sábado, 28 de abril de 2012

Atividades Avaliativas - Bárbara 8ª3



Olá, pedagoga Rosemary, aluna Bárbara da 8ª3 e outros...

Primeiramente, peço desculpas pelo atraso de 1 dia na postagem das atividades que, como combinado, deveriam ser enviadas até o dia 27/04. Infelizmente não consegui me conectar a internet no dia programado e devido a outros fatores não consegui cumprir o prazo previsto. Se houver algum problema, favor me comunicar para que tomemos as devidas medidas.

Enfim, segue as atividades, valores e datas de entrega para a aluna Bárbara:



Responda as questões de 1 a 10 (valor:10,0 pontos)


* Fonte de Pesquisa - Geografia/Espaço e Vivência 9º ano, pág. 12 a 19;
- internet


DATA de ENTREGA - 03/05/12


E.E.E.F.M. MARIA PENEDO

1.    Observe as afirmações e complete as frases:
a)         O principal objetivo desse modelo de sociedade, que conhecemos como _____________________ é o lucro, portanto, nesse sistema há a formação de __________________________;
b)        O fim das classes sociais é um dos principais objetivos desse modelo de sociedade que conhecemos como __________________________, porém esse tipo de sistema não deu certo, devido, dentre outros fatores a _____________________;
c)         Os principais países que representaram esses tipos de modelo econômico descrito na letra ‘A’ e ‘B’ respectivamente são os ________ e a ___________;
d)        O período da história logo após o fim da 2ª Guerra Mundial, em 1945, e que durou até o fim da década de 1980, onde houve um conflito ideológico e sem confronto direto entre os países citados na letra ‘C’, chamou-se ________________________________;
e)        Durante o período citado na questão ‘D’, houve grandes investimentos em tecnologia de exploração do ________________, fato que trouxe grandes descobertas científicas e a consequente melhora da qualidade de vida humana; Além disso, houve também a chamada corrida __________________, onde os países da questão ‘C’ investiram fortemente em _______________ como forma de intimidação do adversário e por isso possuíam o maior arsenal bélico da época.

2.    Defina, com suas palavras , o que significa Espaço Geográfico.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3.    Descreva, com suas palavras, o significado do termo Tecnologia e de que forma ela vem se mostrando importante na história da humanidade.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.    De que forma podemos considerar que a primeira Revolução Industrial ajudou a consolidar o sistema capitalista na Europa e mais tarde no mundo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.    Cite o país onde se iniciou a primeira Revolução Industrial, mostrando que características desse país contribuíram para que ali se iniciasse tal revolução e que transformações na paisagem natural ocorreram logo após o inicio da mesma.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.    Em relação à Segunda Revolução Industrial, explique do que se trata o método de produção conhecido como Fordismo, surgido nessa época e defina o que é Especialização do Trabalho e Alienação do Trabalho
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7.    A terceira Revolução Industrial ou Revolução-Técnico-Científico- Informacional iniciou-se logo após a 2ª Guerra Mundial e com o surgimento do primeiro computador, em 1946, ganhou forças. Explique do que se trata essa terceira revolução e cite as diferenças principais em relação às duas revoluções anteriores.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8.    Alguns países se lançaram como maiores potenciais industriais, principalmente no período da segunda Revolução Industrial. Não coincidentemente, atualmente, esses mesmos países se organizam como as mais poderosas nações do mundo, política e economicamente. Com o auxílio do mapa abaixo, cite o nome dos países, a que grupo pertencem, e a razão, em sua opinião, dos mesmos lançarem-se como grandes potenciais industriais.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9.    Explique do que se trata o Toyotismo e então cite suas principais características.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10.  Marque a opção verdadeira referente à revolução industrial e suas respectivas descobertas e transformações:
a)      1ª Revolução Industrial, grandes siderúrgicas, carvão mineral e EUA como grande potência mundial;
b)      2ª Revolução Industrial, Fordismo e Toyotismo como métodos de produção, aço superando o carvão e Petróleo e Eletricidade como novas fontes de energia;
c)       3ª Revolução Industrial, informática e robótica, tecnologia associada à produção e desenvolvimento do Fordismo como método de produção industrial;
d)      2ª Revolução Industrial, Petróleo e Eletricidade como novas fontes de energia, grandes siderúrgicas e EUA como grande potência mundial;
e)      1ª Revolução Industrial, Carvão mineral como fonte de energia, fim da produção artesanal e surgimento das locomotivas e máquinas a vapor.





Leia o Texto abaixo e faça uma Redação relacionando o que você compreendeu com as perguntas levantadas abaixo: (10,0 pontos)


DATA de ENTREGA - 07/05/12



A Questão dos Índios

A Constituição brasileira afirma: “São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam (...)”.

Desde a colonização do continente por portugueses e espanhóis, no séc. XVI, os índios viveram quase cinco séculos de extermínio, escravização, expropriação de suas terras e espoliação de seus direitos. No Brasil do séc. XX áreas nas quais viviam eram frequentemente consideradas como públicas pelos governos e distribuídas para fazendeiros e empresas, em programas que pretendiam ocupar o território e ampliar a agricultura na Amazônia e no Centro-Oeste. Além disso, glebas de terras indígenas foram e continuam sendo simplesmente invadidas e registradas ilegalmente em cartórios. Com tudo isso, a população indígena veio sempre diminuindo.

Mas o quadro mudou bastante desde a Constituição. Desde 1990, o total de terras indígenas regularizadas aumentou de 352 para as atuais 470, e sua área total aumentou de 76 milhões de hectares para 107 milhões de hectares. A população indígena voltou a crescer, a taxas superiores às do conjunto da população.

Pela lei, os índios podem escolher o próprio processo de desenvolvimento e educação, o que inclui o aprendizado de história e da língua nativa. O Ensino, segundo a constituição, deve respeitar seu modo de vida. Assim, a alfabetização indígena aumentou de menos de 50% para 74% em 2000.
Essas melhorias se deram devido ao fato de a Constituição de 1988 reconhecer os direitos dos indígenas de possuir terras em extensão e condições adequadas às suas necessidades econômicas, culturais e históricas.

Polêmica

Alguns segmentos da população brasileira alegam que os índios possuem terras demais e que isso está reduzindo a quantidade disponível para uso econômico para o restante da sociedade.

A FUNAI revela, porém, que os índios são representantes da cultura brasileira que deve ser respeitada e preservada e que o Brasil possui cerca de 185 milhões de hectares em terras aproveitáveis e não exploradas. Para o instituto, a má utilização das terras e a concentração fundiária que traz problemas para a agricultura e pecuária e não a extensão do território indígena.

Direitos delimitados e Violência

O supremo Tribunal Federal decidiu que o governo não pode cobrar taxas e impostos sobre as riquezas naturais, uso da terra e renda dos índios.

Porém, aos índios está proibido cobrar impostos aos que ingressarem em suas terras. Além disso, a instalação de bases militares nacionais em território indígena, além da construção de estradas e exploração de recursos energéticos e atuação das Forças Armadas brasileiras e da Polícia Federal são garantidas por lei, colocando em segundo plano os direitos indígenas.

 Não bastasse, segundo o IBGE, cerca de 39% da população indígena brasileira vive em situação de extrema pobreza, necessitando de ajuda econômica do estado.


  • Você acha que os direitos dos índios são respeitados no Brasil? Por quê?

  •   Você acha importante que a população indígena cresça e que o país garanta o direito às terras para eles? Por quê?

  •   Você acha que as terras que são ‘oferecidas’ aos índios podem prejudicar nossa economia, uma vez que são terras que poderiam ser utilizadas para a agricultura ou pecuária ou até mesmo outra atividade? Por quê?
  •  Você acha que aos índios deve ser garantido o acesso as mesmas tecnologias que nos são oferecidas e que os mesmos se encontram ‘atrasados’ em relação a nós? Por quê?
  •   Quais as possibilidades de reverter os problemas de saúde e violência a que são submetidos os índios brasileiros?



Elaborar um Trabalho com imagens das transformações e invenções da 1ª, 2ª e 3ª revoluções industriais. (10,0 pontos)

DATA de ENTREGA - 10/05/12




Passo a passo:

I - Capa:

E.E.E.F.M Maria Penedo


Geografia


Profº Alan Peterson


Nome


Serra, 2012



II - Introdução
O que é Tecnologia?



III - 1ª Revolução Industrial
·         Origem (bandeira)
·         Principais invenções
·         Principais transformações



IV - 2ª Revolução Industrial
·         Países (bandeira)
·         Principais invenções
·         Principais transformações



V - 3ª Revolução Industrial
·         Países (bandeira)
·         Principais invenções
·         Principais transformações


Obs: As imagens podem ser recortes de jornais, imagens de revistas ou internet...





Att.,


Alan Peterson
Prof.º Geografia



Nenhum comentário:

Postar um comentário