA POR MOTIVO DE MUDANÇA DE BAIRRO. TODAS AS PAUTAS DEVEM ESTAR COM A MESMA DATA. É SÓ CONSULTAR A SECRETARIA.


BOA SEMANA PARA TODOS
 ATENCIOSAMENTE,
 ROSEMARY CALAZANS LOPES
 PEDAGOGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário