sexta-feira, 13 de abril de 2012

Caros Pais e Alunos:
Como dito em sala de aula e na reunião de pais sobre a importância do conhecimento da História da Arte, para alunos e porque não para a sociedade, que vem sendo cobrada no Enem e Vestibular, segue abaixo informativo sobre este assunto.

Arte está em exames de Enem, Unesp, UnB e FGV-Direito
01/09/2009
PATRÍCIA GOMES
da Folha de S.Paulo
Além de exigir que o aluno domine as disciplinas tradicionais do ensino médio, tornou-se comum os vestibulares cobrarem também conhecimentos de arte, que são pedidos inclusive no novo Enem.
Questões sobre manifestações plásticas, cênicas e visuais e sobre música deverão ser respondidas, ao menos, pelos 4,5 milhões de estudantes inscritos no Enem e pelos candidatos de Unesp, FGV-Direito e UnB (Universidade de Brasília).
Mas não é preciso entrar em pânico. Os organizadores dos exames seletivos dizem que não serão cobrados conhecimentos específicos, mas sim capacidades interpretativas, de relacionar as artes com outras disciplinas e com o cotidiano.
Na Unesp, a disciplina foi incluída no programa neste ano, como parte de um conjunto de alterações que modificou todo o vestibular da instituição.
Também no novo Enem é a primeira vez que as artes estão explicitamente entre as matérias cobradas.
Inep e Vunesp, organizadores, respectivamente, do Enem e do exame da Unesp, dizem que o conteúdo de suas provas é baseado nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que orientam o currículo do ensino médio. Ou seja, não vão pedir nada além do que o aluno aprendeu na escola.
A Fuvest só cobra artes na prova de habilidades específicas.
Na FGV-Direito e na UnB, as questões de artes não são novidade. Desde o primeiro vestibular para direito na FGV, em 2004, o exame tem perguntas de artes visuais (plásticas e cinema) e literatura.
José Garcez Ghirardi, coordenador de metodologia, diz que, para a FGV, cobrar habilidades nessa área ajuda a selecionar os alunos que a instituição quer. "Eles devem ser capazes de apontar formas diferentes de construir o mundo", diz.
Uma dica para ir bem na prova de artes é estar atento às opções de lazer e cultura. "Incentivo os alunos a irem a museus, cinema, teatro", diz Augusta Pereira, professora de literatura do Cursinho do XI, que vê nos passeios uma forma de complementar o aprendizado.
Mas a coordenação do vestibular da Unesp adverte: "Conselhos como sugerir que se vejam mais filmes ou mais peças de teatro ou se visitem mais museus são ineficientes se o aluno não apresentou um desempenho satisfatório ao longo dos anos de escola, pois não o levarão a aprender o que não aprendeu no tempo devido".
O formato deixa o vestibulando Esdras dos Santos, 24, tranquilo. Candidato a arquitetura, ele dá aulas de violão e já fez vários cursos de desenho.
Esdras diz que intensificou idas a museus no último ano e, na companhia da namorada -também vestibulanda-, tem assistido a filmes relacionados a história, literatura e arte. Ele ainda usa da internet para pesquisar mais sobre os temas.

As questões sobre artes, que se inserem na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, abordam, além da cultura, as funções da arte na sociedade e sua história, envolvendo a evolução das quatro linguagens: Música, Dança, Teatro e Artes Visuais.
Para uma melhor organização de estudo e entendimento, a história da arte foi dividida em períodos históricos não rígidos em suas demarcações. Alguns autores divergem um pouco sobre início e fim dos períodos, mas de qualquer forma, deve-se considerar que a evolução artística vai acontecendo sem que se perceba, as técnicas modificam-se aos poucos e o modo de representar e expressar-se também. Portanto, um período pode caminhar para o fim, enquanto ao mesmo tempo outro já se iniciou, além de considerar que nem todos os períodos aconteceram ao mesmo tempo em todas as partes do mundo.



Bisão caindo”, pintura pré-histórica na caverna de Altamira, Espanha. Corel Stock Photos.

Por ser parte integrante da vida humana, a história da arte teve seu início na Pré-História, tornando-se um elemento de grande importância para a compreensão do modo de vida do homem primitivo. Pelos registros deixados nas paredes das cavernas é possível descobrir mais sobre a história da humanidade, devido ao poder de comunicação da arte. As pinturas das cavernas e pequenas esculturas datam aproximadamente do período final do paleolítico, por volta de 15 000 a.C.
Depois da arte pré-histórica, surgiu a
arte do Egito Antigo, por volta de 4 000 a.C., voltada para o culto da eternidade, caracterizando-se por esculturas de faraós e divindades, construções de grande porte, além da pintura e entalhe nas paredes contando fatos cotidianos. Segue este período a arte mesopotâmica.
Por volta do século VII a.C., a Antiguidade clássica destacou os ideais de beleza e perfeição, primeiramente com a
arte grega, que manteve seu apogeu até a ascensão da arte romana, por volta do século I a.C. A Idade Média impôs a religião sobre os ideais romanos a partir do século II d.C., com a arte bizantina, românica e gótica. A Idade Moderna surgiu com o Renascimento e a necessidade de superar a Antiguidade clássica, a partir do século XV, evoluindo no século XVII para o Maneirismo, Barroco, Rococó, Neoclassicismo, Romantismo e Realismo.
No fim do século XIX surgiu o
Impressionismo, que abriu as portas para novos padrões da arte, como o expressionismo e o surgimento das vanguardas artísticas do início do século XX: Abstracionismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo, Expressionismo abstrato, Op art, Pop art, Construtivismo, etc.
Com essa visão geral da história da arte, desde o paleolítico até a contemporaneidade, torna-se mais fácil situar os períodos históricos e suas principais características, possibilitando melhor compreensão para responder às questões apresentadas.
Acessando o Museu virtual é possível ver um panorama da história das artes visuais desde a Pré-História até a contemporaneidade.
Inserida na Matriz de Referência de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, a arte é abordada, nas questões do Enem em quatro linguagens: artes visuais, música, dança e teatro. Portanto, é necessário o conhecimento geral nessas áreas.
A Competência “compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidadedefine o objetivo geral que norteia esses conhecimentos. A arte é uma forma de linguagem universal, e compreendê-la facilita o conhecimento de mundo e de sua própria identidade. O conhecimento em arte permite a educação do olhar e o desenvolvimento do senso estético, que permitirá a compreensão e a valorização da cultura e dos patrimônios nacionais.
Dentro desses objetivos, quatro habilidades devem ser contempladas. Analisemos cada uma delas.
- “Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.”
O papel da arte na sociedade vai além da exposição em museus e galerias, shows e das apresentações teatrais. Verificando a história da arte, pode-se observar o quanto ela representa a forma de pensar de um período histórico. A produção artística desenvolve as diversas capacidades do indivíduo, favorecendo a imaginação e a criação, além de facilitar a compreensão de outras culturas, respeitando a diversidade humana. Essa função social da arte constrói indivíduos mais sensíveis às questões sociais.

DEBRET, Jean Baptist. Serradores. 1822. Aquarela.
- “Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.”
Por ser produto cultural de uma época determinada, a produção artística é uma forma de representação do modo de pensar e viver de um grupo ou uma sociedade, por meio de uma linguagem universal. Essa é uma habilidade frequentemente explorada em provas. Sabendo ler uma obra de arte (visual, musical, dançada ou teatral), pode-se perceber muito do seu contexto artístico, social, histórico.
“Eu não sou da sua rua,
Eu não falo a sua língua”. Arnaldo Antunes/Branco Melo, 2006

Vênus. Cerca de 130 a. C. Escultura em mármore. Museu do Louvre.
Foto: dalbera. Licenciada pelo Creative Comons, Atribuição 2.0 Genérica.
- “Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.”
Cada sociedade possui formas diferentes de manifestar suas culturas, e estas devem ser reconhecidas e respeitadas. É importante ter consciência das diversidades culturais, para não usar de julgamentos pessoais ao observar essas manifestações. Por meio do conhecimento em arte, pode-se compreender que todas as culturas possuem seus códigos específicos.
“E hoje nóis pega a paia
Nas grama do jardim
E pra esquecê
Nóis cantemos assim:
Saudosa maloca, maloca querida,
Din-din-donde nóis passemos dias feliz de nossa vida”.
Adoniran Barbosa (1910-1982), 1955.


EIXOS COGNITIVOS 
(comuns a todas as áreas de conhecimento)
I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de  propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

Objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência
Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania –
- Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade.
- Teatro: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação.
- Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes decriação.
- Dança: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação.
- Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas;
- inclusão, diversidade e multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais
Posted 29th March 2011 by Francisco Rodrigues

http://www.historiadaarte.com.br/artevestibular.html


Att.: Profª. Patrícia C.Roberto.

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